Sistema Impro com crianças: experiência de ensino-aprendizagem do teatro na educação fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hortencia Campos Maia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A7VGE6
Resumo: Nesta dissertação, apresenta-se um relato de experiência docente da prática do Sistema Impro na disciplina curricular Teatro, com discentes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I em um colégio de Belo Horizonte. O relato consiste na etnografia da experiência da pesquisadora e das crianças, por meio da observação, narrativa e análise dessa prática. O Sistema Impro é um sistema de ensino-aprendizagem da improvisação, criado por Keith Johnstone e desenvolvido desde a década de 1950 até a atualidade. Sua proposta, que tem por premissa a liberação da imaginação e da criatividade para o fazer teatral espontâneo, vem sendo, paulatinamente, realizada e discutida por artistas-pesquisadores-docentes no Brasil. No entanto, no contexto do aprendizado teatral na Educação Básica, percebe-se uma lacuna dessa prática, e sua discussão acadêmica como uma possível metodologia para o ensino do Teatro na escola. Desse modo, esta experiência poderá contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o Sistema Impro tanto para seus praticantes, quanto para o público docente de teatro, mas, sobretudo, para a experiência e o aprendizado do Teatro no Ensino Fundamental I por crianças, do ponto de vista delas mesmas.
id UFMG_a23635341de0d54329ed6c69e10cbdbd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-A7VGE6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Mariana de Lima e MunizMarina Marcondes MachadoDavi de Oliveira PintoVilma Campos dos Santos LeiteHortencia Campos Maia2019-08-11T08:35:48Z2019-08-11T08:35:48Z2015-06-08http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A7VGE6Nesta dissertação, apresenta-se um relato de experiência docente da prática do Sistema Impro na disciplina curricular Teatro, com discentes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I em um colégio de Belo Horizonte. O relato consiste na etnografia da experiência da pesquisadora e das crianças, por meio da observação, narrativa e análise dessa prática. O Sistema Impro é um sistema de ensino-aprendizagem da improvisação, criado por Keith Johnstone e desenvolvido desde a década de 1950 até a atualidade. Sua proposta, que tem por premissa a liberação da imaginação e da criatividade para o fazer teatral espontâneo, vem sendo, paulatinamente, realizada e discutida por artistas-pesquisadores-docentes no Brasil. No entanto, no contexto do aprendizado teatral na Educação Básica, percebe-se uma lacuna dessa prática, e sua discussão acadêmica como uma possível metodologia para o ensino do Teatro na escola. Desse modo, esta experiência poderá contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o Sistema Impro tanto para seus praticantes, quanto para o público docente de teatro, mas, sobretudo, para a experiência e o aprendizado do Teatro no Ensino Fundamental I por crianças, do ponto de vista delas mesmas.This paper presents a teaching experience report of the practice of the Impro System in a Drama as school subject. Students were on 4th and 5th grade of the Brazilian Elementary School (ages 9-10) in a school in the city of Belo Horizonte. The report consists of ethnography of experience of the researcher and children, through observation, narrative and analysis of the practice. Impro System is a teaching-learning improvisation system, created by Keith Johnstone and developed from the 1950s until today. His idea is premised on the release of imagination and creativity to do spontaneous theater and has been gradually used and discussed by artists-researchers-teachers in Brazil. However, in the context of Drama learning in Basic Education, a gap is noticed regarding this practice and academic discussions to set it a possible methodology for teaching Theater at school. Thus, this experience may contribute to the broadening of knowledge about Impro System not only to its practitioners and Drama teachers, but also to theater learning in Elementary School, from the childrens point of view.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatro Estudo e ensinoImprovisação (Representação teatral)Professores FormaçãoSistema ImproImprovisaçãoTeatro com crianças no Ensino FundamentalSistema Impro com crianças: experiência de ensino-aprendizagem do teatro na educação fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvers_o_final_disserta__o_hort_ncia_maia___arq._comp._21_dez_2015.pdfapplication/pdf3649233https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A7VGE6/1/vers_o_final_disserta__o_hort_ncia_maia___arq._comp._21_dez_2015.pdf70144ff487a956e38ab3554763043627MD51TEXTvers_o_final_disserta__o_hort_ncia_maia___arq._comp._21_dez_2015.pdf.txtvers_o_final_disserta__o_hort_ncia_maia___arq._comp._21_dez_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain369458https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A7VGE6/2/vers_o_final_disserta__o_hort_ncia_maia___arq._comp._21_dez_2015.pdf.txtfecab871bc7d2a10cd15cd24702d5f4bMD521843/EBAC-A7VGE62019-11-14 03:29:40.423oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-A7VGE6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:29:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistema Impro com crianças: experiência de ensino-aprendizagem do teatro na educação fundamental
title Sistema Impro com crianças: experiência de ensino-aprendizagem do teatro na educação fundamental
spellingShingle Sistema Impro com crianças: experiência de ensino-aprendizagem do teatro na educação fundamental
Hortencia Campos Maia
Sistema Impro
Improvisação
Teatro com crianças no Ensino Fundamental
Teatro Estudo e ensino
Improvisação (Representação teatral)
Professores Formação
title_short Sistema Impro com crianças: experiência de ensino-aprendizagem do teatro na educação fundamental
title_full Sistema Impro com crianças: experiência de ensino-aprendizagem do teatro na educação fundamental
title_fullStr Sistema Impro com crianças: experiência de ensino-aprendizagem do teatro na educação fundamental
title_full_unstemmed Sistema Impro com crianças: experiência de ensino-aprendizagem do teatro na educação fundamental
title_sort Sistema Impro com crianças: experiência de ensino-aprendizagem do teatro na educação fundamental
author Hortencia Campos Maia
author_facet Hortencia Campos Maia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mariana de Lima e Muniz
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Marina Marcondes Machado
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Davi de Oliveira Pinto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vilma Campos dos Santos Leite
dc.contributor.author.fl_str_mv Hortencia Campos Maia
contributor_str_mv Mariana de Lima e Muniz
Marina Marcondes Machado
Davi de Oliveira Pinto
Vilma Campos dos Santos Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Impro
Improvisação
Teatro com crianças no Ensino Fundamental
topic Sistema Impro
Improvisação
Teatro com crianças no Ensino Fundamental
Teatro Estudo e ensino
Improvisação (Representação teatral)
Professores Formação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teatro Estudo e ensino
Improvisação (Representação teatral)
Professores Formação
description Nesta dissertação, apresenta-se um relato de experiência docente da prática do Sistema Impro na disciplina curricular Teatro, com discentes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I em um colégio de Belo Horizonte. O relato consiste na etnografia da experiência da pesquisadora e das crianças, por meio da observação, narrativa e análise dessa prática. O Sistema Impro é um sistema de ensino-aprendizagem da improvisação, criado por Keith Johnstone e desenvolvido desde a década de 1950 até a atualidade. Sua proposta, que tem por premissa a liberação da imaginação e da criatividade para o fazer teatral espontâneo, vem sendo, paulatinamente, realizada e discutida por artistas-pesquisadores-docentes no Brasil. No entanto, no contexto do aprendizado teatral na Educação Básica, percebe-se uma lacuna dessa prática, e sua discussão acadêmica como uma possível metodologia para o ensino do Teatro na escola. Desse modo, esta experiência poderá contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o Sistema Impro tanto para seus praticantes, quanto para o público docente de teatro, mas, sobretudo, para a experiência e o aprendizado do Teatro no Ensino Fundamental I por crianças, do ponto de vista delas mesmas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T08:35:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T08:35:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A7VGE6
url http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A7VGE6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A7VGE6/1/vers_o_final_disserta__o_hort_ncia_maia___arq._comp._21_dez_2015.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A7VGE6/2/vers_o_final_disserta__o_hort_ncia_maia___arq._comp._21_dez_2015.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 70144ff487a956e38ab3554763043627
fecab871bc7d2a10cd15cd24702d5f4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589406777409536