A participação da família na escola como instrumento da gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maristela Ribeiro Mafort
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKGQ5
Resumo: Este trabalho constitui-se numa reflexão sobre a relação família e escola e tem como objetivo principal analisar como a participação das famílias pode contribuir para a efetivação da gestão democrática em uma escola de educação infantil, além de demonstrar como a Escola Municipal Pato Donald, Ipatinga (MG), tem favorecido a participação das famílias na busca do fortalecimento da gestão democrática. Para tanto se faz necessário refletir sobre o caráter histórico da relação família escola, identificando as formas de participação da mesma, bem como refletir como a participação da família favorece a qualidade do ensino. Para o presente estudo, foram usados como fonte de pesquisa a literatura existente sobre o tema , o Projeto Político Pedagógico da escola, as atas do Conselho Escolar, os projetos desenvolvidos pela instituição neste período.
id UFMG_a701f45d5346691b8e44d13647d6f116
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKGQ5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Wilma Aparecida Soares LunaMaristela Ribeiro Mafort2019-08-12T01:23:45Z2019-08-12T01:23:45Z2013-01-19http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKGQ5Este trabalho constitui-se numa reflexão sobre a relação família e escola e tem como objetivo principal analisar como a participação das famílias pode contribuir para a efetivação da gestão democrática em uma escola de educação infantil, além de demonstrar como a Escola Municipal Pato Donald, Ipatinga (MG), tem favorecido a participação das famílias na busca do fortalecimento da gestão democrática. Para tanto se faz necessário refletir sobre o caráter histórico da relação família escola, identificando as formas de participação da mesma, bem como refletir como a participação da família favorece a qualidade do ensino. Para o presente estudo, foram usados como fonte de pesquisa a literatura existente sobre o tema , o Projeto Político Pedagógico da escola, as atas do Conselho Escolar, os projetos desenvolvidos pela instituição neste período.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComunidade e escolaPais e professoresEducaçãoEscolas Organizacao e administracaoEducação InfantilGestão democráticaParticipaçãoFamíliaA participação da família na escola como instrumento da gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_maristela_ribeiro_mafort_vasconcelos.pdfapplication/pdf437944https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKGQ5/1/tcc_maristela_ribeiro_mafort_vasconcelos.pdf0df687e67b465fb0ef82f9af128f03b0MD51TEXTtcc_maristela_ribeiro_mafort_vasconcelos.pdf.txttcc_maristela_ribeiro_mafort_vasconcelos.pdf.txtExtracted texttext/plain102064https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKGQ5/2/tcc_maristela_ribeiro_mafort_vasconcelos.pdf.txtb30606ebfe8debfb68fad1d6fa51e94eMD521843/BUOS-9LKGQ52019-11-14 10:16:36.903oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKGQ5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:16:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A participação da família na escola como instrumento da gestão democrática
title A participação da família na escola como instrumento da gestão democrática
spellingShingle A participação da família na escola como instrumento da gestão democrática
Maristela Ribeiro Mafort
Educação Infantil
Gestão democrática
Participação
Família
Comunidade e escola
Pais e professores
Educação
Escolas Organizacao e administracao
title_short A participação da família na escola como instrumento da gestão democrática
title_full A participação da família na escola como instrumento da gestão democrática
title_fullStr A participação da família na escola como instrumento da gestão democrática
title_full_unstemmed A participação da família na escola como instrumento da gestão democrática
title_sort A participação da família na escola como instrumento da gestão democrática
author Maristela Ribeiro Mafort
author_facet Maristela Ribeiro Mafort
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wilma Aparecida Soares Luna
dc.contributor.author.fl_str_mv Maristela Ribeiro Mafort
contributor_str_mv Wilma Aparecida Soares Luna
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Gestão democrática
Participação
Família
topic Educação Infantil
Gestão democrática
Participação
Família
Comunidade e escola
Pais e professores
Educação
Escolas Organizacao e administracao
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comunidade e escola
Pais e professores
Educação
Escolas Organizacao e administracao
description Este trabalho constitui-se numa reflexão sobre a relação família e escola e tem como objetivo principal analisar como a participação das famílias pode contribuir para a efetivação da gestão democrática em uma escola de educação infantil, além de demonstrar como a Escola Municipal Pato Donald, Ipatinga (MG), tem favorecido a participação das famílias na busca do fortalecimento da gestão democrática. Para tanto se faz necessário refletir sobre o caráter histórico da relação família escola, identificando as formas de participação da mesma, bem como refletir como a participação da família favorece a qualidade do ensino. Para o presente estudo, foram usados como fonte de pesquisa a literatura existente sobre o tema , o Projeto Político Pedagógico da escola, as atas do Conselho Escolar, os projetos desenvolvidos pela instituição neste período.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T01:23:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T01:23:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKGQ5
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKGQ5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKGQ5/1/tcc_maristela_ribeiro_mafort_vasconcelos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKGQ5/2/tcc_maristela_ribeiro_mafort_vasconcelos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0df687e67b465fb0ef82f9af128f03b0
b30606ebfe8debfb68fad1d6fa51e94e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589358888943616