Metodologia para a representação de registro fotográfico de esculturas de arte sacra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriana Aparecida Lemos Torres
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/31650
Resumo: A fotografia constitui um tipo de documento iconográfico, que deve ser analisado levando-se em conta o componente autoral (fotógrafo) e documental (fonte de informação). Pode, assim, desempenhar diversas funções: no campo das artes, a fotografia pode atuar como obra ou registro da obra; nas instituições de memória, tem papel documental e contribui para o registro de um domínio. A fotografia de arte sacra contém informações acerca das obras retratadas, possibilitando a sua divulgação e a disseminação da história e cultura. Os acervos de fotografias em repositórios físicos ou virtuais demandam organização e representação para que sejam destacados os conteúdos relevantes, alinhados à proposta do repositório, o que possibilita uma recuperação da informação mais eficiente. Pesquisas vêm propondo metodologias específicas para a representação de fotografias, que têm atributos distintos dos registros de textos verbais. Na literatura não foi encontrada uma metodologia que englobasse todos os aspectos relevantes na representação de fotografias de esculturas de arte sacras: dos aspectos biográficos e visuais aos interpretativos e simbólicos. Em razão dessa lacuna, como objetivo geral propõe-se uma metodologia para a representação de documento iconográfico do tipo fotografia e escultura, com vistas à recuperação das informações contidas nos registros fotográficos de esculturas de arte sacras, com base em seus aspectos intrínsecos e extrínsecos, e levando em consideração os atributos da fotografia e da obra retratada. O referencial teórico incluiu o estudo e narrativas sobre a fotografia como bem do Patrimônio Histórico e Cultural, o documento iconográfico, histórico, características e atributos de fotografias, e alguns padrões de metadados de representação de imagens. Para a construção da proposta, foram examinadas as metodologias relacionadas à representação de registros fotográficos que pudessem atender às especificidades das fotografias de esculturas de arte sacras, considerando-se os métodos de diferentes autores (PANOFSKY, 1979; BLÉRY, 1981; SHATFORD LAYNE, 1986; SMIT, 1996; ALVES, VALERIO, 1998; MANINI, 2002). Com base na revisão da literatura, verificou-se que essas metodologias enfocam tanto a representação temática quanto a descritiva. Em geral, elas não se excluem; algumas se sobrepõem, e outras, em certa medida, complementam-se, para favorecer uma representação mais abrangente. Na validação da metodologia proposta, trabalhou-se com uma amostra de quatro imagens de arte sacra oriundas de dois acervos: acervo fotográfico de artista e acervo fotográfico de especialista em História da Arte. As análises dos resultados obtidos indicam que os elementos da representação temática devem ser complementados com elementos da representação descritiva, já que estes podem ser considerados pontos de acesso relevantes para uma eficiente recuperação da informação. Ressaltar a importância do compartilhamento das informações sobre a arte sacra como forma de devolver para a sociedade o patrimônio, o legado histórico e cultural que a ela pertence é uma das contribuições desta pesquisa. Especificamente para a área da Ciência da Informação, a proposta de uma metodologia, apresentada neste estudo, pode atender a distintas demandas reais de representação de informação em acervos de imagens, físicos e virtuais. Finalmente, para a linha de pesquisa em Arquitetura e Organização do Conhecimento, este trabalho possibilita um avanço na construção do conhecimento sobre a representação de documentos iconográficos.
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Os acervos de fotografias em repositórios físicos ou virtuais demandam organização e representação para que sejam destacados os conteúdos relevantes, alinhados à proposta do repositório, o que possibilita uma recuperação da informação mais eficiente. Pesquisas vêm propondo metodologias específicas para a representação de fotografias, que têm atributos distintos dos registros de textos verbais. Na literatura não foi encontrada uma metodologia que englobasse todos os aspectos relevantes na representação de fotografias de esculturas de arte sacras: dos aspectos biográficos e visuais aos interpretativos e simbólicos. Em razão dessa lacuna, como objetivo geral propõe-se uma metodologia para a representação de documento iconográfico do tipo fotografia e escultura, com vistas à recuperação das informações contidas nos registros fotográficos de esculturas de arte sacras, com base em seus aspectos intrínsecos e extrínsecos, e levando em consideração os atributos da fotografia e da obra retratada. O referencial teórico incluiu o estudo e narrativas sobre a fotografia como bem do Patrimônio Histórico e Cultural, o documento iconográfico, histórico, características e atributos de fotografias, e alguns padrões de metadados de representação de imagens. Para a construção da proposta, foram examinadas as metodologias relacionadas à representação de registros fotográficos que pudessem atender às especificidades das fotografias de esculturas de arte sacras, considerando-se os métodos de diferentes autores (PANOFSKY, 1979; BLÉRY, 1981; SHATFORD LAYNE, 1986; SMIT, 1996; ALVES, VALERIO, 1998; MANINI, 2002). Com base na revisão da literatura, verificou-se que essas metodologias enfocam tanto a representação temática quanto a descritiva. Em geral, elas não se excluem; algumas se sobrepõem, e outras, em certa medida, complementam-se, para favorecer uma representação mais abrangente. Na validação da metodologia proposta, trabalhou-se com uma amostra de quatro imagens de arte sacra oriundas de dois acervos: acervo fotográfico de artista e acervo fotográfico de especialista em História da Arte. As análises dos resultados obtidos indicam que os elementos da representação temática devem ser complementados com elementos da representação descritiva, já que estes podem ser considerados pontos de acesso relevantes para uma eficiente recuperação da informação. Ressaltar a importância do compartilhamento das informações sobre a arte sacra como forma de devolver para a sociedade o patrimônio, o legado histórico e cultural que a ela pertence é uma das contribuições desta pesquisa. Especificamente para a área da Ciência da Informação, a proposta de uma metodologia, apresentada neste estudo, pode atender a distintas demandas reais de representação de informação em acervos de imagens, físicos e virtuais. Finalmente, para a linha de pesquisa em Arquitetura e Organização do Conhecimento, este trabalho possibilita um avanço na construção do conhecimento sobre a representação de documentos iconográficos.The photograph constitutes a type of iconographic document, that must be analyzed considering the author element (photographer) and the documental (information source) components. So, it can perform different functions; such as in the field of arts, the photograph can act as a work or as a record of a work. At the memory institutions, it holds a documental role and contributes to the register of a domain. The religious art photography keeps information about the portrayed work available, allowing their disclosure and the dissemination of the History and Culture. The photography collections in either physical or virtual repositories require organization and representation for the relevant content to be highlighted, and aligned to the repository's purpose, enabling a more efficient information retrieval. Lately, some researches have been proposing specific methodologies for the representation of photographies, since these ones have attributes that are distinct from the verbal text record ones. Although, there wasn’t found any methodology that was able to encompass all of the aspects that are considered relevant to the representation of photographies of religious art sculptures on the literature, when taking into account the biographical and visual aspects to the interpretative and symbolic ones. As a result of this lack, the general objective of this research proposes a methodology for the representation of iconographic documents of the photograph type, especially of religious art sculptures, in order to allow the treatment of this type of documents, aiming the recovery of information contained in them, based on their intrinsic and extrinsic aspects, and taking into consideration the attributes of the work portrayed in the photograph. The theoretical basis for the construction of this unified methodology included the specialized literature methodologies that cover thematic and descriptive representation about photographs as part of the Historical and Cultural Heritage, the iconographic document, history, characteristics and attributes of photographs, and some metadata patterns of image representation. For the development of this proposal, there were examined the methodologies related to the representation of photographic records that could meet the specificities of the photographs of sacred art sculptures, considering the methods of different authors (PANOFSKY, 1979; BLÉRY, 1981; SHATFORD LAYNE, 1986; SMIT, 1996; ALVES, VALERIO, 1998; MANINI, 2002). Based on the literature review, it was verified that both methodologies focus on thematic and descriptive representation. In general, the methodologies don’t null each other out, some of them overlap each other, and others yet, are complementary, to a certain extent, to benefit a wider representation. For the validation of the proposed methodology, four religious art sacred images were used as a sample from two collections: an artist photographic collection and a photographic collection of a specialist in History of Art. The obtained analysis of the results presented indicate that the thematic representation elements must be complemented by the descriptive representation elements, since they can be considered relevant access points for an efficient information retrieval. One of the contributions of this research is to emphasize that sharing religious art information can be a way to return to the society the heritage, cultural and historical legacies that belong to them. Specifically, for the Information Science area, the unified methodology proposal shown in this study can satisfy different and real information representation demands from both physical and virtual image collections. Finally, for the Architecture Knowledge Organization research area, this work enables an advancement on the construction of knowledge about the representation of iconographic documents.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Organização do ConhecimentoUFMGBrasilECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessCiência da InformaçãoRepresentação do conhecimento (Teoria da informação)FotografiasArte sacraPatrimônio culturalPatrimônio históricoRepresentação do Conhecimento e da InformaçãoRepresentação de documento iconográficoRepresentação temáticaRepresentação descritivaFotografiaFotografia de imagens sacrasPatrimônio Histórico e CulturalMetodologia para a representação de registro fotográfico de esculturas de arte sacrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2019_DISSERTAÇÃO_ADRIANA APARECIDA LEMOS TORRES.pdf2019_DISSERTAÇÃO_ADRIANA APARECIDA LEMOS TORRES.pdfapplication/pdf10866510https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31650/1/2019_DISSERTA%c3%87%c3%83O_ADRIANA%20APARECIDA%20LEMOS%20TORRES.pdfa8eb4b76f0d05f0fe2b76110efa17c37MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31650/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXT2019_DISSERTAÇÃO_ADRIANA APARECIDA LEMOS TORRES.pdf.txt2019_DISSERTAÇÃO_ADRIANA APARECIDA LEMOS TORRES.pdf.txtExtracted texttext/plain458622https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31650/3/2019_DISSERTA%c3%87%c3%83O_ADRIANA%20APARECIDA%20LEMOS%20TORRES.pdf.txta53893f7ad61aa581ac34e82b6f2dc49MD531843/316502019-12-27 03:24:59.72oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-12-27T06:24:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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