spelling |
Maria Luiza Rodrigues da Costa NevesJaqueline Assis Carvalho2019-08-10T15:12:34Z2019-08-10T15:12:34Z2016-07-02http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGSGHFEste trabalho apresenta os resultados da elaboração e desenvolvimento de uma sequência didática que contemplou, como estratégia de ensino e aprendizagem, o Ensino de Ciências por Investigação. A sequência se orienta pela temática da sexualidade, nela procurou-se buscar dos estudantes de 6º e 9º anos, de uma unidadesocioeducativa, do Estado de Minas Gerais, seus conhecimentos acerca do tema, como intuito de identificar suas concepções, para que, a partir daí, pudéssemos incorporar e construir novos conhecimentos científicos, contribuindo, assim, para uma atuação mais reflexiva e uma visão mais abrangente e saudável sobre o tema proposto. Neste sentido, a sequência didática procurou responder aos questionamentos relativos à sexualidade, no que se refere às distinções do corpo do homem e da mulher, bem como a elucidar a dinâmica dos afetos. Para isso apresentamos, então, o processo educacional em unidades socioeducativas de internação. Mostramos como a educação é compreendida como um direito a ser assegurado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação. Fundamentamos ainda, a importância de se assumir o Ensino de Ciências por Investigação, como estratégia ousada e eficiente no processo de ensino e aprendizagem. A partir de fundamentação teórica, debruçamo-nos sobre o tema da sexualidade, mostrando-a como algo essencial na constituição da identidade dos sujeitos. Ao final do trabalho, apresentamos os resultados e discussões referentes à sequência didática desenvolvida como os estudantes supracitados, mostrando como o Ensino de Ciências por investigação corroborou para que eles pudessem refletir sobre suas atitudes diante da vida, assumindo posturas responsáveis.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ciências Formação Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Educação sexualSequência didáticaSocioeducaçãoEnsino por investigaçãoSexualidadeO Ensino por Investigação como estratégia de ensino da temática sexualidade para adolescentes de uma unidade de internação socioeducativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_final_para_impress_o.pdfapplication/pdf2237025https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGSGHF/1/monografia_final_para_impress_o.pdfe1c6a53c8821904602a77fcd346331daMD51TEXTmonografia_final_para_impress_o.pdf.txtmonografia_final_para_impress_o.pdf.txtExtracted texttext/plain101762https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGSGHF/2/monografia_final_para_impress_o.pdf.txte0f3a4990e16d26d5b8b621ecca95dfaMD521843/BUBD-AGSGHF2019-11-14 08:12:01.782oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGSGHFRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:12:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|