Por que ser professor?: uma análise da carreira docente na educação básica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre William Barbosa Duarte
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5HTU
Resumo: Convive-se atualmente no Brasil com a frequente denúncia de um eminente colapso da educação básica no país, derivado da acentuada queda do número de profissionais em determinadas etapas de ensino e/ou áreas de conhecimento e do consequente aumento do número de matrículas oriundo das políticas de expansão do ensino implementadas nas últimas décadas. Baixos salários, insatisfação com o trabalho e desprestígio profissional vêm afugentando os docentes da carreira do magistério na educação básica, fazendo com que aqueles que já se encontram nela busquem alternativas fora da profissão (como a iniciativa privada ou a docência do ensino superior) e também com que os jovens em início de carreira não se interessem pela docência. Baseado nesse quadro comumente exposto na grande mídia do país, a presente dissertação tem como objetivo buscar compreender, à luz da análise das políticas públicas dos Estados de Minas Gerais e Pernambuco, o problema da baixa atratividade da profissão docente no cenário educacional brasileiro. Observamos que, a partir da constatação da problemática da baixa atratividade que vem apresentando o magistério público no país, ressaltada por instituições acadêmicas, organismos internacionais, organizações sindicais e, até mesmo, pelo setor empresarial, o Estado, em suas distintas instâncias, vem engendrando políticas que têm como objetivo a valorização da profissão docente e, consequentemente, elevar sua capacidade de atrair novos profissionais e de manter aqueles que nela se encontram. Para a pesquisa proposta foram identificadas e analisadas políticas públicas, em âmbito nacional e estadual, e ações dos diferentes setores da sociedade civil que têm como foco a valorização docente e a busca pela inserção de novos profissionais na carreira. A partir dos textos legislativos das distintas instâncias governamentais e documentos oficiais disponibilizados por instituições acadêmicas, organismos internacionais, movimento sindical e por organizações de incentivo privado, identificamos que a problemática da baixa atratividade da profissão docente vem constituindo um amplo debate no cenário educacional do país e gerando uma intensa preocupação nestes diversos setores. Todavia, conforme vêm ressaltando as instituições representativas do professorado, tais políticas não apresentam os resultados esperados e, muitas vezes, apresentam-se na contramão dos objetivos propostos, contribuindo, sobretudo, para um acentuado processo de desprofissionalização.
id UFMG_a0bc2bfdcfc03177b575334161cf5e49
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9Q5HTU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Dalila Andrade OliveiraVera Lucia Ferreira Alves de BritoJoao Valdir Alves de SouzaAlexandre William Barbosa Duarte2019-08-10T13:05:42Z2019-08-10T13:05:42Z2013-08-29http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5HTUConvive-se atualmente no Brasil com a frequente denúncia de um eminente colapso da educação básica no país, derivado da acentuada queda do número de profissionais em determinadas etapas de ensino e/ou áreas de conhecimento e do consequente aumento do número de matrículas oriundo das políticas de expansão do ensino implementadas nas últimas décadas. Baixos salários, insatisfação com o trabalho e desprestígio profissional vêm afugentando os docentes da carreira do magistério na educação básica, fazendo com que aqueles que já se encontram nela busquem alternativas fora da profissão (como a iniciativa privada ou a docência do ensino superior) e também com que os jovens em início de carreira não se interessem pela docência. Baseado nesse quadro comumente exposto na grande mídia do país, a presente dissertação tem como objetivo buscar compreender, à luz da análise das políticas públicas dos Estados de Minas Gerais e Pernambuco, o problema da baixa atratividade da profissão docente no cenário educacional brasileiro. Observamos que, a partir da constatação da problemática da baixa atratividade que vem apresentando o magistério público no país, ressaltada por instituições acadêmicas, organismos internacionais, organizações sindicais e, até mesmo, pelo setor empresarial, o Estado, em suas distintas instâncias, vem engendrando políticas que têm como objetivo a valorização da profissão docente e, consequentemente, elevar sua capacidade de atrair novos profissionais e de manter aqueles que nela se encontram. Para a pesquisa proposta foram identificadas e analisadas políticas públicas, em âmbito nacional e estadual, e ações dos diferentes setores da sociedade civil que têm como foco a valorização docente e a busca pela inserção de novos profissionais na carreira. A partir dos textos legislativos das distintas instâncias governamentais e documentos oficiais disponibilizados por instituições acadêmicas, organismos internacionais, movimento sindical e por organizações de incentivo privado, identificamos que a problemática da baixa atratividade da profissão docente vem constituindo um amplo debate no cenário educacional do país e gerando uma intensa preocupação nestes diversos setores. Todavia, conforme vêm ressaltando as instituições representativas do professorado, tais políticas não apresentam os resultados esperados e, muitas vezes, apresentam-se na contramão dos objetivos propostos, contribuindo, sobretudo, para um acentuado processo de desprofissionalização.Currently, in Brazil we live with the frequent "denounce" of an imminent collapse of basic education in the country derived from the accentuated drop of the number of teachers in certain stages of educational system and/or areas of knowledge and the consequent increase of the number of enrolments originated from policies of expansion of education carried out in recent decades. Low wages, dissatisfaction with the work and the low professional status are driving away teachers of the public basic education system from this career, and they are now seeking alternatives outside this profession (such as the private sector or teaching in higher education). This is also making young people at the beginning of their careers not to be interested in the teaching profession. Based on this framework commonly exposed in the media of the country, this dissertation aims to understand, in the light of the analysis of public policies of the States of Minas Gerais and Pernambuco, the problem of the low attractiveness of the teaching profession in the Brazilian educational scenario. We observed that, from the evidence of the problem of low attractiveness that has shown the public teaching profession in the country, highlighted by academic institutions, international organizations, trade unions and even by the business sector, the State, in their different scopes, has been creating policies that have as objective the enhancement of the teaching profession and, consequently, to increase its ability to attract new professionals and to maintain the current teachers in this career. For the proposed research were identified and analyzed public policies at national and state level and actions of different sectors of civil society that have focused on the enhancement of the teaching profession and aim the insertion of professionals in this career. From legislative texts of different government bodies and official documents provided by academic institutions, international organizations, trade union and private organizations, we identified that the problem of low attractiveness of the teaching profession has been widely debated in Brazilian educational scenario and generate an intense concern in these various sectors. However, as is emphasized by the representative institutions of the teachers, such policies do not meet the expected results and, often, are acting against the proposed goals, contributing to a strong process of deprofessionalization.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação e estado Minas Gerais  EducaçãoProfessores Aspectos sociais  Educação e Estado PernambucoProfissão docentePolítica educacionalValorização docentePor que ser professor?: uma análise da carreira docente na educação básica no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___alexandre_william_barbosa_duarte.pdfapplication/pdf884937https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q5HTU/1/disserta__o___alexandre_william_barbosa_duarte.pdf239888b06d285a4dcbe889ff18296febMD51TEXTdisserta__o___alexandre_william_barbosa_duarte.pdf.txtdisserta__o___alexandre_william_barbosa_duarte.pdf.txtExtracted texttext/plain435653https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q5HTU/2/disserta__o___alexandre_william_barbosa_duarte.pdf.txt14c633823d289036194e04a0d90cdcb9MD521843/BUBD-9Q5HTU2019-11-14 05:52:08.131oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9Q5HTURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:52:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por que ser professor?: uma análise da carreira docente na educação básica no Brasil
title Por que ser professor?: uma análise da carreira docente na educação básica no Brasil
spellingShingle Por que ser professor?: uma análise da carreira docente na educação básica no Brasil
Alexandre William Barbosa Duarte
Profissão docente
Política educacional
Valorização docente
Educação e estado Minas Gerais  
Educação
Professores Aspectos sociais  
Educação e Estado Pernambuco
title_short Por que ser professor?: uma análise da carreira docente na educação básica no Brasil
title_full Por que ser professor?: uma análise da carreira docente na educação básica no Brasil
title_fullStr Por que ser professor?: uma análise da carreira docente na educação básica no Brasil
title_full_unstemmed Por que ser professor?: uma análise da carreira docente na educação básica no Brasil
title_sort Por que ser professor?: uma análise da carreira docente na educação básica no Brasil
author Alexandre William Barbosa Duarte
author_facet Alexandre William Barbosa Duarte
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalila Andrade Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vera Lucia Ferreira Alves de Brito
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Joao Valdir Alves de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre William Barbosa Duarte
contributor_str_mv Dalila Andrade Oliveira
Vera Lucia Ferreira Alves de Brito
Joao Valdir Alves de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Profissão docente
Política educacional
Valorização docente
topic Profissão docente
Política educacional
Valorização docente
Educação e estado Minas Gerais  
Educação
Professores Aspectos sociais  
Educação e Estado Pernambuco
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação e estado Minas Gerais  
Educação
Professores Aspectos sociais  
Educação e Estado Pernambuco
description Convive-se atualmente no Brasil com a frequente denúncia de um eminente colapso da educação básica no país, derivado da acentuada queda do número de profissionais em determinadas etapas de ensino e/ou áreas de conhecimento e do consequente aumento do número de matrículas oriundo das políticas de expansão do ensino implementadas nas últimas décadas. Baixos salários, insatisfação com o trabalho e desprestígio profissional vêm afugentando os docentes da carreira do magistério na educação básica, fazendo com que aqueles que já se encontram nela busquem alternativas fora da profissão (como a iniciativa privada ou a docência do ensino superior) e também com que os jovens em início de carreira não se interessem pela docência. Baseado nesse quadro comumente exposto na grande mídia do país, a presente dissertação tem como objetivo buscar compreender, à luz da análise das políticas públicas dos Estados de Minas Gerais e Pernambuco, o problema da baixa atratividade da profissão docente no cenário educacional brasileiro. Observamos que, a partir da constatação da problemática da baixa atratividade que vem apresentando o magistério público no país, ressaltada por instituições acadêmicas, organismos internacionais, organizações sindicais e, até mesmo, pelo setor empresarial, o Estado, em suas distintas instâncias, vem engendrando políticas que têm como objetivo a valorização da profissão docente e, consequentemente, elevar sua capacidade de atrair novos profissionais e de manter aqueles que nela se encontram. Para a pesquisa proposta foram identificadas e analisadas políticas públicas, em âmbito nacional e estadual, e ações dos diferentes setores da sociedade civil que têm como foco a valorização docente e a busca pela inserção de novos profissionais na carreira. A partir dos textos legislativos das distintas instâncias governamentais e documentos oficiais disponibilizados por instituições acadêmicas, organismos internacionais, movimento sindical e por organizações de incentivo privado, identificamos que a problemática da baixa atratividade da profissão docente vem constituindo um amplo debate no cenário educacional do país e gerando uma intensa preocupação nestes diversos setores. Todavia, conforme vêm ressaltando as instituições representativas do professorado, tais políticas não apresentam os resultados esperados e, muitas vezes, apresentam-se na contramão dos objetivos propostos, contribuindo, sobretudo, para um acentuado processo de desprofissionalização.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T13:05:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T13:05:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5HTU
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5HTU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q5HTU/1/disserta__o___alexandre_william_barbosa_duarte.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q5HTU/2/disserta__o___alexandre_william_barbosa_duarte.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 239888b06d285a4dcbe889ff18296feb
14c633823d289036194e04a0d90cdcb9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589383942569984