Avaliação de impacto do curso de aperfeiçoamento em Saúde Mental: um projeto de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elzimar Evangelista Peixoto Pinto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GRJQN
Resumo: Este trabalho caracteriza-se por propor um projeto de intervenção a partir de diagnóstico situacional em que se identificaram possíveis fragilidades na gestão dos processos educativos na Escola Técnica e Formação Profissional em Saúde, do município de Vitória. Após o levantamento e priorização do problema, definiram-se seus objetivos, com o propósito de estruturar o processo de avaliação de resultado ede impacto no curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental, Para tanto foram elencados como objetivos específicos a identificação de instrumentos que possam mensurar resultado e impacto, a aplicação destes instrumentos e, por fim, a avaliação de resultado e impacto do curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental na rede de cuidados aos indivíduos em sofrimento psíquico. Realizou-se a busca em livros e banco de dados para aprofundamento do tema e construção de um plano de ação capaz de responder aos objetivos descritos. Espera-se que após a conclusão do processo de avaliação de resultado e de impacto no curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental esta prática possa ser replicada em outros cursos oferecidos pela Escola Técnica e Formação Profissional em Saúde, fortalecendo o compromissocom o fazer na educação e na saúde.
id UFMG_a64de1923ee3956ab167b47ccadb449a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GRJQN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eulita Maria BarcelosMaria Dolores Soares MadureiraElzimar Evangelista Peixoto Pinto2019-08-13T17:57:36Z2019-08-13T17:57:36Z2013-06-16http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GRJQNEste trabalho caracteriza-se por propor um projeto de intervenção a partir de diagnóstico situacional em que se identificaram possíveis fragilidades na gestão dos processos educativos na Escola Técnica e Formação Profissional em Saúde, do município de Vitória. Após o levantamento e priorização do problema, definiram-se seus objetivos, com o propósito de estruturar o processo de avaliação de resultado ede impacto no curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental, Para tanto foram elencados como objetivos específicos a identificação de instrumentos que possam mensurar resultado e impacto, a aplicação destes instrumentos e, por fim, a avaliação de resultado e impacto do curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental na rede de cuidados aos indivíduos em sofrimento psíquico. Realizou-se a busca em livros e banco de dados para aprofundamento do tema e construção de um plano de ação capaz de responder aos objetivos descritos. Espera-se que após a conclusão do processo de avaliação de resultado e de impacto no curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental esta prática possa ser replicada em outros cursos oferecidos pela Escola Técnica e Formação Profissional em Saúde, fortalecendo o compromissocom o fazer na educação e na saúde.This study is characterized by proposing an intervention project based on a situational diagnosis in which possible weaknesses were identified in the management of educational processes at the Technical School and Vocational Training in Health (Escola Técnica e Formação Profissional em Saúde), of the city of Vitória. After the assessment and prioritization of the problem, its objectives were defined, namely to structure an evaluation process of results and impact in the Mental Health Development course. For such, specific objectives were elected to bethe identification of tools to measure results and impact, the application of these tools, and finally, the evaluation of results and impact of the Mental Health Development course in the care network for individuals suffering psychological distress. Research was conducted in books and databases for a deeper knowledge on the subject, and the construction of an action plan capable of meeting the objectives described. It is expected that upon completion of the assessment of the results and impact in the Mental Health Development course, this practice can be replicated in other courses offered by the Technical School and Vocational Trainingin Health, strengthening the commitment to achievement in education and healthUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemAvaliação em saúdeAvaliação de resultadoAvaliação de impactoAvaliação de impacto do curso de aperfeiçoamento em Saúde Mental: um projeto de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_elzimar_evangelista_peixoto_pinto_1_.pdfapplication/pdf283367https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GRJQN/1/tcc_elzimar_evangelista_peixoto_pinto_1_.pdf9660b71fbb339c2e32ea6f4c105d0d19MD51TEXTtcc_elzimar_evangelista_peixoto_pinto_1_.pdf.txttcc_elzimar_evangelista_peixoto_pinto_1_.pdf.txtExtracted texttext/plain49808https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GRJQN/2/tcc_elzimar_evangelista_peixoto_pinto_1_.pdf.txt176a7b7d8add67671a53dcab9af9c09dMD521843/BUBD-9GRJQN2019-11-14 17:06:19.759oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GRJQNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:06:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de impacto do curso de aperfeiçoamento em Saúde Mental: um projeto de intervenção
title Avaliação de impacto do curso de aperfeiçoamento em Saúde Mental: um projeto de intervenção
spellingShingle Avaliação de impacto do curso de aperfeiçoamento em Saúde Mental: um projeto de intervenção
Elzimar Evangelista Peixoto Pinto
Avaliação em saúde
Avaliação de resultado
Avaliação de impacto
Educação em Enfermagem
title_short Avaliação de impacto do curso de aperfeiçoamento em Saúde Mental: um projeto de intervenção
title_full Avaliação de impacto do curso de aperfeiçoamento em Saúde Mental: um projeto de intervenção
title_fullStr Avaliação de impacto do curso de aperfeiçoamento em Saúde Mental: um projeto de intervenção
title_full_unstemmed Avaliação de impacto do curso de aperfeiçoamento em Saúde Mental: um projeto de intervenção
title_sort Avaliação de impacto do curso de aperfeiçoamento em Saúde Mental: um projeto de intervenção
author Elzimar Evangelista Peixoto Pinto
author_facet Elzimar Evangelista Peixoto Pinto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eulita Maria Barcelos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Dolores Soares Madureira
dc.contributor.author.fl_str_mv Elzimar Evangelista Peixoto Pinto
contributor_str_mv Eulita Maria Barcelos
Maria Dolores Soares Madureira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação em saúde
Avaliação de resultado
Avaliação de impacto
topic Avaliação em saúde
Avaliação de resultado
Avaliação de impacto
Educação em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em Enfermagem
description Este trabalho caracteriza-se por propor um projeto de intervenção a partir de diagnóstico situacional em que se identificaram possíveis fragilidades na gestão dos processos educativos na Escola Técnica e Formação Profissional em Saúde, do município de Vitória. Após o levantamento e priorização do problema, definiram-se seus objetivos, com o propósito de estruturar o processo de avaliação de resultado ede impacto no curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental, Para tanto foram elencados como objetivos específicos a identificação de instrumentos que possam mensurar resultado e impacto, a aplicação destes instrumentos e, por fim, a avaliação de resultado e impacto do curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental na rede de cuidados aos indivíduos em sofrimento psíquico. Realizou-se a busca em livros e banco de dados para aprofundamento do tema e construção de um plano de ação capaz de responder aos objetivos descritos. Espera-se que após a conclusão do processo de avaliação de resultado e de impacto no curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental esta prática possa ser replicada em outros cursos oferecidos pela Escola Técnica e Formação Profissional em Saúde, fortalecendo o compromissocom o fazer na educação e na saúde.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T17:57:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T17:57:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GRJQN
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GRJQN
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GRJQN/1/tcc_elzimar_evangelista_peixoto_pinto_1_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GRJQN/2/tcc_elzimar_evangelista_peixoto_pinto_1_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9660b71fbb339c2e32ea6f4c105d0d19
176a7b7d8add67671a53dcab9af9c09d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589337366921216