Simulação da expansão da rede viária vicinal no leste do Pará
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2UG4L |
Resumo: | A proximidade às vias terrestres é um dos principais determinantes do desmatamento amazônico, e a construção de estradas não oficiais se intensificou nos últimos anos. Muitos esforços já foram feitos na tentativa de projetar o ritmo do desmatamento e suas conseqüências, mas devido à importância das vias de acesso à mata, a comunidade científica começou a interessar-se em projetar também a expansão da malha viária. Este trabalho objetivou contribuir com estes esforços, através da simulação do processo de abertura de estradas numa porção do estado do Pará, próxima a São Félix do Xingu. A simulação foi realizada com base na evolução histórica dos traçados das estradas em três períodos distintos. Procurou-se quantificar a influência de uma série de possíveis determinantes das escolhas de caminhos e destinos pelos principais agentes construtores de estradas locais, reproduzindo tendências das escolhas de locais de destino das estradas, para cada período, através de probabilidades obtidas por via do método de pesos de evidência. Utilizou-se um modelo de impedância para simular as dificuldades de acesso oferecidas pelo terreno, numa tentativa de adequar os traçados das vias simuladas aos traçados históricos observados na paisagem, para oferecer uma melhor base de comparação dos resultados. As ferramentas do Software DINAMICA foram utilizadas para conduzir a simulação. Concluiu-se que a expansão da malha viária pode sim ser simulada, mas com ressalvas: Mostrou-se que é necessário conhecer melhor a percepção das pessoas envolvidas na construção das estradas, acerca das oportunidades de ganhos financeiros, dos custos de locomoção e das formas de orientação espacial que elas utilizam. Também é necessário vencer limitações metodológicas, como a incapacidade das superfícies de custo em produzir padrões de malha, e desenvolver métodos de validação da estrutura viária mais adequados à comparação dos resultados da simulação. |
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Britaldo Silveira Soares FilhoMagda Luzimar de AbreuAna Clara Mourao MouraLeonardo Corradi Coelho2019-08-13T09:59:18Z2019-08-13T09:59:18Z2006-09-19http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2UG4LA proximidade às vias terrestres é um dos principais determinantes do desmatamento amazônico, e a construção de estradas não oficiais se intensificou nos últimos anos. Muitos esforços já foram feitos na tentativa de projetar o ritmo do desmatamento e suas conseqüências, mas devido à importância das vias de acesso à mata, a comunidade científica começou a interessar-se em projetar também a expansão da malha viária. Este trabalho objetivou contribuir com estes esforços, através da simulação do processo de abertura de estradas numa porção do estado do Pará, próxima a São Félix do Xingu. A simulação foi realizada com base na evolução histórica dos traçados das estradas em três períodos distintos. Procurou-se quantificar a influência de uma série de possíveis determinantes das escolhas de caminhos e destinos pelos principais agentes construtores de estradas locais, reproduzindo tendências das escolhas de locais de destino das estradas, para cada período, através de probabilidades obtidas por via do método de pesos de evidência. Utilizou-se um modelo de impedância para simular as dificuldades de acesso oferecidas pelo terreno, numa tentativa de adequar os traçados das vias simuladas aos traçados históricos observados na paisagem, para oferecer uma melhor base de comparação dos resultados. As ferramentas do Software DINAMICA foram utilizadas para conduzir a simulação. Concluiu-se que a expansão da malha viária pode sim ser simulada, mas com ressalvas: Mostrou-se que é necessário conhecer melhor a percepção das pessoas envolvidas na construção das estradas, acerca das oportunidades de ganhos financeiros, dos custos de locomoção e das formas de orientação espacial que elas utilizam. Também é necessário vencer limitações metodológicas, como a incapacidade das superfícies de custo em produzir padrões de malha, e desenvolver métodos de validação da estrutura viária mais adequados à comparação dos resultados da simulação.The causality relationships among amazon deforestation and roads construction are one of the international scientific society's concerns. Recently the roads construction rates have risen and the scientific society focus was extended not only to the deforestation processes and its causes, but to the unofficial road network expansion as well. This way, the road network expansion had become a new study subject by itself. Trying to add new proposals and to contribute to the knowledge about the roads expansion process in the Amazon frontier, this study compared a set of simulated road networks against the correspondent empirical data collected from three time periods in recent past. The study was conducted using sampled data from a region in the east portion of Pará, an Amazon Brazilian province. In order to conduct the study, it was necessary to measure the degree of relationship between some aspects of the landscape and environmental canvas to the network construction process. What aspects can drive the deforestation agents on their decisions on where and when to open new roads? It was trough a stochastic approach based on the weights of evidence method that the main drivers of unofficial road construction were investigated. But not only causes, time and location of the road construction were addressed. A friction model was implemented in order to account for terrain accessibility issues during modelling. The simulations were conducted on the DINAMICA modelling software. After comparing the simulated road networks to the historical road network canvas on the study area, it was concluded that the simulation of road network expansion patterns in Amazonia is possible, but there are still some problems to solve in order to achieve success. First problem: It is necessary to better understand the individual road construction agents perceptions. What are their economic gain opportunities? How they addresses travel costs? What are their spatial orientation methods? Second problem: Friction matrixes were used to achieve accessibility during road construction simulations and there were some methodological limitations on producing web patterns on road networks. Third problem: The actual available network pattern metrics are not fully suited to the validation of the simulated road patterns.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstradas vicinaisTransportes AmazôniaDesmatamento AmazôniaEstradas não oficiaisSimulação de abertura de estradasAmazôniaDesmatamentoAcessibilidadeCaminhos de menor custoSimulação da expansão da rede viária vicinal no leste do Paráinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_leonardo_corradi_coelho_2006.pdfapplication/pdf3072002https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2UG4L/1/dissertacao_leonardo_corradi_coelho_2006.pdf571a64dba8decec9e1cae0f14a691395MD51TEXTdissertacao_leonardo_corradi_coelho_2006.pdf.txtdissertacao_leonardo_corradi_coelho_2006.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2UG4L/2/dissertacao_leonardo_corradi_coelho_2006.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD521843/BUBD-A2UG4L2019-11-14 22:29:00.229oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2UG4LRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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