A fenomenologia da imaginação em Jean-Paul Sartre, caminho para uma interpretação estética da liberdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rozangela Gontijo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9REGCV
Resumo: Em seu tratado O Ser e o Nada, Sartre se refere explicitamente a uma liberdade absolutamente necessária . O homem é condenado a ser livre, A análise dessa realidade humana é efetuada também em O Imaginário onde o estatuto ontológico da imagem é elucidado. Em O Imaginário Sartre desenvolve a função irrealisante da consciênciaimaginante, que apresenta seu objeto como ausente, em oposição à consciência perceptiva que coloca seu objeto como presente e real. Nessa obra, na conclusão, Sartre diz que as artes seriam o lugar privilegiado para um encontro entre o Para-si e o Em-si. A relação daconsciência com o objeto estético é um choque, um reencontro e esta concepção exemplifica a liberdade total e absoluta.
id UFMG_a23238207968d0dcf6e71d8a811e7f47
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9REGCV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Emilio Cesar Pereira RezendeVirginia de Araujo FigueiredoOlimpio Jose Pimenta NetoRozangela Gontijo2019-08-14T05:17:50Z2019-08-14T05:17:50Z2005-10-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9REGCVEm seu tratado O Ser e o Nada, Sartre se refere explicitamente a uma liberdade absolutamente necessária . O homem é condenado a ser livre, A análise dessa realidade humana é efetuada também em O Imaginário onde o estatuto ontológico da imagem é elucidado. Em O Imaginário Sartre desenvolve a função irrealisante da consciênciaimaginante, que apresenta seu objeto como ausente, em oposição à consciência perceptiva que coloca seu objeto como presente e real. Nessa obra, na conclusão, Sartre diz que as artes seriam o lugar privilegiado para um encontro entre o Para-si e o Em-si. A relação daconsciência com o objeto estético é um choque, um reencontro e esta concepção exemplifica a liberdade total e absoluta.In the treatise L'être et le Neant, Sartre refers clearly to an absolutly necessary freedom: The man is condemned to be free. The analysis of this human reality is accomplished in the imaginary where the ontologic statute of the image is explained. In the imaginary Sartre develops the unrealized function of the ilusory conscience, that shows his object as absent, against the perceptive conscience that puts this object as present and real. In conclusion Sartre says that the arts wold be the privileged place to meeting, between the conscience and the object. The relation between then is a shock, a meeting and this conception exemplify the total and absolute freedom.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFilosofia francesa Séc XXSartre, Jean-Paul, 1905-1980EsteticaFilosofiaLiberdadeFenomenologiaFilosofia moderna Séc XXFilosofiaA fenomenologia da imaginação em Jean-Paul Sartre, caminho para uma interpretação estética da liberdadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_rozangelagontijo.pdfapplication/pdf12204126https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9REGCV/1/dissertacao_rozangelagontijo.pdf8b6fdfa12f5145440657c51867fa9945MD51TEXTdissertacao_rozangelagontijo.pdf.txtdissertacao_rozangelagontijo.pdf.txtExtracted texttext/plain230247https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9REGCV/2/dissertacao_rozangelagontijo.pdf.txt158a1d3ad362b3f28d8c21a524dea7fdMD521843/BUBD-9REGCV2019-11-14 17:16:01.701oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9REGCVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:16:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A fenomenologia da imaginação em Jean-Paul Sartre, caminho para uma interpretação estética da liberdade
title A fenomenologia da imaginação em Jean-Paul Sartre, caminho para uma interpretação estética da liberdade
spellingShingle A fenomenologia da imaginação em Jean-Paul Sartre, caminho para uma interpretação estética da liberdade
Rozangela Gontijo
Filosofia
Filosofia francesa Séc XX
Sartre, Jean-Paul, 1905-1980
Estetica
Filosofia
Liberdade
Fenomenologia
Filosofia moderna Séc XX
title_short A fenomenologia da imaginação em Jean-Paul Sartre, caminho para uma interpretação estética da liberdade
title_full A fenomenologia da imaginação em Jean-Paul Sartre, caminho para uma interpretação estética da liberdade
title_fullStr A fenomenologia da imaginação em Jean-Paul Sartre, caminho para uma interpretação estética da liberdade
title_full_unstemmed A fenomenologia da imaginação em Jean-Paul Sartre, caminho para uma interpretação estética da liberdade
title_sort A fenomenologia da imaginação em Jean-Paul Sartre, caminho para uma interpretação estética da liberdade
author Rozangela Gontijo
author_facet Rozangela Gontijo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Emilio Cesar Pereira Rezende
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Virginia de Araujo Figueiredo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Olimpio Jose Pimenta Neto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rozangela Gontijo
contributor_str_mv Emilio Cesar Pereira Rezende
Virginia de Araujo Figueiredo
Olimpio Jose Pimenta Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
topic Filosofia
Filosofia francesa Séc XX
Sartre, Jean-Paul, 1905-1980
Estetica
Filosofia
Liberdade
Fenomenologia
Filosofia moderna Séc XX
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Filosofia francesa Séc XX
Sartre, Jean-Paul, 1905-1980
Estetica
Filosofia
Liberdade
Fenomenologia
Filosofia moderna Séc XX
description Em seu tratado O Ser e o Nada, Sartre se refere explicitamente a uma liberdade absolutamente necessária . O homem é condenado a ser livre, A análise dessa realidade humana é efetuada também em O Imaginário onde o estatuto ontológico da imagem é elucidado. Em O Imaginário Sartre desenvolve a função irrealisante da consciênciaimaginante, que apresenta seu objeto como ausente, em oposição à consciência perceptiva que coloca seu objeto como presente e real. Nessa obra, na conclusão, Sartre diz que as artes seriam o lugar privilegiado para um encontro entre o Para-si e o Em-si. A relação daconsciência com o objeto estético é um choque, um reencontro e esta concepção exemplifica a liberdade total e absoluta.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-10-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T05:17:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T05:17:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9REGCV
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9REGCV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9REGCV/1/dissertacao_rozangelagontijo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9REGCV/2/dissertacao_rozangelagontijo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b6fdfa12f5145440657c51867fa9945
158a1d3ad362b3f28d8c21a524dea7fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676955340242944