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Silvania Sousa NascimentoBetania Goncalves FigueiredoGreciene Lopes dos Santos MacielAline Vicentina Santos Barroso2019-08-10T11:08:19Z2019-08-10T11:08:19Z2017-02-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKG8ZEste trabalho estuda a presença da cultura indígena brasileira nos museus da cidade de Belo Horizonte/Minas Gerais. O objetivo da pesquisa foi construir um Roteiro Interpretativo (produto educacional), utilizando o aplicativo izi.TRAVEL, com os objetos que pertençam ou remetam à cultura indígena brasileira, presentes nas exposições permanentes, a partir de 2015, nos museus da cidade de Belo Horizonte. O roteiro intitulado: Entre ruas e aldeias: a cultura indígena nos museus da cidade de Belo Horizonte é composto por 6 atrações: 1ª Atração: Ruas e etnias: os povos indígenas em Minas Gerais; 2ª Atração: Linguagem; 3ª Atração: A ciência dos povos indígenas; 4ª Atração: O Trabalho; 5ª Atração: Cidadania; 6ª Atração: A infância indígena. A sua principal finalidade, é ser utilizado por professores da educação básica, sem distinção de disciplinas. Objetiva-se que este produto conduza a novas discussões, reflexões e conhecimentos sobre a cultura indígena brasileira e a Lei 11.645/2008 nas escolas; por meio dos acervos, objetos e exposições dos museus da cidade de Belo Horizonte. Inicialmente, a pesquisa foi realizada em trinta e nove (39) museus, dos quais, apenas sete (7) museus possuem objetos em exposição permanente, que pertençam ou remetam à cultura indígena brasileira. São eles: Museu dos Brinquedos, Museu de Artes e Ofícios, Museu Mineiro, Museu da Imagem e do som de Belo Horizonte, Espaço do Conhecimento UFMG, Centro de Memória da Justiça do Trabalho, Centro de Referência em Cartografia Histórica. A metodologia de trabalho utilizada foi a pesquisa documental realizada junto aos objetos, documentos, fotografias e vídeos presentes nos museus. O método da análise de conteúdo foi utilizado para analisar os discursos das Missões dos sete (7) museus. Os resultados do estudo indicam que a temática indígena está presente nos museus da cidade de Belo Horizonte, mas possui pouca visibilidade. Muitas exposições reportam aos povos indígenas no período Colonial e do Império. Há uma necessidade dos museus da cidade de Belo horizonte ampliarem as discussões sobre os povos indígenas e sua diversidade etnico-cultural no passado e na contemporaneidade. Pelo fato dos museus serem locais de educação não formal, eles se apresentam como grandes potenciais para a discussão da questão indígena e implementação da Lei 11.645/2008.This study investigates the presence of the Brazilian indigenous culture in the city of Belo Horizonte's museums, in Minas Gerais state. The purpose of this research was to create an Interpretative itinerary (educational product) with izi. TRAVEL application for exploring objects that belong or refer to the Brazilian indigenous culture and have been part of the permanent exhibition in Belo Horizonte museums since 2015. The itinerary entitled Between Streets and Villages: the Indigenous Culture in Belo Horizonte Museums is composed of six attractions: first, Streets and Ethnicities: the Indigenous Peoples in Minas Gerais; second, Language; third, Indigenous Peoples Science; fourth, The Labor; fifth, Citizenship and sixth, The Indigenous Childhood. Its main purpose is to be used by basic education teachers no matter what they teach. It is aimed that this educational product inspire new discussions, reflections and knowledge acquisition in schools on the matter of Brazilian indigenous culture and the Law 11.645/2008 by means of promoting museum collections, artifacts and exhibitions in Belo Horizonte museums. Initially, the research was carried-out in thirty-nine (39) museums in which only seven (7) of them hold objects in permanent exhibitions that belong or refer to the Brazilian indigenous culture. Those are: Toy Museum (Museu dos Brinquedos), Arts and Crafts Museum (Museu de Artes e Ofícios), Mineiro Museum (Museu Mineiro), Belo Horizonte Audio-visual Museum (Museu da Imagem e do som de Belo Horizonte), UFMG Place of Knowledge (Espaço do Conhecimento UFMG), Labour Court Memory Center (Centro de Memória da Justiça do Trabalho), Historic Cartography Reference Center (Centro de Referência em Cartografia Histórica). The methodology consisted in a desk research of the objects, documents, photographs and videos found in the museums.The content analysis methodology was used to evaluate the discourse of the seven (7) museums missions. The result indicates that the indigenous issues are addressed in Belo Horizonte museums, but are not put in a prominent place. Many exhibitions portray the indigenous peoples from the Colonial and Imperial period. However, Belo Horizonte museums need to expand the discussions about ethnic and cultural diversity of both ancient and contemporary indigenous peoples. As museums are places for informal education, they have great potential tohost discussion on the indigenous issues and implement the law 11.645/2008.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGIndiosIndios CulturaMuseus Aspectos educacionaisMuseus etnológicos e coleçõesMuseus e escolasEducaçãoEstudos interculturaisCultura indigena brasileiraLeiMuseusPovos indígenasInterculturalidade11645/2008A cultura indígena nos museus da cidade de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_aline_barroso___2017.pdfapplication/pdf14765888https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKG8Z/1/disserta__o_aline_barroso___2017.pdf1d96c32a228dbada8db037b164092600MD51TEXTdisserta__o_aline_barroso___2017.pdf.txtdisserta__o_aline_barroso___2017.pdf.txtExtracted texttext/plain309572https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKG8Z/2/disserta__o_aline_barroso___2017.pdf.txtd21e785f3d57995641b01dd496ece7dcMD521843/BUOS-ARKG8Z2019-11-14 11:20:04.515oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ARKG8ZRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:20:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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