Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_a42e08b86f8441741346c769aa5b06a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FZGKL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Marina de Lima TavaresSanter Alvares de MatosMaria Alaide Rosa2019-08-13T15:32:12Z2019-08-13T15:32:12Z2013-07-06http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FZGKLNeste trabalho, realizamos uma análise da seção orientações para o professor do manual do professor de um livro didático de Ciências do sexto ano do Ensino Fundamental aprovado no PNLD/ 2011, o qual propõe uma série de atividades de investigação, visando a verificar: a proposta teórico-metodológica da obra; a definição que a obra apresenta para as atividades de investigação e as orientações apresentadas para os professores sobre como executar as atividades de investigação propostas. Para fundamentar esta análise e constatar se há coerência entre a abordagem investigativa proposta na obra e a proposta na literatura, realizamos uma revisão da literatura sobre as atividades investigativas no ensino de Ciências,tendo como base alguns autores da Educação em Ciências Naturais como Gil Perez (1996); Lima(2000); Munford (2007); Castro (2008); Carvalho (2009); Sá (2009) e o material do curso de especialização em Ensino de Ciências por Investigação (ENCI). Como resultado, observamos que a situações-problema orienta e acompanha todo o processo de investigação, sendo que, ao professor, cabe o papel de questionador, passando de simples expositor a orientador do processo de ensino e ao engajamento dos estudantes para realizar as atividades, tanto por meio de práticas experimentais, de campo e de laboratório; de demonstração; de pesquisa; com filmes; de simulação de computador; com banco de dados; de avaliação de evidências. O trabalho permitiu perceber a importância da avaliação do livro didático para que os professores consigam escolher e utilizar livros com propostas inovadoras, em um ensino que valoriza a investigação, para proporcionar ao aluno, além da aprendizagem de conceitos e procedimentos, o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza da ciência.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticosEducaçãoCiência  Estudo e ensinoAtividades de investigaçãoLivro didáticoEnsino de CiênciasOs sentidos atribuídos às atividades investigativas em um livro didático de Ciências do sexto anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_maria.pdfapplication/pdf145564https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FZGKL/1/monografia_maria.pdf0b07f150115a9151003e313df4a8c3c3MD51TEXTmonografia_maria.pdf.txtmonografia_maria.pdf.txtExtracted texttext/plain71535https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FZGKL/2/monografia_maria.pdf.txta7a6391f930f8b737e783426c5657865MD521843/BUBD-9FZGKL2019-11-14 13:38:14.239oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FZGKLRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:38:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547314322604032