Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/34207 |
Resumo: | The present work has as its theme the study of artistic vanguards and modern art in high school as a teaching-learning strategy. The objective is to address the vanguards applied to forms of learning through the pedagogical practices to be adopted in the classroom and in contribution to learning. The use of theoretical classes, textbooks, practical drawing activities are important tools in classes and facilitators in the teaching of visual arts. It is understood that the movements and trends that are part of the European artistic vanguards of the late 19th and early 20th centuries represent an artistic rupture that, when studied, provides a different didactic in the students' learning through works of re-reading the works of the artists that period. It points to the fact that such a practice ends up encompassing knowing, doing and, from these, appreciating it, in addition to expanding for students a horizon of possibilities. |
id |
UFMG_a2c4692e99728f13927888f4c36a3492 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/34207 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenhoEnsino aprendizagemVanguardasArte modernaArte - Estudo e ensinoDesenhoVanguarda (Estética)Arte moderna - Séc. XXThe present work has as its theme the study of artistic vanguards and modern art in high school as a teaching-learning strategy. The objective is to address the vanguards applied to forms of learning through the pedagogical practices to be adopted in the classroom and in contribution to learning. The use of theoretical classes, textbooks, practical drawing activities are important tools in classes and facilitators in the teaching of visual arts. It is understood that the movements and trends that are part of the European artistic vanguards of the late 19th and early 20th centuries represent an artistic rupture that, when studied, provides a different didactic in the students' learning through works of re-reading the works of the artists that period. It points to the fact that such a practice ends up encompassing knowing, doing and, from these, appreciating it, in addition to expanding for students a horizon of possibilities.O presente trabalho tem como tema o estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem. O objetivo é abordar as vanguardas aplicadas a formas de aprendizado por meio das práticas pedagógicas a serem adotadas em sala de aula e em contribuição ao aprendizado. O uso das aulas teóricas, livro didático, atividades práticas do desenho são ferramentas importantes nas aulas e facilitadores no ensino das artes visuais. Entende-se que os movimentos e tendências que fazem parte das vanguardas artísticas europeias do final do século XIX e começo do século XX representam uma ruptura artística que ao ser estudada propicia uma didática diferenciada no aprendizado dos alunos por meio de trabalhos de releitura das obras dos artistas desse período. Aponta-se para o fato de que tal prática acaba por englobar o conhecer, o fazer e a partir desses o apreciar, além de ampliar para os estudantes um horizonte de possibilidades.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias ContemporâneasUFMGAndrea de Paula Xavier Vilelahttp://lattes.cnpq.br/5559474272450379Patrícia de Paula PereiraJunio César Francelino da Cruz2020-09-30T00:02:35Z2020-09-30T00:02:35Z2020-02-29Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/34207porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2020-09-30T00:02:35Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/34207Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2020-09-30T00:02:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenho |
title |
Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenho |
spellingShingle |
Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenho Junio César Francelino da Cruz Ensino aprendizagem Vanguardas Arte moderna Arte - Estudo e ensino Desenho Vanguarda (Estética) Arte moderna - Séc. XX |
title_short |
Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenho |
title_full |
Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenho |
title_fullStr |
Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenho |
title_full_unstemmed |
Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenho |
title_sort |
Estudo das vanguardas artísticas e da arte moderna no ensino médio como estratégia de ensino-aprendizagem do desenho |
author |
Junio César Francelino da Cruz |
author_facet |
Junio César Francelino da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrea de Paula Xavier Vilela http://lattes.cnpq.br/5559474272450379 Patrícia de Paula Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junio César Francelino da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino aprendizagem Vanguardas Arte moderna Arte - Estudo e ensino Desenho Vanguarda (Estética) Arte moderna - Séc. XX |
topic |
Ensino aprendizagem Vanguardas Arte moderna Arte - Estudo e ensino Desenho Vanguarda (Estética) Arte moderna - Séc. XX |
description |
The present work has as its theme the study of artistic vanguards and modern art in high school as a teaching-learning strategy. The objective is to address the vanguards applied to forms of learning through the pedagogical practices to be adopted in the classroom and in contribution to learning. The use of theoretical classes, textbooks, practical drawing activities are important tools in classes and facilitators in the teaching of visual arts. It is understood that the movements and trends that are part of the European artistic vanguards of the late 19th and early 20th centuries represent an artistic rupture that, when studied, provides a different didactic in the students' learning through works of re-reading the works of the artists that period. It points to the fact that such a practice ends up encompassing knowing, doing and, from these, appreciating it, in addition to expanding for students a horizon of possibilities. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-30T00:02:35Z 2020-09-30T00:02:35Z 2020-02-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/34207 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/34207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829902484144128 |