Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/37765 https://orcid.org/0000-0003-2423-7750 |
Resumo: | Este texto aborda alguns aspectos da narrativa do professor e autor de livros didáticos de Matemática Carlos Galante (1920-2003) em suas memórias. As considerações iniciais focalizam a potencialidade dos escritos autorreferenciais e literários como fonte de pesquisa de dimensões históricas da educação e particularmente da educação matemática. Em seguida, apresentam-se dados biográficos do memorialista. A seção subsequente traz uma breve discussão dos principais fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa, considerando a questão da subjetividade do autor e do leitor de memórias, os cuidados quanto ao uso das fontes autobiográficas, a atenção que se deve conferir às intenções e características dos textos. A parte central do trabalho comenta a narrativa de Carlos Galante no que se refere a sua formação familiar e escolar até o ingresso no curso superior de Matemática. As lembranças do autor aqui abordadas enfatizam suas descrições de docentes e práticas, acentuando o que concerne aos professores de Matemática. |
id |
UFMG_a26cc1dcb6d27ea63d76468d8004170d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/37765 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemáticaCarlos Galante and his memoirs: aspects of the history of the formation of a mathematics teacherCarlos GalanteMemóriaHistória da educação matemáticaGalante, Carlos - 1920-2003 - BiografiaProfessores de matemática - Formação - BrasilEste texto aborda alguns aspectos da narrativa do professor e autor de livros didáticos de Matemática Carlos Galante (1920-2003) em suas memórias. As considerações iniciais focalizam a potencialidade dos escritos autorreferenciais e literários como fonte de pesquisa de dimensões históricas da educação e particularmente da educação matemática. Em seguida, apresentam-se dados biográficos do memorialista. A seção subsequente traz uma breve discussão dos principais fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa, considerando a questão da subjetividade do autor e do leitor de memórias, os cuidados quanto ao uso das fontes autobiográficas, a atenção que se deve conferir às intenções e características dos textos. A parte central do trabalho comenta a narrativa de Carlos Galante no que se refere a sua formação familiar e escolar até o ingresso no curso superior de Matemática. As lembranças do autor aqui abordadas enfatizam suas descrições de docentes e práticas, acentuando o que concerne aos professores de Matemática.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICAUFMG2021-08-25T21:30:35Z2021-08-25T21:30:35Z2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdf2178-034Xhttp://hdl.handle.net/1843/37765https://orcid.org/0000-0003-2423-7750porEncontro Nacional de Educação Matemática Educação: Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidadeMaria Laura Magalhães Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2021-08-25T21:30:35Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/37765Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2021-08-25T21:30:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemática Carlos Galante and his memoirs: aspects of the history of the formation of a mathematics teacher |
title |
Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemática |
spellingShingle |
Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemática Maria Laura Magalhães Gomes Carlos Galante Memória História da educação matemática Galante, Carlos - 1920-2003 - Biografia Professores de matemática - Formação - Brasil |
title_short |
Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemática |
title_full |
Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemática |
title_fullStr |
Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemática |
title_full_unstemmed |
Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemática |
title_sort |
Carlos Galante e suas memórias: aspectos da história de formação de um professor de matemática |
author |
Maria Laura Magalhães Gomes |
author_facet |
Maria Laura Magalhães Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Laura Magalhães Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carlos Galante Memória História da educação matemática Galante, Carlos - 1920-2003 - Biografia Professores de matemática - Formação - Brasil |
topic |
Carlos Galante Memória História da educação matemática Galante, Carlos - 1920-2003 - Biografia Professores de matemática - Formação - Brasil |
description |
Este texto aborda alguns aspectos da narrativa do professor e autor de livros didáticos de Matemática Carlos Galante (1920-2003) em suas memórias. As considerações iniciais focalizam a potencialidade dos escritos autorreferenciais e literários como fonte de pesquisa de dimensões históricas da educação e particularmente da educação matemática. Em seguida, apresentam-se dados biográficos do memorialista. A seção subsequente traz uma breve discussão dos principais fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa, considerando a questão da subjetividade do autor e do leitor de memórias, os cuidados quanto ao uso das fontes autobiográficas, a atenção que se deve conferir às intenções e características dos textos. A parte central do trabalho comenta a narrativa de Carlos Galante no que se refere a sua formação familiar e escolar até o ingresso no curso superior de Matemática. As lembranças do autor aqui abordadas enfatizam suas descrições de docentes e práticas, acentuando o que concerne aos professores de Matemática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07 2021-08-25T21:30:35Z 2021-08-25T21:30:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2178-034X http://hdl.handle.net/1843/37765 https://orcid.org/0000-0003-2423-7750 |
identifier_str_mv |
2178-034X |
url |
http://hdl.handle.net/1843/37765 https://orcid.org/0000-0003-2423-7750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Encontro Nacional de Educação Matemática Educação: Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidade |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829612018106368 |