Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_a3a2e7073bec82f56baee7291028274f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LMFF-7BLM76
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Luciano Mendes de Faria FilhoTarcisio Mauro VagoFrancisca Izabel Pereira MacielMaurilane de Souza BiccasCarla Simone ChamonJuliana Cesario Hamdan2019-08-12T05:36:10Z2019-08-12T05:36:10Z2007-10-18http://hdl.handle.net/1843/LMFF-7BLM76O presente trabalho se propôs a investigar as concepções educacionais de Firmino Costa (1869-1939) por meio da análise de seus textos publicados. O fio condutor desse percurso doi o trânsito de suas concepções acerca do metodo intuitivo para o ativismo educacional, sempre na perspectiva da dinâmica da aprorpiação e circulação de idéias, como forma de produção da cultura escolar em Minas Gerais. O tratamento das fontes foi ancorado em três grandes períodos, os quais estão relacionados aos deslocamentos de Firmino Costa, entre os lugares a partir dos quais os discursos são produzidos e veiculados. Cada um desses lugares representa um momento específico na trajetória de Firmino Vosta com atribuições, atuações e formas distintas de dar visibilidade ao seu pensamento. O primeiro é o de diretor do Grupo Escolar de Lavras. Nessa ocasião, seu pensamento esteve publicado nos relatórios anuais do grupo enviados à secretaria do Interior e no Boletim vida Escolar. O segundo focaliza-se especificamente seus livros, ainda que tenham sido produzidos concomitantemente aos textos publicados tanto nos relatórios como na da Revista do Ensino. O terceiro, na capital, a partir de 1926, como Diretor Técnico do Curso de Aplicação, com uma maior visibilidade do seu pensamento e novas formas de atuação como educador e , consequentemente, com uma ampliação em sua rede de sociabilidade, seus textos passam a ser publicados na Revista do Ensino.Estamos considerando que os suportes têm implicações distintas em seus discursos, principalmente os livros. Nesse sentido, articulamos os três tempos ás respectivas publicações e deslocamentos, isto é, aos lugares a partir dos quais os textos publicados foram produzidos. A proposta foi a de realizar uma análise de sua obra e atuação educativa, ou seja, a formação do seu pensamento político e educacional no contexto recente da República, com uma atuação diferenciada e ricas contribuições para o debate educacional de Minas Gerais, sobretudo no que diz respeito á instituição de uma cultura escolar, orientada pela concepção de escola ativa. Ao mesmo tempo, compreender, através de suas relações e interlocuções, como as concepções educacionais que pronunciavam novas práticas educacionais foram produzidas e postas em circulação, em Minas Gerais, nos anos iniciais do século XX.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscola ativa  Brasil  História EducaçãoEducadores brasileiros  BiografiaFirmino CostaMétodo intuitivoDo método intuitivo à escola ativa: o pensamento educacional de Firmino Costa (1907-1937)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcapa_agrad__ndice.pdfapplication/pdf86062https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LMFF-7BLM76/1/capa_agrad__ndice.pdfe8dbd47da4e67ce6b42553c5040208e4MD51introdu__o.pdfapplication/pdf258626https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LMFF-7BLM76/2/introdu__o.pdf0876bfb87224f9ed0a09563154398beeMD52cap_tulo_i.pdfapplication/pdf323919https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LMFF-7BLM76/3/cap_tulo_i.pdf966098612aa6fa42876da0df87075d90MD53cap_tulo_ii.pdfapplication/pdf549506https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LMFF-7BLM76/4/cap_tulo_ii.pdff9fcb08eb20cbb398d764a7c13fe2c62MD54cap_tulo_iii.pdfapplication/pdf400805https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LMFF-7BLM76/5/cap_tulo_iii.pdf569fcf586c00e6f7289bfa9c5fde3ebdMD55cap_tulo_iv.pdfapplication/pdf605295https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LMFF-7BLM76/6/cap_tulo_iv.pdf56cffa2e15a72a6e077e95700b875af4MD56conclus_o_anexos_e_refer_ncias.pdfapplication/pdf212052https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LMFF-7BLM76/7/conclus_o_anexos_e_refer_ncias.pdfd42fd1fb7bac063d740d63d597b3829cMD57folder.pdfapplication/pdf195479https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LMFF-7BLM76/8/folder.pdf97452c7ee372d19f763318165a4d027dMD58TEXTfolder.pdf.txtfolder.pdf.txtExtracted texttext/plain3412https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LMFF-7BLM76/9/folder.pdf.txt7fd662ac2bfc121969850111d3b57a60MD591843/LMFF-7BLM762019-11-14 08:48:00.698oai:repositorio.ufmg.br:1843/LMFF-7BLM76Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547404437225472