A cultura indígena nos museus da cidade de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Vicentina Santos Barroso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKG8Z
Resumo: Este trabalho estuda a presença da cultura indígena brasileira nos museus da cidade de Belo Horizonte/Minas Gerais. O objetivo da pesquisa foi construir um Roteiro Interpretativo (produto educacional), utilizando o aplicativo izi.TRAVEL, com os objetos que pertençam ou remetam à cultura indígena brasileira, presentes nas exposições permanentes, a partir de 2015, nos museus da cidade de Belo Horizonte. O roteiro intitulado: Entre ruas e aldeias: a cultura indígena nos museus da cidade de Belo Horizonte é composto por 6 atrações: 1ª Atração: Ruas e etnias: os povos indígenas em Minas Gerais; 2ª Atração: Linguagem; 3ª Atração: A ciência dos povos indígenas; 4ª Atração: O Trabalho; 5ª Atração: Cidadania; 6ª Atração: A infância indígena. A sua principal finalidade, é ser utilizado por professores da educação básica, sem distinção de disciplinas. Objetiva-se que este produto conduza a novas discussões, reflexões e conhecimentos sobre a cultura indígena brasileira e a Lei 11.645/2008 nas escolas; por meio dos acervos, objetos e exposições dos museus da cidade de Belo Horizonte. Inicialmente, a pesquisa foi realizada em trinta e nove (39) museus, dos quais, apenas sete (7) museus possuem objetos em exposição permanente, que pertençam ou remetam à cultura indígena brasileira. São eles: Museu dos Brinquedos, Museu de Artes e Ofícios, Museu Mineiro, Museu da Imagem e do som de Belo Horizonte, Espaço do Conhecimento UFMG, Centro de Memória da Justiça do Trabalho, Centro de Referência em Cartografia Histórica. A metodologia de trabalho utilizada foi a pesquisa documental realizada junto aos objetos, documentos, fotografias e vídeos presentes nos museus. O método da análise de conteúdo foi utilizado para analisar os discursos das Missões dos sete (7) museus. Os resultados do estudo indicam que a temática indígena está presente nos museus da cidade de Belo Horizonte, mas possui pouca visibilidade. Muitas exposições reportam aos povos indígenas no período Colonial e do Império. Há uma necessidade dos museus da cidade de Belo horizonte ampliarem as discussões sobre os povos indígenas e sua diversidade etnico-cultural no passado e na contemporaneidade. Pelo fato dos museus serem locais de educação não formal, eles se apresentam como grandes potenciais para a discussão da questão indígena e implementação da Lei 11.645/2008.
id UFMG_a3f980251f3f8f8457e868fd396fb80f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ARKG8Z
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Silvania Sousa NascimentoBetania Goncalves FigueiredoGreciene Lopes dos Santos MacielAline Vicentina Santos Barroso2019-08-10T11:08:19Z2019-08-10T11:08:19Z2017-02-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKG8ZEste trabalho estuda a presença da cultura indígena brasileira nos museus da cidade de Belo Horizonte/Minas Gerais. O objetivo da pesquisa foi construir um Roteiro Interpretativo (produto educacional), utilizando o aplicativo izi.TRAVEL, com os objetos que pertençam ou remetam à cultura indígena brasileira, presentes nas exposições permanentes, a partir de 2015, nos museus da cidade de Belo Horizonte. O roteiro intitulado: Entre ruas e aldeias: a cultura indígena nos museus da cidade de Belo Horizonte é composto por 6 atrações: 1ª Atração: Ruas e etnias: os povos indígenas em Minas Gerais; 2ª Atração: Linguagem; 3ª Atração: A ciência dos povos indígenas; 4ª Atração: O Trabalho; 5ª Atração: Cidadania; 6ª Atração: A infância indígena. A sua principal finalidade, é ser utilizado por professores da educação básica, sem distinção de disciplinas. Objetiva-se que este produto conduza a novas discussões, reflexões e conhecimentos sobre a cultura indígena brasileira e a Lei 11.645/2008 nas escolas; por meio dos acervos, objetos e exposições dos museus da cidade de Belo Horizonte. Inicialmente, a pesquisa foi realizada em trinta e nove (39) museus, dos quais, apenas sete (7) museus possuem objetos em exposição permanente, que pertençam ou remetam à cultura indígena brasileira. São eles: Museu dos Brinquedos, Museu de Artes e Ofícios, Museu Mineiro, Museu da Imagem e do som de Belo Horizonte, Espaço do Conhecimento UFMG, Centro de Memória da Justiça do Trabalho, Centro de Referência em Cartografia Histórica. A metodologia de trabalho utilizada foi a pesquisa documental realizada junto aos objetos, documentos, fotografias e vídeos presentes nos museus. O método da análise de conteúdo foi utilizado para analisar os discursos das Missões dos sete (7) museus. Os resultados do estudo indicam que a temática indígena está presente nos museus da cidade de Belo Horizonte, mas possui pouca visibilidade. Muitas exposições reportam aos povos indígenas no período Colonial e do Império. Há uma necessidade dos museus da cidade de Belo horizonte ampliarem as discussões sobre os povos indígenas e sua diversidade etnico-cultural no passado e na contemporaneidade. Pelo fato dos museus serem locais de educação não formal, eles se apresentam como grandes potenciais para a discussão da questão indígena e implementação da Lei 11.645/2008.This study investigates the presence of the Brazilian indigenous culture in the city of Belo Horizonte's museums, in Minas Gerais state. The purpose of this research was to create an Interpretative itinerary (educational product) with izi. TRAVEL application for exploring objects that belong or refer to the Brazilian indigenous culture and have been part of the permanent exhibition in Belo Horizonte museums since 2015. The itinerary entitled Between Streets and Villages: the Indigenous Culture in Belo Horizonte Museums is composed of six attractions: first, Streets and Ethnicities: the Indigenous Peoples in Minas Gerais; second, Language; third, Indigenous Peoples Science; fourth, The Labor; fifth, Citizenship and sixth, The Indigenous Childhood. Its main purpose is to be used by basic education teachers no matter what they teach. It is aimed that this educational product inspire new discussions, reflections and knowledge acquisition in schools on the matter of Brazilian indigenous culture and the Law 11.645/2008 by means of promoting museum collections, artifacts and exhibitions in Belo Horizonte museums. Initially, the research was carried-out in thirty-nine (39) museums in which only seven (7) of them hold objects in permanent exhibitions that belong or refer to the Brazilian indigenous culture. Those are: Toy Museum (Museu dos Brinquedos), Arts and Crafts Museum (Museu de Artes e Ofícios), Mineiro Museum (Museu Mineiro), Belo Horizonte Audio-visual Museum (Museu da Imagem e do som de Belo Horizonte), UFMG Place of Knowledge (Espaço do Conhecimento UFMG), Labour Court Memory Center (Centro de Memória da Justiça do Trabalho), Historic Cartography Reference Center (Centro de Referência em Cartografia Histórica). The methodology consisted in a desk research of the objects, documents, photographs and videos found in the museums.The content analysis methodology was used to evaluate the discourse of the seven (7) museums missions. The result indicates that the indigenous issues are addressed in Belo Horizonte museums, but are not put in a prominent place. Many exhibitions portray the indigenous peoples from the Colonial and Imperial period. However, Belo Horizonte museums need to expand the discussions about ethnic and cultural diversity of both ancient and contemporary indigenous peoples. As museums are places for informal education, they have great potential tohost discussion on the indigenous issues and implement the law 11.645/2008.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGIndiosIndios CulturaMuseus Aspectos educacionaisMuseus etnológicos e coleçõesMuseus e escolasEducaçãoEstudos interculturaisCultura indigena brasileiraLeiMuseusPovos indígenasInterculturalidade11645/2008A cultura indígena nos museus da cidade de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_aline_barroso___2017.pdfapplication/pdf14765888https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKG8Z/1/disserta__o_aline_barroso___2017.pdf1d96c32a228dbada8db037b164092600MD51TEXTdisserta__o_aline_barroso___2017.pdf.txtdisserta__o_aline_barroso___2017.pdf.txtExtracted texttext/plain309572https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKG8Z/2/disserta__o_aline_barroso___2017.pdf.txtd21e785f3d57995641b01dd496ece7dcMD521843/BUOS-ARKG8Z2019-11-14 11:20:04.515oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ARKG8ZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:20:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cultura indígena nos museus da cidade de Belo Horizonte
title A cultura indígena nos museus da cidade de Belo Horizonte
spellingShingle A cultura indígena nos museus da cidade de Belo Horizonte
Aline Vicentina Santos Barroso
Cultura indigena brasileira
Lei
Museus
Povos indígenas
Interculturalidade
11645/2008
Indios
Indios Cultura
Museus Aspectos educacionais
Museus etnológicos e coleções
Museus e escolas
Educação
Estudos interculturais
title_short A cultura indígena nos museus da cidade de Belo Horizonte
title_full A cultura indígena nos museus da cidade de Belo Horizonte
title_fullStr A cultura indígena nos museus da cidade de Belo Horizonte
title_full_unstemmed A cultura indígena nos museus da cidade de Belo Horizonte
title_sort A cultura indígena nos museus da cidade de Belo Horizonte
author Aline Vicentina Santos Barroso
author_facet Aline Vicentina Santos Barroso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silvania Sousa Nascimento
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Betania Goncalves Figueiredo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Greciene Lopes dos Santos Maciel
dc.contributor.author.fl_str_mv Aline Vicentina Santos Barroso
contributor_str_mv Silvania Sousa Nascimento
Betania Goncalves Figueiredo
Greciene Lopes dos Santos Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura indigena brasileira
Lei
Museus
Povos indígenas
Interculturalidade
11645/2008
topic Cultura indigena brasileira
Lei
Museus
Povos indígenas
Interculturalidade
11645/2008
Indios
Indios Cultura
Museus Aspectos educacionais
Museus etnológicos e coleções
Museus e escolas
Educação
Estudos interculturais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Indios
Indios Cultura
Museus Aspectos educacionais
Museus etnológicos e coleções
Museus e escolas
Educação
Estudos interculturais
description Este trabalho estuda a presença da cultura indígena brasileira nos museus da cidade de Belo Horizonte/Minas Gerais. O objetivo da pesquisa foi construir um Roteiro Interpretativo (produto educacional), utilizando o aplicativo izi.TRAVEL, com os objetos que pertençam ou remetam à cultura indígena brasileira, presentes nas exposições permanentes, a partir de 2015, nos museus da cidade de Belo Horizonte. O roteiro intitulado: Entre ruas e aldeias: a cultura indígena nos museus da cidade de Belo Horizonte é composto por 6 atrações: 1ª Atração: Ruas e etnias: os povos indígenas em Minas Gerais; 2ª Atração: Linguagem; 3ª Atração: A ciência dos povos indígenas; 4ª Atração: O Trabalho; 5ª Atração: Cidadania; 6ª Atração: A infância indígena. A sua principal finalidade, é ser utilizado por professores da educação básica, sem distinção de disciplinas. Objetiva-se que este produto conduza a novas discussões, reflexões e conhecimentos sobre a cultura indígena brasileira e a Lei 11.645/2008 nas escolas; por meio dos acervos, objetos e exposições dos museus da cidade de Belo Horizonte. Inicialmente, a pesquisa foi realizada em trinta e nove (39) museus, dos quais, apenas sete (7) museus possuem objetos em exposição permanente, que pertençam ou remetam à cultura indígena brasileira. São eles: Museu dos Brinquedos, Museu de Artes e Ofícios, Museu Mineiro, Museu da Imagem e do som de Belo Horizonte, Espaço do Conhecimento UFMG, Centro de Memória da Justiça do Trabalho, Centro de Referência em Cartografia Histórica. A metodologia de trabalho utilizada foi a pesquisa documental realizada junto aos objetos, documentos, fotografias e vídeos presentes nos museus. O método da análise de conteúdo foi utilizado para analisar os discursos das Missões dos sete (7) museus. Os resultados do estudo indicam que a temática indígena está presente nos museus da cidade de Belo Horizonte, mas possui pouca visibilidade. Muitas exposições reportam aos povos indígenas no período Colonial e do Império. Há uma necessidade dos museus da cidade de Belo horizonte ampliarem as discussões sobre os povos indígenas e sua diversidade etnico-cultural no passado e na contemporaneidade. Pelo fato dos museus serem locais de educação não formal, eles se apresentam como grandes potenciais para a discussão da questão indígena e implementação da Lei 11.645/2008.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T11:08:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T11:08:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKG8Z
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKG8Z
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKG8Z/1/disserta__o_aline_barroso___2017.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKG8Z/2/disserta__o_aline_barroso___2017.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d96c32a228dbada8db037b164092600
d21e785f3d57995641b01dd496ece7dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676989063495680