Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Laura Magalhães Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/37765
https://orcid.org/0000-0003-2423-7750
Resumo: Este texto aborda alguns aspectos da narrativa do professor e autor de livros didáticos de Matemática Carlos Galante (1920-2003) em suas memórias. As considerações iniciais focalizam a potencialidade dos escritos autorreferenciais e literários como fonte de pesquisa de dimensões históricas da educação e particularmente da educação matemática. Em seguida, apresentam-se dados biográficos do memorialista. A seção subsequente traz uma breve discussão dos principais fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa, considerando a questão da subjetividade do autor e do leitor de memórias, os cuidados quanto ao uso das fontes autobiográficas, a atenção que se deve conferir às intenções e características dos textos. A parte central do trabalho comenta a narrativa de Carlos Galante no que se refere a sua formação familiar e escolar até o ingresso no curso superior de Matemática. As lembranças do autor aqui abordadas enfatizam suas descrições de docentes e práticas, acentuando o que concerne aos professores de Matemática.
id UFMG_a26cc1dcb6d27ea63d76468d8004170d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/37765
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemáticaCarlos Galante and his memoirs: aspects of the history of the formation of a mathematics teacherCarlos GalanteMemóriaHistória da educação matemáticaGalante, Carlos - 1920-2003 - BiografiaProfessores de matemática - Formação - BrasilEste texto aborda alguns aspectos da narrativa do professor e autor de livros didáticos de Matemática Carlos Galante (1920-2003) em suas memórias. As considerações iniciais focalizam a potencialidade dos escritos autorreferenciais e literários como fonte de pesquisa de dimensões históricas da educação e particularmente da educação matemática. Em seguida, apresentam-se dados biográficos do memorialista. A seção subsequente traz uma breve discussão dos principais fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa, considerando a questão da subjetividade do autor e do leitor de memórias, os cuidados quanto ao uso das fontes autobiográficas, a atenção que se deve conferir às intenções e características dos textos. A parte central do trabalho comenta a narrativa de Carlos Galante no que se refere a sua formação familiar e escolar até o ingresso no curso superior de Matemática. As lembranças do autor aqui abordadas enfatizam suas descrições de docentes e práticas, acentuando o que concerne aos professores de Matemática.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICAUFMG2021-08-25T21:30:35Z2021-08-25T21:30:35Z2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdf2178-034Xhttp://hdl.handle.net/1843/37765https://orcid.org/0000-0003-2423-7750porEncontro Nacional de Educação Matemática Educação: Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidadeMaria Laura Magalhães Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2021-08-25T21:30:35Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/37765Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2021-08-25T21:30:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemática
Carlos Galante and his memoirs: aspects of the history of the formation of a mathematics teacher
title Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemática
spellingShingle Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemática
Maria Laura Magalhães Gomes
Carlos Galante
Memória
História da educação matemática
Galante, Carlos - 1920-2003 - Biografia
Professores de matemática - Formação - Brasil
title_short Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemática
title_full Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemática
title_fullStr Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemática
title_full_unstemmed Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemática
title_sort Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemática
author Maria Laura Magalhães Gomes
author_facet Maria Laura Magalhães Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Laura Magalhães Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Carlos Galante
Memória
História da educação matemática
Galante, Carlos - 1920-2003 - Biografia
Professores de matemática - Formação - Brasil
topic Carlos Galante
Memória
História da educação matemática
Galante, Carlos - 1920-2003 - Biografia
Professores de matemática - Formação - Brasil
description Este texto aborda alguns aspectos da narrativa do professor e autor de livros didáticos de Matemática Carlos Galante (1920-2003) em suas memórias. As considerações iniciais focalizam a potencialidade dos escritos autorreferenciais e literários como fonte de pesquisa de dimensões históricas da educação e particularmente da educação matemática. Em seguida, apresentam-se dados biográficos do memorialista. A seção subsequente traz uma breve discussão dos principais fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa, considerando a questão da subjetividade do autor e do leitor de memórias, os cuidados quanto ao uso das fontes autobiográficas, a atenção que se deve conferir às intenções e características dos textos. A parte central do trabalho comenta a narrativa de Carlos Galante no que se refere a sua formação familiar e escolar até o ingresso no curso superior de Matemática. As lembranças do autor aqui abordadas enfatizam suas descrições de docentes e práticas, acentuando o que concerne aos professores de Matemática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07
2021-08-25T21:30:35Z
2021-08-25T21:30:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2178-034X
http://hdl.handle.net/1843/37765
https://orcid.org/0000-0003-2423-7750
identifier_str_mv 2178-034X
url http://hdl.handle.net/1843/37765
https://orcid.org/0000-0003-2423-7750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Nacional de Educação Matemática Educação: Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidade
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829612018106368