Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_a6152db125efce70bd053c27becca381
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-7WNHYU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Miguel MahfoudAlex Fernandes Magalhaes2019-08-11T05:01:39Z2019-08-11T05:01:39Z2006-10-30http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7WNHYUEste trabalho tem como objetivo analisar o processo de construção do patrimônio cultural imaterial nas políticas públicas de preservação em Minas Gerais,verificando o sentido a ele atribuído. Adotou-se aqui uma a análise qualitativa de conteúdo de entrevistas semi-estruturadas realizadas com técnicos responsáveis pelo levantamento e registro de bens patrimoniais do IEPHA MG. Tomaram-se como objetos de análise os casos do queijo do Serro MG, da cachaça mineira e da lei de ICMS a fim de se verificar elementos comuns significativos que se presentificam e marcam os processos políticos de preservação de patrimônio imaterial no estado de Minas Gerais. Buscou-se, ainda, ressaltar as contribuições que possam ser trazidas pela Psicologia Social aos estudos que contemplem as discussões sobre a preservação de patrimônio histórico-cultural no Brasil. Para tanto, discutiram-se aqui alguns temas como patrimônio cultural, identidade cultural, memória coletiva e tradição, numa perspectiva construcionista e interdisciplinar, o que possibilitou análises pautadas numa sustentação teórica concisa, atendendo, assim, aos objetivos deste trabalho. Percebeu-se, ao final da análise e nas inferências que dela emergiram, que o aspecto econômico serve de base para os sentidos atribuídos ao patrimônio de caráter imaterial e isso se deve em parte pela cultura capitalista do mundo ocidental, inclusive no âmbito do capital simbólico, envolvendo até mesmo os técnicos, enquanto mediadores no processo político, ou enquanto reprodutores de formas e estratégias de ação. Observou-se que a tradicionalidade, os aspectos históricos e culturais se justificam pelo valor econômico que predomina pela própria funcionalidade a que se destina a proteção de um bem como patrimônio. Há de se considerar, entretanto, que, para que os bens culturais que compõem o patrimônio imaterial se tornem representativos do universo simbólico que reflete a diversidade e a identidade cultural de Minas Gerais, seriam necessárias ações que pudessem introduzir a questão do patrimônio e seus significados no âmbito dos interesses da sociedade, o que parece ser, atualmente, uma preocupação entre os técnicos do IEPHA MG. As políticas culturais devem tomar as práticas sociais, suas representações e interpretações como base para o estabelecimento de um patrimônio que possibilite um sentimento de pertencimento no que se refere ao seu ambiente social, mesclando, assim, passado, presente e futuro, através dos usos e relações sociais gerais e fortalecendo as práticas de cidadania. Práticas que possibilitem, mesmo em relação a tamanha diversidade, pontos de identificação a todos os grupos e indivíduos, com o estabelecimento de tolerância e respeito às diferenças de modos de pensar, agir e sentir que caracterizam a vida humana.This thesis purposes to analyze the process of construction of the intangible cultural patrimony in the preservation public policies in Minas Gerais, verifying the meaning attributed to it. It was adopted a qualitative content analysis of semistructured interviews applied to some technicians responsible for the survey and patrimonial registries of IEPHA MG. Some objects of analysis, such as the cheese from Serro MG, the cachaça from Minas Gerais and the law of ICMS, were selected in order to verify some common significant elements that are present and remarkable on the political processes of preservation of the intangible patrimony in the state of Minas Gerais. One tried to outline the contributions that may be brought by Social Psychology to the studies that focus the discussion about preservation of historic-cultural patrimony in Brazil. In order to do so, some themes as cultural patrimony, cultural identity, collective memory and tradition were discussed here in a constructionist and interdisciplinary perspective, what enabled analysis based on a concise theoretical sustentation. That is the way it would be possible to achieve the objectives of this thesis. At the end of the analysis and from the inferences that came up with it, one realized that the economic aspect serves as basis for the signification attributed to intangible patrimony due to the capitalistic culture, including the field of symbolic capital. It involves even the technicians themselves, as mediators on the political process or as reproducers of forms and strategy of action. It was observed that the traditional, the historical and the cultural aspects are justified by an economic value that prevails over the others by the functionality that the protection of an asset as patrimony destines to. Nevertheless, it is considered that would be necessary actions that could introduce the heritage question and its meanings in the ambit of the interest of the society, in order to make the cultural assets that constitute the intangible patrimony become representatives of the symbolic universe that reflects the diversity and cultural identity in Minas Gerais That is the question that appears to be, nowadays, one of the preoccupations among the technicians of IEPHA MG. The cultural policies must take the social practices, its representations and interpretations as the basis for the establishment of a patrimony that brings up a feeling of fitting to its social environment, joining, this way, past, present and future, through its uses and general social relationships and strengthening the citizenship practices. These practices must allow, even though among such diversity, identification points to all groups and individuals, establishing tolerance and respect to differences of thinking, acting and feeling that distinguish the human life.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPsicologia socialPatrimonio cultural ProteçãoPsicologiaculturalPatrimônio culturalTradiçãoPolíticas de preservaçãoMemória coletivaProdução de sentidosIdentidadeA construção do patrimônio cultural imaterial nas políticas de preservação em Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALalex_fernandes_magalh_es___disserta__o_parcial_2010.pdfapplication/pdf105946https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-7WNHYU/1/alex_fernandes_magalh_es___disserta__o_parcial_2010.pdf1bf0072c5c757390b695663b07be9104MD511843/VCSA-7WNHYU2019-08-11 02:01:39.377oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-7WNHYURepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-11T05:01:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547327417221120