O uso de crenças modernistas nas aulas de Arte x necessidades pós-modernas para o ensino da Arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Rabelo Araujo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KRQ98
Resumo: Esta pesquisa assinala um breve trajeto dos fundamentos educacionais e o consequente caminho percorrido pelo Ensino de Arte no país. Delineia alguns traços do Modernismo e a influencia do movimento na prática docente em Arte. Identifica, a partir de estudo bibliográfico, as necessidades recorrentes para o Ensino de Arte na contemporaneidade. Tem como objetivo evidenciar ideologias associadas ao modernismo, desenvolvidas, ainda hoje, por educadores nas salas de aula, buscando analisar e relacionar informações coletadas a partir de teóricos da área. A Arte-educação é regida e recebe influências de concepções advindas do universo educacional e artístico, refletindo suas crenças e valores. Isto justifica porque muitos professores de arte reproduzem, na sua pratica docente, princípios encontrados dentro da esfera da Educação e da Arte.
id UFMG_a100404c74ab8321458eff3974f6ab2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KRQ98
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lincoln Volpini SpolaorJuliana Rabelo Araujo2019-08-13T13:31:23Z2019-08-13T13:31:23Z2013-12-15http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KRQ98Esta pesquisa assinala um breve trajeto dos fundamentos educacionais e o consequente caminho percorrido pelo Ensino de Arte no país. Delineia alguns traços do Modernismo e a influencia do movimento na prática docente em Arte. Identifica, a partir de estudo bibliográfico, as necessidades recorrentes para o Ensino de Arte na contemporaneidade. Tem como objetivo evidenciar ideologias associadas ao modernismo, desenvolvidas, ainda hoje, por educadores nas salas de aula, buscando analisar e relacionar informações coletadas a partir de teóricos da área. A Arte-educação é regida e recebe influências de concepções advindas do universo educacional e artístico, refletindo suas crenças e valores. Isto justifica porque muitos professores de arte reproduzem, na sua pratica docente, princípios encontrados dentro da esfera da Educação e da Arte.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesDocência em arteFundamentos educacionaisEnsino de arteMovimento modernistaNecessidades pós-modernas para o ensino de arteO uso de crenças modernistas nas aulas de Arte x necessidades pós-modernas para o ensino da Arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALprojeto_definitivo.pdfapplication/pdf424925https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KRQ98/1/projeto_definitivo.pdf75e1b51c7223a78588e2d65f752274f2MD51TEXTprojeto_definitivo.pdf.txtprojeto_definitivo.pdf.txtExtracted texttext/plain68627https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KRQ98/2/projeto_definitivo.pdf.txt75cd55e6bb31c38e1f256ef090987984MD521843/BUOS-9KRQ982019-11-14 23:16:57.449oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KRQ98Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:16:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de crenças modernistas nas aulas de Arte x necessidades pós-modernas para o ensino da Arte
title O uso de crenças modernistas nas aulas de Arte x necessidades pós-modernas para o ensino da Arte
spellingShingle O uso de crenças modernistas nas aulas de Arte x necessidades pós-modernas para o ensino da Arte
Juliana Rabelo Araujo
Docência em arte
Fundamentos educacionais
Ensino de arte
Movimento modernista
Necessidades pós-modernas para o ensino de arte
Artes
title_short O uso de crenças modernistas nas aulas de Arte x necessidades pós-modernas para o ensino da Arte
title_full O uso de crenças modernistas nas aulas de Arte x necessidades pós-modernas para o ensino da Arte
title_fullStr O uso de crenças modernistas nas aulas de Arte x necessidades pós-modernas para o ensino da Arte
title_full_unstemmed O uso de crenças modernistas nas aulas de Arte x necessidades pós-modernas para o ensino da Arte
title_sort O uso de crenças modernistas nas aulas de Arte x necessidades pós-modernas para o ensino da Arte
author Juliana Rabelo Araujo
author_facet Juliana Rabelo Araujo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lincoln Volpini Spolaor
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliana Rabelo Araujo
contributor_str_mv Lincoln Volpini Spolaor
dc.subject.por.fl_str_mv Docência em arte
Fundamentos educacionais
Ensino de arte
Movimento modernista
Necessidades pós-modernas para o ensino de arte
topic Docência em arte
Fundamentos educacionais
Ensino de arte
Movimento modernista
Necessidades pós-modernas para o ensino de arte
Artes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Artes
description Esta pesquisa assinala um breve trajeto dos fundamentos educacionais e o consequente caminho percorrido pelo Ensino de Arte no país. Delineia alguns traços do Modernismo e a influencia do movimento na prática docente em Arte. Identifica, a partir de estudo bibliográfico, as necessidades recorrentes para o Ensino de Arte na contemporaneidade. Tem como objetivo evidenciar ideologias associadas ao modernismo, desenvolvidas, ainda hoje, por educadores nas salas de aula, buscando analisar e relacionar informações coletadas a partir de teóricos da área. A Arte-educação é regida e recebe influências de concepções advindas do universo educacional e artístico, refletindo suas crenças e valores. Isto justifica porque muitos professores de arte reproduzem, na sua pratica docente, princípios encontrados dentro da esfera da Educação e da Arte.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T13:31:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T13:31:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KRQ98
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KRQ98
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KRQ98/1/projeto_definitivo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KRQ98/2/projeto_definitivo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 75e1b51c7223a78588e2d65f752274f2
75cd55e6bb31c38e1f256ef090987984
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676699642888192