Processos de encenação como espaço de formação de poéticas-docentes teatrais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecília Maria Araújo Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BC5RNE
Resumo: A tese Processos de encenação como espaço de formação de poéticas-docentes teatrais, tem como tema a prática de ensino/aprendizagem do Teatro pela criação-cênico teatral a partir da perspectiva do processo de encenação. A linguagem da encenação teatral, além de ser uma arte autônoma é compreendida, neste trabalho, como uma arte paradoxal por ser una/múltipla/compósita/efêmera. A autoria compartilhada da obra teatral gera um processo movido pela revelação/criação/invenção de problemas concernentes aos partícipes do processo. O estudo de caso está localizado na prática artística-docente da encenadora-professora, autora desta tese, nas disciplinas Processos de Encenação I, II e III do Curso Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA). Para a tese foi criado um questionário para os egressos no qual eles pudessem expor suas experiências com os Processos de Encenação, tendo como objetivo averiguar se estes processos criativos reverberam e como reverberaram em suas práticas como artistas-professores-pesquisadores de teatro em seus campos de atuação como licenciados em Teatro.
id UFMG_a0b9415fb8cb9b78392b9498015f4f78
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LOMC-BC5RNE
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maurilio Andrade RochaMariana de Lima e MunizMariana de Lima e MunizLucia Gouvea PimentelEugenio Tadeu PereiraDavi de Oliveira PintoJosé Sávio Oliveira de AraújoCecília Maria Araújo Ferreira2019-08-11T15:30:16Z2019-08-11T15:30:16Z2017-07-05http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BC5RNEA tese Processos de encenação como espaço de formação de poéticas-docentes teatrais, tem como tema a prática de ensino/aprendizagem do Teatro pela criação-cênico teatral a partir da perspectiva do processo de encenação. A linguagem da encenação teatral, além de ser uma arte autônoma é compreendida, neste trabalho, como uma arte paradoxal por ser una/múltipla/compósita/efêmera. A autoria compartilhada da obra teatral gera um processo movido pela revelação/criação/invenção de problemas concernentes aos partícipes do processo. O estudo de caso está localizado na prática artística-docente da encenadora-professora, autora desta tese, nas disciplinas Processos de Encenação I, II e III do Curso Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA). Para a tese foi criado um questionário para os egressos no qual eles pudessem expor suas experiências com os Processos de Encenação, tendo como objetivo averiguar se estes processos criativos reverberam e como reverberaram em suas práticas como artistas-professores-pesquisadores de teatro em seus campos de atuação como licenciados em Teatro.The Thesis Processes of Staging as space of origin of Stage Poetic-Docents, brings the theme the practice of teaching/learning of Drama through the scenic-theatrtical creation from the perspective of the process of staging. The language of the theatrical staging, besides being an autonomous art is comprehended, in this work, as a paradoxical art for being one/multiple/composite/ephemeral. The shared authorship of the theatrical work generates a process moved by the revelation/criation/invention of problems concerned to the participants of the process. The study of case is located in the artistic-teaching practice of the diretor-professor, author of this thesis, in the disciplines Processes of Staging I, II and III of the Degree in Drama of Cariris Regional University (URCA). For the thesis was created a questionnaire for the former students in which they could expose their experiences with the Processes of Staging, aiming at checking if those creative reverberate and how they do so in their practices as artists-teachers-researchers of drama in their fields as graduates in Drama.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatro Estudo e ensinoLicenciaturaRepresentação teatralProcesso de encenação teatralLicenciatura em TeatroProcesso de criaçãoCariri cearenseEnsino/aprendizagem do teatroProcessos de encenação como espaço de formação de poéticas-docentes teatraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcec_lia.tese.pdfapplication/pdf2045498https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LOMC-BC5RNE/1/cec_lia.tese.pdf3dd4cf83f13f65b85b75dbf1f7ee86aeMD51TEXTcec_lia.tese.pdf.txtcec_lia.tese.pdf.txtExtracted texttext/plain579899https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LOMC-BC5RNE/2/cec_lia.tese.pdf.txt8c86fbb8886044479d4661511360935dMD521843/LOMC-BC5RNE2019-11-14 07:21:59.575oai:repositorio.ufmg.br:1843/LOMC-BC5RNERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:21:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos de encenação como espaço de formação de poéticas-docentes teatrais
title Processos de encenação como espaço de formação de poéticas-docentes teatrais
spellingShingle Processos de encenação como espaço de formação de poéticas-docentes teatrais
Cecília Maria Araújo Ferreira
Processo de encenação teatral
Licenciatura em Teatro
Processo de criação
Cariri cearense
Ensino/aprendizagem do teatro
Teatro Estudo e ensino
Licenciatura
Representação teatral
title_short Processos de encenação como espaço de formação de poéticas-docentes teatrais
title_full Processos de encenação como espaço de formação de poéticas-docentes teatrais
title_fullStr Processos de encenação como espaço de formação de poéticas-docentes teatrais
title_full_unstemmed Processos de encenação como espaço de formação de poéticas-docentes teatrais
title_sort Processos de encenação como espaço de formação de poéticas-docentes teatrais
author Cecília Maria Araújo Ferreira
author_facet Cecília Maria Araújo Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maurilio Andrade Rocha
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Mariana de Lima e Muniz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mariana de Lima e Muniz
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lucia Gouvea Pimentel
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Eugenio Tadeu Pereira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Davi de Oliveira Pinto
dc.contributor.referee5.fl_str_mv José Sávio Oliveira de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Cecília Maria Araújo Ferreira
contributor_str_mv Maurilio Andrade Rocha
Mariana de Lima e Muniz
Mariana de Lima e Muniz
Lucia Gouvea Pimentel
Eugenio Tadeu Pereira
Davi de Oliveira Pinto
José Sávio Oliveira de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de encenação teatral
Licenciatura em Teatro
Processo de criação
Cariri cearense
Ensino/aprendizagem do teatro
topic Processo de encenação teatral
Licenciatura em Teatro
Processo de criação
Cariri cearense
Ensino/aprendizagem do teatro
Teatro Estudo e ensino
Licenciatura
Representação teatral
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teatro Estudo e ensino
Licenciatura
Representação teatral
description A tese Processos de encenação como espaço de formação de poéticas-docentes teatrais, tem como tema a prática de ensino/aprendizagem do Teatro pela criação-cênico teatral a partir da perspectiva do processo de encenação. A linguagem da encenação teatral, além de ser uma arte autônoma é compreendida, neste trabalho, como uma arte paradoxal por ser una/múltipla/compósita/efêmera. A autoria compartilhada da obra teatral gera um processo movido pela revelação/criação/invenção de problemas concernentes aos partícipes do processo. O estudo de caso está localizado na prática artística-docente da encenadora-professora, autora desta tese, nas disciplinas Processos de Encenação I, II e III do Curso Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA). Para a tese foi criado um questionário para os egressos no qual eles pudessem expor suas experiências com os Processos de Encenação, tendo como objetivo averiguar se estes processos criativos reverberam e como reverberaram em suas práticas como artistas-professores-pesquisadores de teatro em seus campos de atuação como licenciados em Teatro.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T15:30:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T15:30:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BC5RNE
url http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BC5RNE
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LOMC-BC5RNE/1/cec_lia.tese.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LOMC-BC5RNE/2/cec_lia.tese.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3dd4cf83f13f65b85b75dbf1f7ee86ae
8c86fbb8886044479d4661511360935d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589205075427328