EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sueli Gonçalves dos Santos Souza
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/32931
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem por finalidade contribuir para a prática pedagógica do professor alfabetizador do adulto, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fundamentando-se em uma pesquisa bibliográfica sobre a pedagogia freiriana e dos autores que dialogam com Paulo Freire, é possível refletir sobre a importância de garantir ao estudante da EJA o acesso, permanência e conclusão nesta modalidade de ensino. A partir de rodas de conversa, foi possível colher informações e analisar os fatores interditórios que acabam levando o estudante a abandonar a escola, bem como discutir com os docentes e com a gestão pedagógica as estratégias e as possibilidades para implementação de cada uma delas, visando o combate e/ou prevenção deste abandono. O resultado desta intervenção foi muito satisfatório, haja vista que foi possível propor ações concretas para implementação de cada estratégia proposta pelos docentes.
id UFMG_a9725509f9bb1c71d480ec6803b64f8b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/32931
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling EJA: A alfabetização do adulto e suas interdiçõesEducação de jovens e adultosEducação de jovens e adultos - metodologiaAlfabetização de adultosCurrículosFreire, PauloEducação - finalidades e objetivosEducação popularPedagogia críticaEste trabalho de pesquisa tem por finalidade contribuir para a prática pedagógica do professor alfabetizador do adulto, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fundamentando-se em uma pesquisa bibliográfica sobre a pedagogia freiriana e dos autores que dialogam com Paulo Freire, é possível refletir sobre a importância de garantir ao estudante da EJA o acesso, permanência e conclusão nesta modalidade de ensino. A partir de rodas de conversa, foi possível colher informações e analisar os fatores interditórios que acabam levando o estudante a abandonar a escola, bem como discutir com os docentes e com a gestão pedagógica as estratégias e as possibilidades para implementação de cada uma delas, visando o combate e/ou prevenção deste abandono. O resultado desta intervenção foi muito satisfatório, haja vista que foi possível propor ações concretas para implementação de cada estratégia proposta pelos docentes.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação BásicaUFMGGraziele Ramos Schweighttp://lattes.cnpq.br/3851208678141415Maurílio José Amaral AssisSueli Gonçalves dos Santos Souza2020-03-16T17:52:39Z2020-03-16T17:52:39Z2019-12-07Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/32931porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-05-25T18:40:54Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/32931Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-05-25T18:40:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições
title EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições
spellingShingle EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições
Sueli Gonçalves dos Santos Souza
Educação de jovens e adultos
Educação de jovens e adultos - metodologia
Alfabetização de adultos
Currículos
Freire, Paulo
Educação - finalidades e objetivos
Educação popular
Pedagogia crítica
title_short EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições
title_full EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições
title_fullStr EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições
title_full_unstemmed EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições
title_sort EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições
author Sueli Gonçalves dos Santos Souza
author_facet Sueli Gonçalves dos Santos Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Graziele Ramos Schweig
http://lattes.cnpq.br/3851208678141415
Maurílio José Amaral Assis
dc.contributor.author.fl_str_mv Sueli Gonçalves dos Santos Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Educação de jovens e adultos - metodologia
Alfabetização de adultos
Currículos
Freire, Paulo
Educação - finalidades e objetivos
Educação popular
Pedagogia crítica
topic Educação de jovens e adultos
Educação de jovens e adultos - metodologia
Alfabetização de adultos
Currículos
Freire, Paulo
Educação - finalidades e objetivos
Educação popular
Pedagogia crítica
description Este trabalho de pesquisa tem por finalidade contribuir para a prática pedagógica do professor alfabetizador do adulto, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fundamentando-se em uma pesquisa bibliográfica sobre a pedagogia freiriana e dos autores que dialogam com Paulo Freire, é possível refletir sobre a importância de garantir ao estudante da EJA o acesso, permanência e conclusão nesta modalidade de ensino. A partir de rodas de conversa, foi possível colher informações e analisar os fatores interditórios que acabam levando o estudante a abandonar a escola, bem como discutir com os docentes e com a gestão pedagógica as estratégias e as possibilidades para implementação de cada uma delas, visando o combate e/ou prevenção deste abandono. O resultado desta intervenção foi muito satisfatório, haja vista que foi possível propor ações concretas para implementação de cada estratégia proposta pelos docentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-07
2020-03-16T17:52:39Z
2020-03-16T17:52:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/32931
url http://hdl.handle.net/1843/32931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248226965258240