Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Arthur Melo e KummerLeandro Fernandes Malloy DinizIsabela Maria Pinto Goes2019-08-12T22:54:29Z2019-08-12T22:54:29Z2013-03-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AJ4Q4FO bullying tem sido considerado um dos problemas mais preocupantes entre crianças e adolescentes, o que justifica contar com instrumentos válidos e precisos para mensurá-lo. Neste estudo, objetivou-se adaptar e validar um instrumento multidimensional de autorrelato de bullying bem como investigar a associação do bullying com sintomas depressivos, problemas de comportamento e repertório de habilidades sociais em uma amostra de adolescentes brasileiros. O instrumento Adolescent Peer Relations Instrument (APRI) foi traduzido e adaptado culturalmente para o Brasil. Na fase seguinte do estudo, os estudantes responderam a essa escala juntamente com o Child Depression Inventory ( = 0,794), o Strengths and Difficulties Questionnaire ( = 0,704) e o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (frequência = 0,933; dificuldade = 0,940). Participaram 246 escolares, com idades entre 12 e 18 anos (M= 15,75 anos e dp=1,821), sendo 58,5% do sexo feminino. Rodou-se uma análise fatorial da APRI pelo método Maximum Likehood e os resultados indicaram uma solução bifatorial, representada por 18 itens cada. A estrutura bifatorial explicou 45,4% da variância total, com índice de consistência interna = 0,928 (Alfa Cronbach), mostrando que a APRI tem parâmetros psicométricos aceitáveis, sendo adequada para identificar comportamentos de bullying e vitimização. Os principais resultados apontaram que a) os meninos mostraram-se mais envolvidos como autores em comportamentos de bullying em comparação com as meninas; b) os adolescentes mais jovens praticam mais o bullying do tipo físico do que os mais velhos; c) os adolescentes envolvidos em bullying apresentam mais sintomas depressivos; d) há uma correlação positiva entre bullying e problemas de conduta, e) há uma associação negativa entre bullying e comportamento pró-social; f) subclasses de habilidades sociais (abordagem afetiva e civilidade) mostraram-se correlacionadas positivamente com bullying.Bullying has been considered as one of the most worrisome issues among children and adolescents, which justifies the use of precise, valid instruments to measure it. This study sought to adopt and validate a multidimensional, bullying self-report tool, as well as to investigate the association of bullying with depressive symptoms, behavioral issues, and a range of social abilities in a sample of Brazilian adolescents. The Adolescent Peer Relations Instrument (APRI) has been translated into Portuguese and culturally adapted to Brazil. On the next stage of the study, students responded to this scale along with the Child DepressionInventory ( = 0,794), the Strengths and Difficulties Questionnaire ( = 0,704) and the Inventory of Social Abilities for Adolescents (frequency = 0,933; difficulty = 0,940). There were 246 students between the ages of 12 and 18 (Average 15,75 years and standard deviation = 1,821), being 58,5% female individuals. A factor analysis was performed throughthe Maximum Likehood method and the results have indicated a bifactor solution, represented by 18 items, each. The bifactor structure has explained 45,4 % of the total variance, with an internal consistency index = 0,928 (Alfa Cronbach), showing that the APRI has acceptable psychometric parameters , being them adequate to identify both bullyingand victimization behaviors. The main results have shown that: a) boys were more engaged as actors in bullying-related behaviors when compared to girls; b) younger adolescents perform physical bullying more frequently than older adolescents; c) adolescents involved in bullying episodes have shown more depressive symptoms; d) there is a positive correlation between bullying and behavioral issues; e) there is a negative association between bullying and prosocial behavior; f) subclasses of social abilities (affective approach and civility) haveshown to be correlated positively to bullying.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNeurociênciasBullyingVitimizaçãoDepressãoPsicometriaPsicopatologiaAdolescentesHabilidades SociaisBullying na adolescência e sua relação com problemas decomportamento, sintomas depressivos e habilidades sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o.pdfapplication/pdf1279161https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AJ4Q4F/1/disserta__o.pdff30c927d539a026d9420299957e353c4MD51TEXTdisserta__o.pdf.txtdisserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain155286https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AJ4Q4F/2/disserta__o.pdf.txt317abc8b59b77aa5fcf05333db490237MD521843/BUOS-AJ4Q4F2019-11-14 20:15:08.163oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AJ4Q4FRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:15:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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