Estratégia lúdica para melhorar a adesão ao tratamento medicamentoso dos pacientes hipertensos analfabetos da Equipe de Saúde da Família 1 da Unidade Básica de Saúde Alcides Lins
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CBFGT |
Resumo: | Este trabalho relata a experiência da implantação de estratégia lúdica para o entendimento da prescrição médica, por parte dos pacientes hipertensos analfabetos funcionais atendidos pela Equipe de Saúde da Família 1 da Unidade Básica de Saúde Alcides Lins, promovendo o uso correto da medicação e adesão ao tratamento. Iniciou-se com breve pesquisa bibliográfica, que possibilitasse a contextualização do tema adesão do hipertenso analfabeto funcional à terapia medicamentosa. Em seguida realizou-se análise documental relativa à população hipertensa analfabeta e alfabetizada da área de abrangência desta equipe. Assim, foi implantada a estratégia lúdica para o entendimento da prescrição médica. Após determinado período de tempo percebeu-se que, dentre os pacientes hipertensos analfabetos, o número de pacientes classificados como moderados e, principalmente, classificados como graves diminuiu consideravelmente após a intervenção, enquanto o contrário foi observado entre os pacientes classificados como hipertensos leves e controlados. Este relato de experiência demonstrou que, após a implantação de estratégias lúdicas para melhorar a adesão ao tratamento medicamentoso de pacientes hipertensos, houve considerável queda dos níveis pressóricos destes pacientes. Ademais, o trabalho corrobora a importância da adesão ao tratamento medicamentoso por parte dos pacientes hipertensos para controle da doença. |
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Flavia Sampaio Latini GomesFulvio Eugenio Motta de Castro2019-08-11T03:25:15Z2019-08-11T03:25:15Z2011-10-08http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CBFGTEste trabalho relata a experiência da implantação de estratégia lúdica para o entendimento da prescrição médica, por parte dos pacientes hipertensos analfabetos funcionais atendidos pela Equipe de Saúde da Família 1 da Unidade Básica de Saúde Alcides Lins, promovendo o uso correto da medicação e adesão ao tratamento. Iniciou-se com breve pesquisa bibliográfica, que possibilitasse a contextualização do tema adesão do hipertenso analfabeto funcional à terapia medicamentosa. Em seguida realizou-se análise documental relativa à população hipertensa analfabeta e alfabetizada da área de abrangência desta equipe. Assim, foi implantada a estratégia lúdica para o entendimento da prescrição médica. Após determinado período de tempo percebeu-se que, dentre os pacientes hipertensos analfabetos, o número de pacientes classificados como moderados e, principalmente, classificados como graves diminuiu consideravelmente após a intervenção, enquanto o contrário foi observado entre os pacientes classificados como hipertensos leves e controlados. Este relato de experiência demonstrou que, após a implantação de estratégias lúdicas para melhorar a adesão ao tratamento medicamentoso de pacientes hipertensos, houve considerável queda dos níveis pressóricos destes pacientes. Ademais, o trabalho corrobora a importância da adesão ao tratamento medicamentoso por parte dos pacientes hipertensos para controle da doença.This paper reports the experience of playful deployment strategy for understanding the prescription, by functional illiterates hypertensive patients served by the Family Health Team 1 of the Basic Health Unit Alcides Lins, promoting the proper use of medication and treatment adherence . It began with a brief literature review, to allow the contextualization of the issue of adherence to the functional illiterate hypertensive drug therapy. Then documentary analysis was performed on the hypertensive population illiterate and literate of the area of this team. Thus, the strategy was implemented to understand the playful prescription. After a certain period of time it was felt that, among hypertensive patients illiterate, the number of patients classified as moderate and mainly classified as serious fell considerably after the intervention, whereas the opposite was observed among hypertensive patients classified as light, controlled . This experience report showed that after the implementation of play strategies to improve adherence to drug treatment of hypertensive patients, there was a considerable drop in blood pressure in these patients. Moreover, the work confirms the importance of adherence to drug treatment by hypertensive patients to control the disease.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstratégia Saúde da FamilíaAdesão ao tratamento medicamentosoAnalfabetismoHipertensãoEstratégia lúdica para melhorar a adesão ao tratamento medicamentoso dos pacientes hipertensos analfabetos da Equipe de Saúde da Família 1 da Unidade Básica de Saúde Alcides Linsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_f_lvio_eug_nio_motta_de_castro.pdfapplication/pdf424315https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CBFGT/1/monografia_f_lvio_eug_nio_motta_de_castro.pdff03b549ff859785f645518bf898bd846MD51TEXTmonografia_f_lvio_eug_nio_motta_de_castro.pdf.txtmonografia_f_lvio_eug_nio_motta_de_castro.pdf.txtExtracted texttext/plain49725https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CBFGT/2/monografia_f_lvio_eug_nio_motta_de_castro.pdf.txt91f6adb7468830d4a025af6e36630c54MD521843/BUBD-9CBFGT2019-11-14 08:55:19.011oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9CBFGTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:55:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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