Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_a8ad2f5e0792e4f7d3f450ba5abacb3d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9ATK3P
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Arjuna Casteli PanzeraLucas de Moura Duarte2019-08-14T02:18:15Z2019-08-14T02:18:15Z2012-07-02http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATK3PEste trabalho busca averiguar as concepções que alunos da Educação de Jovens e Adultos possuem a respeito de certas características do Sistema Solar, especialmente da Terra-Lua-Sol. Essas características relacionam-se, basicamente, com as fases e constituição da Lua e as escalas de tamanho e distância entre os planetas, a Lua, o Sol e as estrelas fixas. O ensino de Astronomia é algo ainda escasso no Brasil, e a maioria das pessoas não vê o Universo da mesma forma como vemos quando aprendemos os conceitos ligados a essa ciência. Os jovens e adultos, protagonistas deste trabalho, já têm um conceito formado do Cosmo, e é importante que no ensino de Astronomia essas ideias sejam trabalhadas para permitir um aprendizado rico e coerente. Neste trabalho reflete-se sobre os motivos de se pesquisar o aprendizado dos jovens e adultos e também apresenta-se uma rápida cronologia da EJA no Brasil. O referencial teórico usa ideias importantes no campo da andragogia e pesquisas sobre o ensino de ciências por investigação. Foi elaborado um pré-teste para captar as concepções prévias dos estudantes sobre alguns aspectos da Lua. Os alunos realizaram uma observação sistemática desse astro durante uma lunação completa. Eles também realizaram uma atividade investigativa sobre a explicação das observações por meio de uma simulação das fases da Lua e da construção de uma maquete do sistema Terra-Sol-Lua. O autor deste trabalho realizou uma aula dialogada com os estudantes a fim de consolidar os conceitos desenvolvidos nas atividades. Finalmente um pós teste foi aplicado e foram analisados os resultados. Algumas respostas de testes dos próprios alunos são exibidas e analisadas, de forma geral ou cada questão/teste de forma específica. Ressalta-se a importância de se captar concepções prévias, desenvolvendo atividades investigativas e dialogadas no processo de ensino-aprendizado relativo a tópicos do ensino de ciências.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiência  Estudo e ensinoEducação de adultosAstronomia Estudo e ensinoEnsino de ciênciasLuaEducação de Jovens e AdultosAstronomiaA avaliação das concepções dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre características astronômicas da Terra-Lua-Sol por meio de atividades investigativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_lucas_duarte.pdfapplication/pdf4538855https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATK3P/1/monografia_lucas_duarte.pdf5dc20f13d7054341805df2edcfb01defMD51TEXTmonografia_lucas_duarte.pdf.txtmonografia_lucas_duarte.pdf.txtExtracted texttext/plain118479https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATK3P/2/monografia_lucas_duarte.pdf.txt1481e86e2844c6ec0d271408e305ce17MD521843/BUOS-9ATK3P2019-11-14 08:29:23.401oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9ATK3PRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:29:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547422545084416