Avaliação cognitiva e de respostas evocadas auditivas em regime permanente do rato Wistar audiogênico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hyorrana Priscila Pereira Pinto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B49LKK
Resumo: As crises epiléticas podem causar modificações morfológicas e funcionais no tecido neural, podendo gerar um comprometimento das funções cognitivas. Dentre todas as comorbidades que podem ser geradas como consequência do processo epileptogênico, o comprometimento da memória se destaca, possuindo uma maior prevalência. Desta forma, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a função cognitiva em um circuito epileptogênico, por meio de potenciais evocados auditivos em regime permanente (PEArp), utilizando-se o modelo animal genético nomeado: rato Wistar audiogênico (WAR). Estes animais apresentam uma convulsão tônico-clônica induzida por estimulação sonora de alta intensidade envolvendo estruturas mesencefálicas, bem como convulsões límbicas, após repetidas estimulações sonoras de alta intensidade: abrasamento audiogênico. Com o intuito de respondermos a seguinte hipótese: A facilitação acústico-límbica do rato Wistar audiogênico prejudica o aprendizado associativo auditivo, ratos Wistar (n=82) e ratos WAR (n=67) foram submetidos aos seguintes protocolos: (1) Estimulação sonora seguida por análise imunohistoquímica (cFos) para avaliação da hiperexcitabilidade; (2) Testes comportamentais para avaliação da função locomotora; (3) Paradigma de condicionamento ao medo auditivo e contextual e (4) teste de reconhecimento de objeto novo. Nossos resultados eletrofisiológicos e imunohistoquímicos sugerem que há uma hiperexcitabilidade na via acústica do WAR. Ainda, sugerimos que a facilitação acústico-límbica encontrada na circuitaria epileptogênica do WAR prejudica o aprendizado associativo aversivo na tarefa de condicionamento auditivo (unimodal), entretanto beneficia o aprendizado na tarefa de condicionamento ao medo contextual (multimodal). Sugerimos que essa ambiguidade de desempenho se deva pela utilização de diferentes circuitos neurais para mediar as respostas condicionadas, bem como pela facilidade de associar o contexto presente no dia do treino, moduladas pelas projeções amigdalares hipersíncronas do WAR
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Com o intuito de respondermos a seguinte hipótese: A facilitação acústico-límbica do rato Wistar audiogênico prejudica o aprendizado associativo auditivo, ratos Wistar (n=82) e ratos WAR (n=67) foram submetidos aos seguintes protocolos: (1) Estimulação sonora seguida por análise imunohistoquímica (cFos) para avaliação da hiperexcitabilidade; (2) Testes comportamentais para avaliação da função locomotora; (3) Paradigma de condicionamento ao medo auditivo e contextual e (4) teste de reconhecimento de objeto novo. Nossos resultados eletrofisiológicos e imunohistoquímicos sugerem que há uma hiperexcitabilidade na via acústica do WAR. Ainda, sugerimos que a facilitação acústico-límbica encontrada na circuitaria epileptogênica do WAR prejudica o aprendizado associativo aversivo na tarefa de condicionamento auditivo (unimodal), entretanto beneficia o aprendizado na tarefa de condicionamento ao medo contextual (multimodal). Sugerimos que essa ambiguidade de desempenho se deva pela utilização de diferentes circuitos neurais para mediar as respostas condicionadas, bem como pela facilidade de associar o contexto presente no dia do treino, moduladas pelas projeções amigdalares hipersíncronas do WARSeizures can cause morphological and functional changes in neural tissue, and may lead to cognitive functions impairment. Among all the comorbidities that can be generated as a consequence of the epileptogenic process, the memory impairment stands out, having a higher prevalence. Thus, this work was developed with the objective to assess the cognitive function in an epileptogenic circuitry, with concomitant recordings of auditory steady state responses (ASSR), using the genetic animal model named: Wistar audiogenic rat (WAR). These animals manifest a tonic-clonic convulsion induced by repeated highintensity sound stimulation involving mesencephalic substrates, as well as limbic seizures, after chronically applied high-intensity stimulation: audiogenic kindling. In order to answer the following hypothesis: "WARs acoustic-limbic facilitation harms auditory associative learning", Wistar rats (n = 82) and WARs (n = 67) were submitted to the following protocols: Sound stimulation followed by immunohistochemical analysis (cFos) to evaluate hyperexcitability; (2) Behavioral tests for locomotor function evaluation; (3) auditory and contextual fear conditioning and (4) new object recognition test. Our electrophysiological and immunohistochemical results suggest that there is a hyperexcitability in the acoustic pathway of WAR. We suggest that acoustic-limbic facilitation in WARs impairs learning on the auditory conditioning fear learning, but benefits the contextual conditioning fear learning. We suggest that this ambiguity of performance is due to the use of different neural circuits to mediate the conditioned responses, as well as the facility to associate the context present on the training day, modulated by WAR's hypersynchronous amygdalar projectionsUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEpilepsiaComprometimento cognitivoPotenciais evocados auditivosNeurociênciasRatos WistarNeurociênciasAvaliação cognitiva e de respostas evocadas auditivas em regime permanente do rato Wistar audiogênicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_hyorrana.pdfapplication/pdf2689045https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B49LKK/1/tese_hyorrana.pdf414fc020c3d86780e259478905e66d9aMD51TEXTtese_hyorrana.pdf.txttese_hyorrana.pdf.txtExtracted texttext/plain173888https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B49LKK/2/tese_hyorrana.pdf.txt12b40a55cb77c74412b46f47e5eb34bfMD521843/BUOS-B49LKK2019-11-14 13:46:14.981oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B49LKKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:46:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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