A relação entre ouvintes assíduos e o rádio: um estudo de usuários da informação a partir de uma perspectiva compreensiva
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Publication Date: | 2010 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFMG |
Download full: | http://hdl.handle.net/1843/ECID-87BKB3 |
Summary: | Apresenta-se uma análise sobre a relação que se estabelece entre ouvintes assíduos e o rádio. Para isso, utilizam-se aportes dos estudos de usuários da informação, adotando uma perspectiva compreensiva em consonância com a proposta de ampliação da agenda do campo. Reflete-se sobre as questões envolvidas na escuta radiofônica a partir da percepção dos ouvintes. Subsidiaram a análise entrevistas em profundidade com 15 pessoas que têm como hábito diário ouvir rádio. A análise dos dados coletados se organiza em oito tópicos, a saber: companhia e afeto; emoção; identificação; imaginação; aprendizado; interação; agilidade e mobilidade; hábito. Este trabalho relaciona os vários aspectos da relação rádio/ouvinte às dimensões afetiva, social, criativa e existencial da informação radiofônica. Destaca a complexidade dos processos informacionais e a importância de uma posturacompreensiva para a análise de tais processos |
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Carlos Alberto Avila AraujoAdriana Bogliolo Sirihal DuarteMaria Aparecida MouraVanessa Padrao de Vasconcelos PaivaMarina Torres Pessoa2019-08-12T08:58:26Z2019-08-12T08:58:26Z2010-05-27http://hdl.handle.net/1843/ECID-87BKB3Apresenta-se uma análise sobre a relação que se estabelece entre ouvintes assíduos e o rádio. Para isso, utilizam-se aportes dos estudos de usuários da informação, adotando uma perspectiva compreensiva em consonância com a proposta de ampliação da agenda do campo. Reflete-se sobre as questões envolvidas na escuta radiofônica a partir da percepção dos ouvintes. Subsidiaram a análise entrevistas em profundidade com 15 pessoas que têm como hábito diário ouvir rádio. A análise dos dados coletados se organiza em oito tópicos, a saber: companhia e afeto; emoção; identificação; imaginação; aprendizado; interação; agilidade e mobilidade; hábito. Este trabalho relaciona os vários aspectos da relação rádio/ouvinte às dimensões afetiva, social, criativa e existencial da informação radiofônica. Destaca a complexidade dos processos informacionais e a importância de uma posturacompreensiva para a análise de tais processosPresents an analysis of the relationship established between regular radio listeners and radio. For this, it uses the contributions of studies of information users, adopting a comprehensive perspective in line with the proposal to expand the agenda of the field. It discusses the issues involved in listening to radio from the perception of listeners. In-depthinterviews with 15 people whose daily listen to radio supported the analysis. Analysis of data collected is organized into eight topics: company and affection; emotion; identification; imagination; learning; interaction; agility and mobility; habit. This study relates variousaspects of the relationship radio/listener to the emotional, social, creative and existential dimensions of radio information. Highlights the complexity of information processes and the importance of a comprehensive approach to the analysis of such processesUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGRadiouvintesRadiouvintes Estudo de usuáriosCiência da informaçãoRádioEstudos de usuários da informaçãoRelaçãoOuvinteInformaçãorádio/ouvinteA relação entre ouvintes assíduos e o rádio: um estudo de usuários da informação a partir de uma perspectiva compreensivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacaoanexoverdigfinal.pdfapplication/pdf5944286https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-87BKB3/1/dissertacaoanexoverdigfinal.pdfeada177aef5f4a852fb3a8eb23a63415MD51TEXTdissertacaoanexoverdigfinal.pdf.txtdissertacaoanexoverdigfinal.pdf.txtExtracted texttext/plain211517https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-87BKB3/2/dissertacaoanexoverdigfinal.pdf.txt8f3a9dbea3c3a9925b17d7fb26815560MD521843/ECID-87BKB32019-11-14 15:29:35.904oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-87BKB3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:29:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Apresenta-se uma análise sobre a relação que se estabelece entre ouvintes assíduos e o rádio. Para isso, utilizam-se aportes dos estudos de usuários da informação, adotando uma perspectiva compreensiva em consonância com a proposta de ampliação da agenda do campo. Reflete-se sobre as questões envolvidas na escuta radiofônica a partir da percepção dos ouvintes. Subsidiaram a análise entrevistas em profundidade com 15 pessoas que têm como hábito diário ouvir rádio. A análise dos dados coletados se organiza em oito tópicos, a saber: companhia e afeto; emoção; identificação; imaginação; aprendizado; interação; agilidade e mobilidade; hábito. Este trabalho relaciona os vários aspectos da relação rádio/ouvinte às dimensões afetiva, social, criativa e existencial da informação radiofônica. Destaca a complexidade dos processos informacionais e a importância de uma posturacompreensiva para a análise de tais processos |
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