A arte do Vale do Jequitinhonha no século XVIII: estudo das pinturas sobre madeira da Capela de São Gonçalo (Minas Novas MG) e Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (Chapada do Norte MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carla Mabel Santos Paula
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-953P9W
Resumo: As cidades de Chapada do Norte e Minas Novas estão situadas no Médio Jequitinhonha, norte de Minas Gerais, região que tem sido foco de várias pesquisas principalmente ligadas à cultura imaterial e à produção de cerâmica, pela riqueza e peculiaridades de seus costumes e tradições. Sabe-se ainda muito pouco sobre a arte produzida nessa região durante o século XVIII, muitas obras foram perdidas, e a maioria em péssimo estado de conservação, com várias camadas de repintura. Nos anos entre 2006 a 2010, realizamos o trabalho de restauração dos elementos artísticos de duas capelas construídas na primeira metade do século XVIII: a capela de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos em Chapada do Norte e, de São Gonçalo em Minas Novas. Trata-se de pinturas sobre madeira que compõem altares e forros, e, que após a remoção de camadas de repintura foi possível avaliar sua importância para a história da arte colonial no século XVIII em Minas Gerais. Analisamos as características e semelhanças das pinturas das duas capelas em questão e as prováveis relações e influências da arte européia ressaltando as características culturais e sociais da região do Vale do Jequitinhonha, com o objetivo também de comprovar a hipótese de que um mesmo artista teria atuado nessas duas cidades nas primeiras décadas do século XVIII. Para tanto adotamos uma metodologia interdisciplinar, que envolve estudos técnicos, científicos, históricos e estilísticos, visando o entendimento dos exemplares escolhidos em seus vários aspectos.
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