Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Luiz Carlos de Assis RochaVanda de Oliveira BittencourtCarla Viana CoscarelliFernanda Teixeira da Costa Mendes2019-08-10T12:10:09Z2019-08-10T12:10:09Z2006-02-06http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6LCS23Esta dissertação foi guiada pela seguinte hipótese: investigar até que ponto o conhecimento da gramática tradicional explícita contribui para a prática da escrita dos jornalistas do Estado de Minas, jornal de maior circulação em Minas Gerais. A intenção foi verificar qual o grau de conhecimento que esses profissionais apresentam sobre os conceitos, as classificações e as nomenclaturas, na maioria das vezes, ensinados nas aulas de Português. Um dos propósitos desta pesquisa é provocar a reflexão, por parte dos professores de Língua Portuguesa, sobre os métodos usados no ensino da variedade padrão escrita e sugerir que passem a utilizar estratégias como a retextualização (Marcuschi, 2003) no ensino da escrita padrão. Para respaldar o desenvolvimento da pesquisa, foi elaborado um questionário que possibilitasse traçar um perfil dos jornalistas sobre as concepções que apresentam a respeito da gramática tradicional. Além disso, verificar se o estudo da gramática tradicional lhes forneceu os elementos lingüísticos para escreverem na variedade padrão. Foram usados dois parágrafos de um texto escrito por um dos jornalistas do caderno Gerais na elaboração de exercícios tradicionais, conforme os modelos previstos em gramáticas normativas e grande parte dos livros didáticos. A análise dos questionários revelou que o poder e a autoridade da gramática tradicional são bastante relevantes. O desempenho insatisfatório, na execução dos exercícios gramaticais, mostrou que saber escrever na variedade padrão escrita é muito diferente de saber gramática tradicional, ou seja, saber conceitos, identificar partes das orações, classificá-las de acordo com a nomenclatura prevista nos compêndios normativos não são condições imprescindíveis para um bom desempenho na escrita. Isto significa que é perfeitamente possível aprender a escrita padrão sem o auxílio da gramática tradicional.This dissertation has the following hypothesis as its guiding principle: to investigate to what extent the knowledge of explicit traditional grammar contributes to the writing practice of the journalists of "Estado de Minas", the most widely distributed newspaper in the State of Minas Gerais. The intention was to find out what degree of knowledge about concepts, classifications and terminology mostly taught in Portuguese classes these professionals possess. One of the purposes of this research work is to arouse reflection on the part of Portuguese Language teachers about methods used in teaching the standard written variety of the language and to suggest that they begin to use strategies such as "retextualization" (Marcuschi, 2003) in teaching standard writing. In order to back up the development of the research, a questionnaire was developed which should allow us to draw a profile of the journalists regarding the conception of traditional grammar that they have. And also to find out whether the study of traditional grammar has provided them with linguistic elements to write in the standard variety. Two paragraphs of a text written by one of the journalists of the "Gerais" section were used to develop traditional exercises, according to models proposed in normative grammars and a great number of textbooks. The analysis of the questionnaire has revealed that the power and authority of traditional grammar are quite relevant. An unsatisfactory performance in doing grammar exercises has shown that being able to write in the standard written variety is very different from knowing traditional grammar, i.e., knowing about concepts, identifying parts of clauses, classifying them according to the terminology proposed in normative compendia are not indispensable conditions for a good performance in writing. This means that it is perfectly possible to learn standard writing without aid from traditional grammar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstado de Minas (Jornal)Comunicação escritaTextos jornalísticosLíngua padrãoJornalismo LinguagemLíngua portuguesa GramáticaLingüística textualNorma cultaAnálise do discursoDesempenho lingüístico-textualConhecimento gramaticalRelações entre o desempenho lingüístico-textual e o conhecimento gramatical explícito: estudo aplicado a jornalistas do jornal Estado de Minasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o.pdfapplication/pdf1125412https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6LCS23/1/disserta__o.pdff543d559b829ec2a8a0a624db9f84c8fMD51TEXTdisserta__o.pdf.txtdisserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain417902https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6LCS23/2/disserta__o.pdf.txt38df6a7f3219cd7c6cb0cb56059762adMD521843/ALDR-6LCS232019-11-14 04:43:54.12oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6LCS23Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:43:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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