Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_a6138cfb8fdaddd02780186b1c522405
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GFJ5M
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Eunice Francisca MartinsLorena Marcia de Freitas Marques2019-08-09T16:18:35Z2019-08-09T16:18:35Z2013-08-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFJ5MTrata-se de uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de identificar nas dissertações e teses da enfermagem brasileira a abordagem das práticas educativas na assistência pré-natal e as estratégias adotadas na realização dessa ação. O período estudado compreende os anos de 2007 a 2011, sendo a base de dados utilizada o banco de teses e dissertações do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem (CEPEn-ABEn). Após a aplicação das etapas dessa modalidade de revisão foram selecionados e analisados 21 estudos que atenderam os critérios de inclusão. Os resultados mostraram que o quantitativo de produções sobre o tema ainda é pequeno, atingindo menos de 1,0% das publicações do período estudado e revelam a desigualdade entre as regiões do país no que se refere ao local de desenvolvimento das pesquisas. O estudo mostra as diversas formas encontradas para a realização da educação em saúde durante o acompanhamento pré-natal. No entanto, identificou-se a não realização de práticas educativas e elevado percentual de práticas educativas verticais nos estudos analisados. Constatou-se que o desenvolvimento de práticas educativas durante o acompanhamento pré-natal ainda permanece como um problema para os profissionais de saúde, especialmente para as mulheres que carecem de informações importantes para melhor vivenciar este momento de suas vidas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnfermagem ObstétricaPráticas educativasProcessos educativosGestantesAções educativasGravidez e pré-natalPráticas educativas na atenção pré-natal e a produção científica da enfermagem brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALceeo._pr_ticas_educativas_na_aten__o_pr__natal_e_a_produ__o_cient_fica_da__enfermagem_brasileira._marques_nacif__l.m.f.pdfapplication/pdf1632327https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFJ5M/1/ceeo._pr_ticas_educativas_na_aten__o_pr__natal_e_a_produ__o_cient_fica_da__enfermagem_brasileira._marques_nacif__l.m.f.pdf296b44b45856e8caf4fa121807c67fc6MD51TEXTceeo._pr_ticas_educativas_na_aten__o_pr__natal_e_a_produ__o_cient_fica_da__enfermagem_brasileira._marques_nacif__l.m.f.pdf.txtceeo._pr_ticas_educativas_na_aten__o_pr__natal_e_a_produ__o_cient_fica_da__enfermagem_brasileira._marques_nacif__l.m.f.pdf.txtExtracted texttext/plain31826https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFJ5M/2/ceeo._pr_ticas_educativas_na_aten__o_pr__natal_e_a_produ__o_cient_fica_da__enfermagem_brasileira._marques_nacif__l.m.f.pdf.txtf409f0791c9a5a9f4e2f94e8725b8e1eMD521843/BUBD-9GFJ5M2019-11-14 08:50:40.947oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GFJ5MRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:50:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548142794113024