spelling |
Luis Alberto Ferreira Brandao SantosLucia Castello BrancoMarcelo KraiserFlávia Trocoli Xavier da SilvaMaraiza Labanca CorreiaJulia Gomes Panades2019-08-13T23:31:25Z2019-08-13T23:31:25Z2017-07-13http://hdl.handle.net/1843/LETR-AWCHHLEste estudo aborda o tema da criação nas obras de Clarice Lispector e Louise Bourgeois. As matérias processuais, os gestos compositivos e as figurações do nascimento são algumas variantes desse campo temático. O modo como a experiência criadora figura no corpo das respectivas produções literárias e plásticas levou a pesquisa a se dedicar não apenas ao estudo da parcela mais conhecida das obras mas, também, às suas porções periféricas, como fragmentos, esboços, notas e depoimentos que encenam e problematizam o tema da criação. A filosofia de Gilles Deleuze é a principal linha de articulação conceitual desta abordagem, que se alia, ainda, a um conjunto de outros escritos (poéticos, ensaísticos e críticos) que tratam o tema da criação. A equação I do, I undo, I redo, eu faço, eu desfaço, eu refaço, de Louise Bourgeois, é uma espécie de refrão que conduz a escrita-novelo desta tese.This study edges close to the theme of creation in the works of Clarice Lispector and Louise Bourgeois. Processual matters, composing gestures and figurations of birth are some of the variates on these thematic grounds. The manner in which creative experience figures in the body of such literary and plastic productions led this research to devoteitself not only to the study of the best known share of the works, but also to their peripheral lots, such as fragments, drafts, sketchnotes and testimonies that stage and put in doubt the theme of creation. The philosophy of Gilles Deleuze is the main line of conceptual articulation of this approach, which further aligns itself to sets of other texts (poetry, essays, criticism) that handle the theme of creation. The equation I do, I undo, I redo by Louise Bourgeois is a sort of chorus that conducts the ball of thread that unravels in this thesis.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLispector, Clarice, 1920-1977 Crítica e interpretaçãoArte e literaturaCriação (Literária, artística, etc)Bourgeois, Louise, 1911- Crítica e interpretaçãoexperiência da criaçãoobraprocesso criativopensamento criadorcorpo emlinha-criaEla, a criação: também em Clarice Lispector e Louise Bourgeoisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_julia_gomes_panad_s.pdfapplication/pdf9685235https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AWCHHL/1/tese_julia_gomes_panad_s.pdf4fdd8749fa6ee02d6a930b337f1a4ff9MD51TEXTtese_julia_gomes_panad_s.pdf.txttese_julia_gomes_panad_s.pdf.txtExtracted texttext/plain573530https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AWCHHL/2/tese_julia_gomes_panad_s.pdf.txt287e96c574dcc476a24a8a504e14352bMD521843/LETR-AWCHHL2019-11-14 14:58:48.488oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AWCHHLRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:58:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|