Trauma e testemunho em Dois irmãos, de Milton Hatoum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amanda Carvalho Azevedo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8BNN67
Resumo: A proposta central desta dissertação é a investigação de obras ficcionais cujo caráter possa ser reconhecido como 'testemunhal' ou de 'teor testemunhal'. Termos como 'testemunho', 'gênero testemunhal' ou mesmo 'literaturas de teor testemunhal' estão implicados em uma tendência crítica que ganhou força a partir de relatos de sobreviventes da Segunda Guerra e que pode servir de sustentação teórica para a leitura de diversas obras de literatura contemporânea. Trata-se de conceitos operacionais para a leitura crítica de obras literárias cujos relatos, geralmente feitos na primeira pessoa do discurso e sob alguma forma de mediação, fazem aflorar acontecimentos dramáticos, violentos e mesmo catastróficos a produzir quadros de opressão, trauma, perda e, na pior das hipóteses, morte. Tendo esse objetivo em vista, propomos desenvolver, sob a perspectiva 'testemunhal', a leitura crítico-teórica de três romances de Milton Hatoum: 'Dois irmãos', 'Relato de um certo Oriente' e 'Cinzas do Norte'. Nosso propósito é examinar dois romances do escritor amazonense, respectivamente 'Relato de um certo Oriente' e 'Cinzas do Norte', e mais detidamente o romance 'Dois irmãos', com o objetivo de identificar e abordar, em tais obras, seu caráter testemunhal, ou seja, a experiência-limite de seus narradores e de alguns de seus personagens. Segundo nossa hipótese, trata-se, em geral, de personagens marcados por experiências catastróficas tanto de ordem particular quanto coletiva. Nos relatos hatounianos, os narradores e/ou personagens lutam para compreender o outro e a si mesmos. O silêncio, os rastros de dor, o sentimento de perda e os embates com o passado são constantes. A partir de nosso postulado de que a obra romanesca de Milton Hatoum se dota de 'teor testemunhal', pretendemos apontar, nesse conceito, um novo operador crítico para se ler a literatura do escritor manauara.
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