Estimativas de mortalidade adulta feminina por nível de escolaridade no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elisenda Renteria Perez
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8ELQ3Y
Resumo: Embora exista uma vasta literatura sobre o estudo dos diferenciais na mortalidade adulta por status socioeconômico nos países desenvolvidos, a produção sobre este tema é ainda escassa nos países em desenvolvimento. O Brasil não é exceção. Apesar de ser um dos países com maiores níveis de desigualdade social, e da longa tradição de pesquisa nesta área, ainda sabe-se muito pouco sobre como as disparidades socioeconômicas afetam a mortalidade. A grande dificuldade reside na obtenção de dados confiáveis para a geração de estimativas consistentes. O objetivo principal desta tese é desenvolver uma nova metodologia que permita estimar taxas de mortalidade por status socioeconômico utilizando dados individuais de pesquisas domiciliares. Esta metodologia, aqui chamada de Método Estocástico para Mortalidade Adulta MEMA - é inspirada no método de orfandade de Brass, já que combina informações retrospectivas sobre a sobrevivência e sobre o status socioeconômico dos progenitores dos entrevistados pela pesquisa domiciliar. O MEMA se diferencia, principalmente, do método clássico de orfandade pela utilização de microdados, ao invés de dados agregados, e pela aplicação de diversas técnicas estatísticas. Desta forma é possível associar a mortalidade com outras variáveis coletadas pela pesquisa, medindo a significância estatística dos diferenciais de mortalidade na população em estudo.Outro objetivo da tese é aplicar o MEMA ao caso brasileiro. Para isto, são utilizadas duas bases de dados: a Pesquisa de Padrões de Vida PPV, e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD, ambas realizadas em 1996. Na aplicação desta nova metodologia, são estimadas medidas de mortalidade por idade e escolaridade, representando o nível socioeconômico, unicamente para as mulheres adultas (mães dos entrevistados). Além disso, foram estimadas medidas de mortalidade adulta (por idade e escolaridade) através do método de orfandade a serem comparadas com os resultados do MEMA. As estimativas por idade encontradas através do método de orfandade e do MEMA foram semelhantes e concordaram com estimativas realizadas por outros estudos, indicando que os resultados são robustos. A aplicação do MEMA revelou a existência de grandes diferenças de mortalidade por nível de escolaridade entre as mulheres adultas no Brasil. Os resultados com base nos dados da PPV indicaram que mulheres sem escolaridade apresentam taxas de mortalidade 1,4 vezes maiores àquelas de mulheres com 1 a 8 anos de estudo e 2,2 vezes maiores às taxas das mulheres com 9 anos de estudo ou mais.
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Esta metodologia, aqui chamada de Método Estocástico para Mortalidade Adulta MEMA - é inspirada no método de orfandade de Brass, já que combina informações retrospectivas sobre a sobrevivência e sobre o status socioeconômico dos progenitores dos entrevistados pela pesquisa domiciliar. O MEMA se diferencia, principalmente, do método clássico de orfandade pela utilização de microdados, ao invés de dados agregados, e pela aplicação de diversas técnicas estatísticas. Desta forma é possível associar a mortalidade com outras variáveis coletadas pela pesquisa, medindo a significância estatística dos diferenciais de mortalidade na população em estudo.Outro objetivo da tese é aplicar o MEMA ao caso brasileiro. Para isto, são utilizadas duas bases de dados: a Pesquisa de Padrões de Vida PPV, e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD, ambas realizadas em 1996. Na aplicação desta nova metodologia, são estimadas medidas de mortalidade por idade e escolaridade, representando o nível socioeconômico, unicamente para as mulheres adultas (mães dos entrevistados). Além disso, foram estimadas medidas de mortalidade adulta (por idade e escolaridade) através do método de orfandade a serem comparadas com os resultados do MEMA. As estimativas por idade encontradas através do método de orfandade e do MEMA foram semelhantes e concordaram com estimativas realizadas por outros estudos, indicando que os resultados são robustos. A aplicação do MEMA revelou a existência de grandes diferenças de mortalidade por nível de escolaridade entre as mulheres adultas no Brasil. Os resultados com base nos dados da PPV indicaram que mulheres sem escolaridade apresentam taxas de mortalidade 1,4 vezes maiores àquelas de mulheres com 1 a 8 anos de estudo e 2,2 vezes maiores às taxas das mulheres com 9 anos de estudo ou mais.Mortality differentials by socioeconomic status have been widely studied in developed countries; however, there is a lack of this kind of studies in developing countries, including Brazil. Although Brazil is a country where social and income inequality is very high and persistent over time, and with a long tradition of studies in this area, we know very little about how the income and social inequalities translate into adult mortality disparities there. The greatest difficulty is to find reliable data to generate robust estimates. The main goal of this dissertation is to develop a new methodology to estimate mortality rates by socioeconomic status using individual level data. This methodology is called here Adult Mortality Stochastic Method MEMA and it is inspired in the Brass orphanhood method because it combines information on the survival and education of mothers, collected from the participants of a household survey. The main difference between the classic orphanhood method and the MEMA is that the new methodology uses micro data, instead of aggregate data, and it applies several statistical techniques. Therefore, it is possible to link mortality estimates to other variables present at the survey, measuring the statistical significance of mortality differentials in the population of interest. Another purpose of this dissertation is to implement the MEMA to the Brazilian case. The datasets used for this procedure are the Living Standards Measurement Study PPV, and the National Household Survey PNAD, both collected in 1996. Mortality estimates are obtained by age and educational status, only for adult women (respondents mothers).The results obtained with the new methodology are compared with the results obtained using the orphanhood method. Mortality estimates by age from both methodologies were very similar, and agreed with other estimates, meaning that the results are robust. MEMAs estimates revealed great differences of mortality by level of education among adult women in Brazil. The results based on PPV data indicate that death rates from women without education are 1,4 times greater than those from women with a to 8 years of school and 2,2 times higher than death rates from women with more than 9 years of school.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMortalidade BrasilMulheres Condições sociais BrasilMulheres Escolaridade Brasilmortalidade femininanivel de escolaridadeEstimativas de mortalidade adulta feminina por nível de escolaridade no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALelisenda_renter_a_2010.pdfapplication/pdf19672995https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-8ELQ3Y/1/elisenda_renter_a_2010.pdf3fbbacb59ad18e26b14c0ba94aa6de59MD511843/AMSA-8ELQ3Y2019-08-12 01:23:05.926oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMSA-8ELQ3YRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-12T04:23:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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