Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Delaine Cafiero BicalhoCeris Salete Ribas da SilvaArtur Gomes de MoraisThais Cristofaro Alves da SilvaHercules Toledo CorreaAna Paula Campos Cavalcanti Soares2019-08-14T20:57:32Z2019-08-14T20:57:32Z2014-11-14http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VYMC8Este trabalho buscou investigar a aprendizagem da norma ortografica por meio do livro didatico (LD). Os objetivos especificos da tese se relacionam tanto a organizacao do LD quanto a aprendizagem do aluno. Em relacao ao livro, a pesquisa visou verificar se ha um ensino sistematico de ortografia nos 4o e 5o anos; averiguar se as atividades propostas conduzem a reflexao da norma ortografica; explicitar tipos de atividades metacognitivas utilizadas para o aluno refletir; verificar com quais unidades linguisticas as atividades metacognitivas trabalham; conferir o tratamento dado aos casos de regularidades e irregularidades da norma ortografica. Em relacao ao aluno, buscou-se verificar ate que ponto o aprendiz compreende ou nao as atividades de ortografia do livro; identificar se o aluno consegue refletir sobre a norma ortografica; averiguar se ha variacao na aprendizagem dos alunos, caso sejam submetidos a diferentes metodologias propostas por colecoes de LD distintas. A investigacao tomou por base os estudos desenvolvidos por Morais (1994, 1998), Alvarenga (1993, 1995), as diretrizes dos Parametros Curriculares Nacionais (PCN, 1997), bem como utiliza as categorias de analise sugeridas pelas pesquisas de Biruel (2002); Silva (SILVA, A., 2008); Silva (SILVA, J., 2008) e Monteiro (2008). Para responder os objetivos especificos relacionados ao livro didatico, quatro colecoes foram analisadas e categorizadas, em especifico, os volumes de 4o e 5o ano. A escolha por esses LDs se deu atraves de uma analise em resenhas do Guia do PNLD 2013. Pelo Guia, foram identificadas duas colecoes com indicacoes de boa qualidade e duas outras em que existiam restricoes no tratamento dado a ortografia. Em relacao a primeira etapa da pesquisa, os dados do trabalho evidenciaram que as atividades metacognitivas e as unidades linguisticas sao tratadas de modo diferenciado pelas colecoes. Duas delas apresentam um trabalho pautado na copia e composicao/decomposicao de palavras. Por outro lado, as outras duas colecoes propoem atividades mais reflexivas como analise, producao, comparacao e identificacao. A segunda etapa desta pesquisa investigou como os alunos dos 4o e 5o anos aprendem regularidades e irregularidades ortograficas com o apoio do livro didatico. Para isso, foi feito um trabalho de campo no qual foram coletados dados a partir de um experimento e da aplicacao de dois testes. Durante o experimento, notou-se que a colecao Buriti exigia uma maior necessidade de intervencao da aplicadora, ja que a sequencia de atividades metacognitivas dos exercicios era mais complexa. Por outro lado, ao analisar o comportamento dos alunos durante as atividades, percebeu-se que eles realizavam os exercicios com mais autonomia, rapidez na execucao e motivacao. Esses comportamentos ocorreram devido a facilidade das atividades propostas, que basicamente solicitavam copia e composicao de palavras a partir de silabas. Quanto a aprendizagem de regularidades, os dados quantitativos desta pesquisa sugeriram que o grupo submetido as atividades da colecao Buriti (sobretudo os sujeitos do 4o ano com os quais houve um trabalho mais sistematico) conseguiu identificar a norma ortografica do uso da letra {x} com som /./ apos ditongos crescentes. De modo geral, no teste de verificacao, observou-se que os sujeitos, independentemente da colecao com a qual interagiram, apresentaram indices de acerto de maneira similar. Diante disso, aventa-se a hipotese de que a intervencao da aplicadora foi essencial para que os sujeitos apresentassem indices satisfatorios de aprendizagem. Isso significa dizer que o papel do professprofessor é fundamental na utilização do livro didático, como já apontou o próprio Guia do PNLD.The present work sought to investigate the learning process of orthographic rules by means of textbook (TB). The specific goals of this thesis relate both to TB organization and to the students learning. In relation to the book, the research intend to check if there is a systematic orthography teaching in the fourth and fifth years; to confirm whether or not the activities proposed led to reflection upon the orthographic rule; to explicit the types of metacognitive activities used to stimulate the student to reflect; identify which linguistic unities the metacognitive activities work with; to check the treatment given to the cases of regularities and irregularities of the orthographic rules. In relation to the student, we sought to verify to which extent the learner comprehends or not the orthographic activities from the book; to identify if the student is able to reflect upon the orthographic rule; to verify if there is variation among the students learning, in case they are submitted to different approaches proposed by distinct TB collections. The investigation was grounded on the studies carried out by Morais (1994, 1998), Alvarenga (1993, 1995), the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) [the Brazilian National Curricular Parameters], as well as the analysis suggested by the researches of Biruel (2002); Silva (SILVA, A., 2008); Silva (SILVA, J., 2008) e Monteiro (2008). In order to attend the specific goals related to TB, four collections were analyzed and categorized, specifically the fourth and fifth volumes. This choice was made by means of an analysis of reviews of PNLD 2013 Guide. Using the Guide, we identified two collections with indicators of good quality and two others for which there were restrictions on the treatment given to orthography. In relation to the first stage of the research, the data evinced that the metacognitive activities and the linguistic unities were treated in different ways on the collections. Two of them presented a work guided on copy and composition-decomposition of works. On the other side, the two other collections propose more reflective activities, as analysis, production, comparison and identification. The second stage of the research investigated the way the students from fourth and firths years learn orthographic regularities and irregularities with the support of TB. In order to do so, we carried a field work at which we gathered data from an experiment and at the application of two exams. During the experiment, we noticed that Buriti collection required more intervention of the applicator, since the sequence of metacognitive activities of the exercises were more complex. On the other side, when analyzing the behavior of the students during the activities, we observed that they solved the exercises with more autonomy, velocity on the execution and motivation. These behaviors occurred due to the easiness of the activities proposed, that basically demanded copy and composition of works from syllables. As to the learning of regularities, the quantitative data of the research suggest that the group subject to the activities of Buriti collection (specially the subjects of the fourth grade, with which there was a more systematic work) was able to identify the orthographic rule for the use of letter {x} with the sound // after rising diphthongs. In general, on the verification test, we observed that the subjects, independently of the collection which they interacted with, presented similar hit rates. Therefore, we speculate the intervention of the applicator was essential for the subjects to present satisfactory rates of learning. That means to say that role of teacher is fundamental on the use of textbooks, as the very Guide of PNLD has proven.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticos AvaliaçãoAprendizagem AvaliaçãoLíngua portuguesa Estudo e ensinoOrtografia e silabaçãoLíngua portuguesa Ortografia e silabaçãoRegras ortográficas Regularidades e irregularidades Livro didático Atividades metacognitivasOrtografia em livros didáticos de português: ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_completa_versao_final.pdfapplication/pdf11162536https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9VYMC8/1/tese_completa_versao_final.pdf610de9b134aa0d9a9c92e5c38e9a2402MD51TEXTtese_completa_versao_final.pdf.txttese_completa_versao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain428858https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9VYMC8/2/tese_completa_versao_final.pdf.txt2686b2c25756a5a7d674ccf695fae03eMD521843/MGSS-9VYMC82019-11-14 15:30:12.865oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9VYMC8Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:30:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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