Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junio César Francelino da Cruz
Data de Publicação: 2020
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/34207
Resumo: The present work has as its theme the study of artistic vanguards and modern art in high school as a teaching-learning strategy. The objective is to address the vanguards applied to forms of learning through the pedagogical practices to be adopted in the classroom and in contribution to learning. The use of theoretical classes, textbooks, practical drawing activities are important tools in classes and facilitators in the teaching of visual arts. It is understood that the movements and trends that are part of the European artistic vanguards of the late 19th and early 20th centuries represent an artistic rupture that, when studied, provides a different didactic in the students' learning through works of re-reading the works of the artists that period. It points to the fact that such a practice ends up encompassing knowing, doing and, from these, appreciating it, in addition to expanding for students a horizon of possibilities.
id UFMG_a2c4692e99728f13927888f4c36a3492
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/34207
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenhoEnsino aprendizagemVanguardasArte modernaArte - Estudo e ensinoDesenhoVanguarda (Estética)Arte moderna - Séc. XXThe present work has as its theme the study of artistic vanguards and modern art in high school as a teaching-learning strategy. The objective is to address the vanguards applied to forms of learning through the pedagogical practices to be adopted in the classroom and in contribution to learning. The use of theoretical classes, textbooks, practical drawing activities are important tools in classes and facilitators in the teaching of visual arts. It is understood that the movements and trends that are part of the European artistic vanguards of the late 19th and early 20th centuries represent an artistic rupture that, when studied, provides a different didactic in the students' learning through works of re-reading the works of the artists that period. It points to the fact that such a practice ends up encompassing knowing, doing and, from these, appreciating it, in addition to expanding for students a horizon of possibilities.O presente trabalho tem como tema o estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem. O objetivo é abordar as vanguardas aplicadas a formas de aprendizado por meio das práticas pedagógicas a serem adotadas em sala de aula e em contribuição ao aprendizado. O uso das aulas teóricas, livro didático, atividades práticas do desenho são ferramentas importantes nas aulas e facilitadores no ensino das artes visuais. Entende-se que os movimentos e tendências que fazem parte das vanguardas artísticas europeias do final do século XIX e começo do século XX representam uma ruptura artística que ao ser estudada propicia uma didática diferenciada no aprendizado dos alunos por meio de trabalhos de releitura das obras dos artistas desse período. Aponta-se para o fato de que tal prática acaba por englobar o conhecer, o fazer e a partir desses o apreciar, além de ampliar para os estudantes um horizonte de possibilidades.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias ContemporâneasUFMGAndrea de Paula Xavier Vilelahttp://lattes.cnpq.br/5559474272450379Patrícia de Paula PereiraJunio César Francelino da Cruz2020-09-30T00:02:35Z2020-09-30T00:02:35Z2020-02-29Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/34207porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2020-09-30T00:02:35Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/34207Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2020-09-30T00:02:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenho
title Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenho
spellingShingle Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenho
Junio César Francelino da Cruz
Ensino aprendizagem
Vanguardas
Arte moderna
Arte - Estudo e ensino
Desenho
Vanguarda (Estética)
Arte moderna - Séc. XX
title_short Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenho
title_full Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenho
title_fullStr Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenho
title_full_unstemmed Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenho
title_sort Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenho
author Junio César Francelino da Cruz
author_facet Junio César Francelino da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrea de Paula Xavier Vilela
http://lattes.cnpq.br/5559474272450379
Patrícia de Paula Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Junio César Francelino da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino aprendizagem
Vanguardas
Arte moderna
Arte - Estudo e ensino
Desenho
Vanguarda (Estética)
Arte moderna - Séc. XX
topic Ensino aprendizagem
Vanguardas
Arte moderna
Arte - Estudo e ensino
Desenho
Vanguarda (Estética)
Arte moderna - Séc. XX
description The present work has as its theme the study of artistic vanguards and modern art in high school as a teaching-learning strategy. The objective is to address the vanguards applied to forms of learning through the pedagogical practices to be adopted in the classroom and in contribution to learning. The use of theoretical classes, textbooks, practical drawing activities are important tools in classes and facilitators in the teaching of visual arts. It is understood that the movements and trends that are part of the European artistic vanguards of the late 19th and early 20th centuries represent an artistic rupture that, when studied, provides a different didactic in the students' learning through works of re-reading the works of the artists that period. It points to the fact that such a practice ends up encompassing knowing, doing and, from these, appreciating it, in addition to expanding for students a horizon of possibilities.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30T00:02:35Z
2020-09-30T00:02:35Z
2020-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/34207
url http://hdl.handle.net/1843/34207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829902484144128