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Anny Jackeline Torres Silveirahttp://lattes.cnpq.br/0284739888870695Bernardo Jefferson de OliveiraRita de Cassia MarquesJean Luiz Neves AbreuKeila Auxiliadora de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/3726945999922150Maria Terezinha Bretas Vilarino2022-11-18T16:39:37Z2022-11-18T16:39:37Z2015-09-23http://hdl.handle.net/1843/47315O tema central desta tese teve como ponto de partida a hipótese de que o Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) foi portador de uma proposta civilizatória, que ensejou constrangimentos e tensões próprias de um processo dessa natureza. Esta questão foi discutida a partir da contribuição do pensamento de Norbert Elias, isto é, de sua compreensão de mudança civilizatória como ‘mudança na conduta e nos sentimentos’ através da implantação de novos hábitos e práticas cotidianas. Como campo de pesquisa, definimos os discursos e as ações do SESP, expressas por ele mesmo e por terceiros, e através das memórias de antigos funcionários e antigos moradores da cidade de Governador Valadares. Para alguns, esse processo ‘civilizador’ seria algo natural ao momento (vida moderna) e deveria ser aceito sem maiores problemas; para outros, ao contrário, o projeto do SESP ensejava certo constrangimento cultural contra o qual seriam mobilizadas forças de resistência. Para analisarmos as ações e os discursos tanto dos grupos especializados como das pessoas assistidas, utilizamos os conceitos categoriais de Koselleck, ‘espaço da experiência’ e ‘horizonte de expectativas’. Estas categorias conceituais lidam com o tempo histórico e contribuíram para desvelar a configuração da ação do SESP especialmente tendo em mente a experiência no Vale do Rio Doce. A questão não seria o SESP em si mesmo, mas a dinâmica de suas ações. O primeiro objetivo desta tese foi compreender os sentidos que os discursos que tangenciaram a atuação do SESP receberam nas relações sociais e culturais no cenário do Vale Rio Doce. Nossa intenção foi mostrar que no Vale do Rio Doce a performance médico-sanitária do SESP, além de atingir o objetivo imediato para o qual foi criado (ser um instrumento do ‘esforço de guerra’) e a meta varguista de consolidação e fortalecimento da presença dos serviços públicos nesta região, forjou novos padrões de comportamento sanitário e condutas individuais e coletivas em relação à saúde e a outros aspectos do cotidiano da população. Em outras palavras: construiu-se a presença do Estado, mas junto a isso, o SESP estabeleceu as bases para uma nova configuração territorial. Aqui encontramos a transformação do espaço urbano e rural acompanhada do estabelecimento de novas relações políticas e culturais nas quais muitos atores com conhecimentos e práticas diversos estiveram inter-relacionados. O estudo sobre a dinâmica das ações do SESP no Médio Rio Doce foi também um esforço para a compreensão sobre como o discurso sanitário científico foi propagado. As bases para essa propagação estariam ancoradas nas mudanças das práticas de saúde e de saneamento existentes e no modo como novas práticas foram incorporadas no cotidiano tanto pelas pessoas atendidas como pelas demais. Ou seja, no modo como as pessoas se apropriaram destas práticas e como lhes conferiram uma nova significação. A abordagem sobre aspectos locais singulares, enfim, foi perpassada pela aproximação com aspectos, interesses e circunstâncias bem mais amplos.The starting point of this thesis was the hypothesis that the Special Public Health Service (SESP) was the bearer of a civilizing proposal, which embodied constraints and tensions inherent in this type of process. This issue was discussed based on the contributions of Norbert Elias’s ideas, that is, from his understanding of civilizational change as 'change in behavior and feelings' through the implementation of new habits and daily practices. As this workresearch field, we define the speeches and actions of the SESP, expressed by itself as well as others, by its former employees’ and former residents’memories in the city of Governador Valadares. For some, this ‘civilizing' process would be something pertaining the moment (modern life) and should be accepted without major problems; for others, on the contrary, the SESP project brought certain cultural constraint against which resistance forces would be mobilized. We assumed to clarify these meanings the actions and speeches of both specialized groups and the people assisted by the program, using categorical concepts of Koselleck such as 'space of experience "and" horizon of expectations'. These conceptual categories deal with historical time and contributed to unveil the SESP’s frame of action, especially when keeping in mind the experience in the Vale do Rio Doce. The matter would not be the SESP in itself, but the dynamics of its actions. The first objective of this thesis was to understand the meanings of the speeches received in the social and cultural relations in the Rio Doce Valley scenery, which outlined the actions of the SESP. Our intention was to show that the medical and health performance of the SESP in the Valley of the Rio Doce forged new patterns of health behavior and individual and collective conducts, as well as other aspects of daily life of the population. In addition, it achieved the immediate goal for which it was created – as a tool of the 'war effort’ – which was the Vargas goal of consolidating and strengthening the presence of public services in this region. In other words, the State presence was built, but with it the SESP laid the foundation for a new territorial configuration. Here we find the transformation of urban and rural areas followed by the establishment of new political and cultural relations in which many actors with different knowledge and practices were interrelated. The study on the dynamics of the SESP's actions in the Middle Rio Doce was also an effort to understand how the scientific health discourse was spread. The basis for this would be anchored in changes in existing health and sanitation practices and in the way new practices had been incorporated into everyday life by both people who made use of the SESP’s services as well as those who did not. That is, the way people had taken part in these practices and how they had given them a new meaning. The approach to these unique local aspects, after all, was permeated by a close relation to broader aspects, interests and circumstances.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIAHistória - TesesSaúde pública - TesesCivilização - TesesSESPMudança civilizatóriaDiscurso científicoMemóriaExpectativasExperiênciasDa lata d’água ao SESP : tensões e constrangimentos de um processo civilizador no Sertão do Rio Doce (1942-1960)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese MTBV.pdfTese MTBV.pdfapplication/pdf2778304https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47315/1/Tese%20MTBV.pdf0a373a5221f6b197ead94673c2233b80MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47315/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/473152022-11-18 13:39:37.659oai:repositorio.ufmg.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-11-18T16:39:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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