Altino Caixeta e Haroldo de Campos: poéticas da desconstrução
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SJHG7 |
Resumo: | Trata-se de um estudo comparativo das obras de Altino Caixeta de Castro e Haroldo de Campos à luz das poéticas da desconstrução, em que se busca identificar os pontos de articulação/diferença entre poetas. Para tanto, foram analisados, especialmente, os livros Cadela da rosa: com fissão da flor (1980) e Diário da rosa errância e prosoemas (1989), de Altino Caixeta de Castro, e Galáxias (1976), de Haroldo de Campos. Os pontos de aproximação entre ambos sobressaem, principalmente, pela freqüente interxtextualidade e pela multiplicidade de linguagens que marcam significativamente suas poéticas; por uma concepção da escritura como "jogo", pela reinvenção criativa e crítica que fazem da tradição, bem como pela utilização de recursos desconstrutores em suas escrituras. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico a formulação de "campo de consistência", constructo-tributário das reflexões de Jacques Derrida (processos de desconstrução, escritura como jogo), Maurice Blanchot (a escrita como desastre), Jorge Luiz Borges (biblioteca de indecicíveis), Ludwuig Wtttgenstein (jogos de linguagem) e Gilles Deleuze (plano de imanência). Conclui-se tanto Haroldo de Campos quanto Altino Caixeta, nas obras acima citadas, realizam incessantes desterritorializações no campo da sintaxe, do léxico, da lógica, e da semântica. No entanto, os procedimentos executados na materialidade da linguagem variam significativamente entre esses poetas, alçando diferentes efeitos de desestabilização do código estabelecido. Enfim, constata-se que Haroldo de Campos e Altino Caixeta trouxeram uma contribuição significativa à poesia brasileira do século XX. |
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Maria Ester Maciel de Oliveira BorgesCélia de Moraes Rego PedrosaMaria Zilda Ferreira CuryRodrigo Guimaraes Silva2019-08-11T15:28:43Z2019-08-11T15:28:43Z2006-08-16http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SJHG7Trata-se de um estudo comparativo das obras de Altino Caixeta de Castro e Haroldo de Campos à luz das poéticas da desconstrução, em que se busca identificar os pontos de articulação/diferença entre poetas. Para tanto, foram analisados, especialmente, os livros Cadela da rosa: com fissão da flor (1980) e Diário da rosa errância e prosoemas (1989), de Altino Caixeta de Castro, e Galáxias (1976), de Haroldo de Campos. Os pontos de aproximação entre ambos sobressaem, principalmente, pela freqüente interxtextualidade e pela multiplicidade de linguagens que marcam significativamente suas poéticas; por uma concepção da escritura como "jogo", pela reinvenção criativa e crítica que fazem da tradição, bem como pela utilização de recursos desconstrutores em suas escrituras. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico a formulação de "campo de consistência", constructo-tributário das reflexões de Jacques Derrida (processos de desconstrução, escritura como jogo), Maurice Blanchot (a escrita como desastre), Jorge Luiz Borges (biblioteca de indecicíveis), Ludwuig Wtttgenstein (jogos de linguagem) e Gilles Deleuze (plano de imanência). Conclui-se tanto Haroldo de Campos quanto Altino Caixeta, nas obras acima citadas, realizam incessantes desterritorializações no campo da sintaxe, do léxico, da lógica, e da semântica. No entanto, os procedimentos executados na materialidade da linguagem variam significativamente entre esses poetas, alçando diferentes efeitos de desestabilização do código estabelecido. Enfim, constata-se que Haroldo de Campos e Altino Caixeta trouxeram uma contribuição significativa à poesia brasileira do século XX.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCastro, Altino Caixeta de, 1916- Crítica e interpretaçãoDeleuze, Giles, 1925-1995Borges, Jorge Luis, 1899-1986 Crítica e interpretaçãoIntertextualidadePoesia brasileira Séc XXWittgenstein, Ludwig, 1889-1951Literatura comparadaPoéticaCampos, Haroldo de, 1929 Crítica e interpretaçãoDerrida, Jacques, 1930-Blanchot, Maurice, 1907-Haroldo de CamposAltino CaixetaModernismoAltino Caixeta e Haroldo de Campos: poéticas da desconstruçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtesedefinitiva_17_09_2006_e_mail.pdfapplication/pdf1269250https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6SJHG7/1/tesedefinitiva_17_09_2006_e_mail.pdf54037c3e5740d1a3d63f9ed04fd76f64MD51TEXTtesedefinitiva_17_09_2006_e_mail.pdf.txttesedefinitiva_17_09_2006_e_mail.pdf.txtExtracted texttext/plain585305https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6SJHG7/2/tesedefinitiva_17_09_2006_e_mail.pdf.txt6d0e5d5a539b9e39ff4da32566a58a5cMD521843/ALDR-6SJHG72019-11-14 07:05:07.918oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6SJHG7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:05:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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