Validade e confiabilidade da Movement Assessment Battery For Children - 2ª edição para crianças brasileiras de 4 a 8 anos de idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carolinne Linhares Pinheiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8PQHE
Resumo: O teste motor da Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2), um dos mais utilizados para detectar dificuldades motoras leves a moderadas em crianças de 3 a 16 anos de idade, tem sido aplicado no Brasil e, embora exista um estudo de validade, ainda não foi feita comparação do desempenho das crianças brasileiras com o da amostra normativa do instrumento. O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de crianças brasileiras (BR) de 4 a 8 anos com o observado pelos pares do Reino Unido (RU) em itens individuais, nas áreas e no escore total do MABC-2, assim como analisar a confiabilidade teste reteste para crianças brasileiras de 4, 6 e 8 anos de idade. No estudo comparativo, foram analisados dados de 883 crianças com desenvolvimento típico (396 BR e 487 RU) avaliadas com o MABC-2. A confiabilidade teste resteste foi analisada com amostra de 51 crianças brasileiras recrutadas em escolas da cidade do Rio de Janeiro/RJ. Médias e desvio padrão foram calculados para os escores de cada item, área e total do teste, para comparar o desempenho entre os grupos por idade e sexo, foi utilizado teste t (p0,05). Para análise da confiabilidade teste reteste, as crianças foram reavaliadas num intervalo médio de 13 dias e o Coeficiente de Correlação Intraclasse (Intraclass Correlation Coeffcient - ICC) foi calculado para itens individuais, em cada faixa etária, e para as áreas e resultado total do teste; o índice de Kappa foi usado para verificar a concordância da classificação final do teste. Foram identificadas diferenças significativas entre os grupos BR e RU nas médias de desempenho em diferentes itens e idades, as quais foram mais recorrentes para os itens Desenho de trilha e Acertar o alvo. Em relação às áreas, houve diferenças entre os grupos BR e RU aos 5, 6, 7 e 8 anos na Destreza Manual, e aos 4 anos e meio, 5 e 7 anos na área de Agarrar e Arremessar e no escore total do teste. Em quase todas as situações, foi identificado desempenho inferior das crianças brasileiras. As meninas brasileiras apresentaram desempenho pior que as britânicas em vários itens e faixas etárias. Os valores de confiabilidade teste resteste foram bastante variados para itens individuais e mais consistentes para as áreas e resultado total do teste, com os valores de ICC pobre a moderados para as três áreas (variando de 0,60 a 0,69) e bom (0,78), para o escore total do teste. Índice Kappa (0.675) indicou boa concordância entre as duas avaliações para o diagnóstico final do teste. As discrepâncias entre as médias de desempenho em itens, áreas e total do teste sugerem diferenças transculturais, que nos fazem questionar a validade dos valores normativos britânicos para crianças brasileiras. Esses resultados estão em conformidade com estudos que utilizaram a primeira edição do teste em outros países. As diferenças encontradas podem estar relacionadas a fatores socioeconômicos e às características dos programas educacionais, que são diferentes entre o Brasil e Reino Unido, influenciando o desempenho em tarefas que demandem habilidades motoras. A confiabilidade teste reteste para crianças brasileiras de 4, 6 e 8 anos de idade, considerando o desempenho por área e no total do MABC-2, foi adequada e é consistente com os valores encontrados em outro estudo brasileiro. Recomendamos a realização de estudos brasileiros considerando toda a faixa etária compreendida pelo MABC-2 e em diferentes regiões do país, para estabelecer de forma mais ampla a confiabilidade do teste para crianças brasileiras e verificar a adequação dos valores de referências para faixas etárias não contempladas neste estudo. Além disso, é necessário avançar na análise de dados e investigar se os pontos de corte reportados no manual do teste para a identificação de alteração motora são adequados para crianças brasileiras.
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No estudo comparativo, foram analisados dados de 883 crianças com desenvolvimento típico (396 BR e 487 RU) avaliadas com o MABC-2. A confiabilidade teste resteste foi analisada com amostra de 51 crianças brasileiras recrutadas em escolas da cidade do Rio de Janeiro/RJ. Médias e desvio padrão foram calculados para os escores de cada item, área e total do teste, para comparar o desempenho entre os grupos por idade e sexo, foi utilizado teste t (p0,05). Para análise da confiabilidade teste reteste, as crianças foram reavaliadas num intervalo médio de 13 dias e o Coeficiente de Correlação Intraclasse (Intraclass Correlation Coeffcient - ICC) foi calculado para itens individuais, em cada faixa etária, e para as áreas e resultado total do teste; o índice de Kappa foi usado para verificar a concordância da classificação final do teste. Foram identificadas diferenças significativas entre os grupos BR e RU nas médias de desempenho em diferentes itens e idades, as quais foram mais recorrentes para os itens Desenho de trilha e Acertar o alvo. Em relação às áreas, houve diferenças entre os grupos BR e RU aos 5, 6, 7 e 8 anos na Destreza Manual, e aos 4 anos e meio, 5 e 7 anos na área de Agarrar e Arremessar e no escore total do teste. Em quase todas as situações, foi identificado desempenho inferior das crianças brasileiras. As meninas brasileiras apresentaram desempenho pior que as britânicas em vários itens e faixas etárias. Os valores de confiabilidade teste resteste foram bastante variados para itens individuais e mais consistentes para as áreas e resultado total do teste, com os valores de ICC pobre a moderados para as três áreas (variando de 0,60 a 0,69) e bom (0,78), para o escore total do teste. Índice Kappa (0.675) indicou boa concordância entre as duas avaliações para o diagnóstico final do teste. As discrepâncias entre as médias de desempenho em itens, áreas e total do teste sugerem diferenças transculturais, que nos fazem questionar a validade dos valores normativos britânicos para crianças brasileiras. Esses resultados estão em conformidade com estudos que utilizaram a primeira edição do teste em outros países. As diferenças encontradas podem estar relacionadas a fatores socioeconômicos e às características dos programas educacionais, que são diferentes entre o Brasil e Reino Unido, influenciando o desempenho em tarefas que demandem habilidades motoras. A confiabilidade teste reteste para crianças brasileiras de 4, 6 e 8 anos de idade, considerando o desempenho por área e no total do MABC-2, foi adequada e é consistente com os valores encontrados em outro estudo brasileiro. Recomendamos a realização de estudos brasileiros considerando toda a faixa etária compreendida pelo MABC-2 e em diferentes regiões do país, para estabelecer de forma mais ampla a confiabilidade do teste para crianças brasileiras e verificar a adequação dos valores de referências para faixas etárias não contempladas neste estudo. Além disso, é necessário avançar na análise de dados e investigar se os pontos de corte reportados no manual do teste para a identificação de alteração motora são adequados para crianças brasileiras.The motor test of the Movement Assessment Battery for Children 2 (MABC-2, one of the resources most utilized to detect mild to moderate motor difficulties in children 3-16 years old, has been used in Brazil and while there is a validity study, there is no study comparing the performance of Brazilian children with the normative sample of the instrument. The objective of this study was to compare the performance of Brazilian (BR) children 4-8 years old with the United Kingdom (UK) normative sample on individual items, areas and the total score of the MABC-2, as well as analyze the test retest reliability for Brazilian children ages 4, 6 and 8 years old. In the comparative study, data on 883 typically developing children (396 BR and 487 UK) were analyzed; for test retest reliability, 51 Brazilian children enrolled in schools in the city of Rio de Janeiro / RJ were evaluated twice with the MABC-2. Means and standard deviations were calculated for the scores of each item, for each area and t-test (p = 0.05) was used to compare the performance between groups considering age and gender For test-retest reliability, children were reassessed with a mean interval of 13 days and the intraclass correlation coefficient (ICC) was calculated for individual items in each age group, and for the areas and overall test result; Kappa index was used to verify the agreement on the final classification. Significant differences between groups were found for different items in several ages, which were more recurrent for the items 'Drawing trail" and "Hitting targets. Considering the test areas, differences between the groups occurred in 'Manual Dexterity', for children of 5, 6, 7 and 8 years old, Aim and catch and in the total test score for children 4 years and a half, 7 and 8 years old. In almost all situations, underperformance of the Brazilian children was identified. Brazilian girls showed worse performance than the British in various items and age groups. Test retest reliability values were quite variable for individual items and more consistent for areas and overall test result, with poor to moderate ICC values for all three areas (0.60 to 0.69) and good (0.78) for the total test score. Kappa Index (0.67) indicated good agreement between the two assessments for the test´s final motor diagnosis. The differences between groups in items, areas, and total test score suggest cross-cultural differences that lead us to question the validity of the UK norms for the Brazilian children. These results are consistent with studies using the first edition of the test in other countries. The differences may be related to socioeconomic factorsUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGCapacidade motora nas criançasTranstornos das habilidades motorasMABC-2Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC)Estudo TransculturalCriançasCoordenação MotoraConfiabilidadeValidade e confiabilidade da Movement Assessment Battery For Children - 2ª edição para crianças brasileiras de 4 a 8 anos de idadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_carolinne_final_completa.pdfapplication/pdf2486267https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A8PQHE/1/disserta__o_carolinne_final_completa.pdf503c63183942e1154498eb97a5d0eed3MD51TEXTdisserta__o_carolinne_final_completa.pdf.txtdisserta__o_carolinne_final_completa.pdf.txtExtracted texttext/plain215581https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A8PQHE/2/disserta__o_carolinne_final_completa.pdf.txtea25575fd5d45385b16c1a2e4f7ccc57MD521843/BUBD-A8PQHE2019-11-14 17:55:49.742oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A8PQHERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:55:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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