Análise de desempenho das intervenções de alargamento e reforço de pontes rodoviárias de concreto armado em obras de duplicação de rodovias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Davidson Matos Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AYKKW8
Resumo: Atualmente existe uma demanda crescente por obras de alargamento e reforço estrutural de pontes e viadutos das rodovias brasileiras, que além de apresentarem problemas de natureza estrutural (seja pela deterioração da estrutura ou pela desatualização quanto aos carregamentos móveis exigidos pelas normas vigentes e efetivamente transmitidos pela frota de veículos que nelas trafegam), em muitos casos também se tornam gargalos logísticos, por possuírem seções transversais insuficientes para a demanda atual de veículos. Este trabalho propõe uma avaliação de desempenho das intervenções de alargamento e reforço empregadas em pontes que foram reabilitadas, visando atender às novas exigências de rodovias que passaram por obras de duplicação, inclusive comparando o seu desempenho com as respectivas pontes construídas ao lado das mesmas para receber a pista nova. Essa comparação se mostra adequada, considerando que ambas as pontes estão inseridas no mesmo microclima, sob as mesmas características de tráfego e possuem vãos e sistemas estruturais compatíveis. Para este estudo, foram selecionados cinco pares de pontes cujas obras tenham sido concluídas no intervalo de 5 a 15 anos. As pontes foram avaliadas por meio de vistorias posteriores à liberação para o tráfego, de acordo com critérios estabelecidos pelas normas vigentes. O estudo mostra a importância de um sistema de drenagem eficiente e das atividades de manutenção para a durabilidade das pontes rodoviárias de concreto armado. Os resultados obtidos permitem conhecer a eficácia das intervenções de alargamento e reforço realizadas, sob o ponto de vista da durabilidade, contribuindo para a melhoria de projetos futuros de reabilitação de pontes rodoviárias de concreto armado
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