Teatro e culturas populares: diálogos para a formação do ator

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rogério Lopes da Silva Paulino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/41261
https://orcid.org/0000-0002-4529-0772
Resumo: Catirina, conhecida também por Mãe Maria, Mãe Guiná, Mariquinha, Zabelinha dentre outros nomes recebidos em diferentes regiões do país, nos mais diversos grupos de Bumba meu boi, é a personagem central do livro“ Teatro e Culturas Populares” de Joana Abreu, atriz gaúcha que vive desde criança em Brasília. Das muitas qualidades desta obra, que serão elencadas a seguir, esta me parece ser a mais relevante: ser um estudo acadêmico que coloca em foco uma personagem feminina de uma das muitas manifestações populares brasileiras que teimam em existir e resistir nas periferias dos grandes centros urbanos e em comunidades das zonas rurais de nossas cidades, sem que recebam a devida atenção e valorização merecidas, como exemplares da produção criativa brasileira.
id UFMG_a28c5476d0a1ffcb40dd0af633183349
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/41261
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2022-04-29T15:22:10Z2022-04-29T15:22:10Z20179277822177-6121http://hdl.handle.net/1843/41261https://orcid.org/0000-0002-4529-0772Catirina, conhecida também por Mãe Maria, Mãe Guiná, Mariquinha, Zabelinha dentre outros nomes recebidos em diferentes regiões do país, nos mais diversos grupos de Bumba meu boi, é a personagem central do livro“ Teatro e Culturas Populares” de Joana Abreu, atriz gaúcha que vive desde criança em Brasília. Das muitas qualidades desta obra, que serão elencadas a seguir, esta me parece ser a mais relevante: ser um estudo acadêmico que coloca em foco uma personagem feminina de uma das muitas manifestações populares brasileiras que teimam em existir e resistir nas periferias dos grandes centros urbanos e em comunidades das zonas rurais de nossas cidades, sem que recebam a devida atenção e valorização merecidas, como exemplares da produção criativa brasileira.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilTU - TEATRO UNIVERSITARIO PEXLamparina: Revista de Ensino de TeatroCultura popularBumba-meu-boi na arteArtes cênicasMulheres na arteCultura popularArtes cênicasTeatro e culturas populares: diálogos para a formação do atorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://https://www.eba.ufmg.br/lamparina/index.php/revista/article/viewFile/149/161Rogério Lopes da Silva Paulinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTeatro e culturas populares.pdfTeatro e culturas populares.pdfapplication/pdf1600777https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41261/2/Teatro%20e%20culturas%20populares.pdf1a22fc396aa01ed5165e2fe02080f25bMD52LICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41261/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD511843/412612022-04-29 12:22:11.101oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-04-29T15:22:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teatro e culturas populares: diálogos para a formação do ator
title Teatro e culturas populares: diálogos para a formação do ator
spellingShingle Teatro e culturas populares: diálogos para a formação do ator
Rogério Lopes da Silva Paulino
Cultura popular
Artes cênicas
Cultura popular
Bumba-meu-boi na arte
Artes cênicas
Mulheres na arte
title_short Teatro e culturas populares: diálogos para a formação do ator
title_full Teatro e culturas populares: diálogos para a formação do ator
title_fullStr Teatro e culturas populares: diálogos para a formação do ator
title_full_unstemmed Teatro e culturas populares: diálogos para a formação do ator
title_sort Teatro e culturas populares: diálogos para a formação do ator
author Rogério Lopes da Silva Paulino
author_facet Rogério Lopes da Silva Paulino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rogério Lopes da Silva Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura popular
Artes cênicas
topic Cultura popular
Artes cênicas
Cultura popular
Bumba-meu-boi na arte
Artes cênicas
Mulheres na arte
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Cultura popular
Bumba-meu-boi na arte
Artes cênicas
Mulheres na arte
description Catirina, conhecida também por Mãe Maria, Mãe Guiná, Mariquinha, Zabelinha dentre outros nomes recebidos em diferentes regiões do país, nos mais diversos grupos de Bumba meu boi, é a personagem central do livro“ Teatro e Culturas Populares” de Joana Abreu, atriz gaúcha que vive desde criança em Brasília. Das muitas qualidades desta obra, que serão elencadas a seguir, esta me parece ser a mais relevante: ser um estudo acadêmico que coloca em foco uma personagem feminina de uma das muitas manifestações populares brasileiras que teimam em existir e resistir nas periferias dos grandes centros urbanos e em comunidades das zonas rurais de nossas cidades, sem que recebam a devida atenção e valorização merecidas, como exemplares da produção criativa brasileira.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-29T15:22:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-29T15:22:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/41261
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-6121
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4529-0772
identifier_str_mv 2177-6121
url http://hdl.handle.net/1843/41261
https://orcid.org/0000-0002-4529-0772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Lamparina: Revista de Ensino de Teatro
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv TU - TEATRO UNIVERSITARIO PEX
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41261/2/Teatro%20e%20culturas%20populares.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41261/1/License.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a22fc396aa01ed5165e2fe02080f25b
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589169925062656