EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/32931 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa tem por finalidade contribuir para a prática pedagógica do professor alfabetizador do adulto, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fundamentando-se em uma pesquisa bibliográfica sobre a pedagogia freiriana e dos autores que dialogam com Paulo Freire, é possível refletir sobre a importância de garantir ao estudante da EJA o acesso, permanência e conclusão nesta modalidade de ensino. A partir de rodas de conversa, foi possível colher informações e analisar os fatores interditórios que acabam levando o estudante a abandonar a escola, bem como discutir com os docentes e com a gestão pedagógica as estratégias e as possibilidades para implementação de cada uma delas, visando o combate e/ou prevenção deste abandono. O resultado desta intervenção foi muito satisfatório, haja vista que foi possível propor ações concretas para implementação de cada estratégia proposta pelos docentes. |
id |
UFMG_a9725509f9bb1c71d480ec6803b64f8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/32931 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
EJA: A alfabetização do adulto e suas interdiçõesEducação de jovens e adultosEducação de jovens e adultos - metodologiaAlfabetização de adultosCurrículosFreire, PauloEducação - finalidades e objetivosEducação popularPedagogia críticaEste trabalho de pesquisa tem por finalidade contribuir para a prática pedagógica do professor alfabetizador do adulto, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fundamentando-se em uma pesquisa bibliográfica sobre a pedagogia freiriana e dos autores que dialogam com Paulo Freire, é possível refletir sobre a importância de garantir ao estudante da EJA o acesso, permanência e conclusão nesta modalidade de ensino. A partir de rodas de conversa, foi possível colher informações e analisar os fatores interditórios que acabam levando o estudante a abandonar a escola, bem como discutir com os docentes e com a gestão pedagógica as estratégias e as possibilidades para implementação de cada uma delas, visando o combate e/ou prevenção deste abandono. O resultado desta intervenção foi muito satisfatório, haja vista que foi possível propor ações concretas para implementação de cada estratégia proposta pelos docentes.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação BásicaUFMGGraziele Ramos Schweighttp://lattes.cnpq.br/3851208678141415Maurílio José Amaral AssisSueli Gonçalves dos Santos Souza2020-03-16T17:52:39Z2020-03-16T17:52:39Z2019-12-07Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/32931porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-05-25T18:40:54Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/32931Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-05-25T18:40:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições |
title |
EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições |
spellingShingle |
EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições Sueli Gonçalves dos Santos Souza Educação de jovens e adultos Educação de jovens e adultos - metodologia Alfabetização de adultos Currículos Freire, Paulo Educação - finalidades e objetivos Educação popular Pedagogia crítica |
title_short |
EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições |
title_full |
EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições |
title_fullStr |
EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições |
title_full_unstemmed |
EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições |
title_sort |
EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições |
author |
Sueli Gonçalves dos Santos Souza |
author_facet |
Sueli Gonçalves dos Santos Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Graziele Ramos Schweig http://lattes.cnpq.br/3851208678141415 Maurílio José Amaral Assis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sueli Gonçalves dos Santos Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Educação de jovens e adultos - metodologia Alfabetização de adultos Currículos Freire, Paulo Educação - finalidades e objetivos Educação popular Pedagogia crítica |
topic |
Educação de jovens e adultos Educação de jovens e adultos - metodologia Alfabetização de adultos Currículos Freire, Paulo Educação - finalidades e objetivos Educação popular Pedagogia crítica |
description |
Este trabalho de pesquisa tem por finalidade contribuir para a prática pedagógica do professor alfabetizador do adulto, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fundamentando-se em uma pesquisa bibliográfica sobre a pedagogia freiriana e dos autores que dialogam com Paulo Freire, é possível refletir sobre a importância de garantir ao estudante da EJA o acesso, permanência e conclusão nesta modalidade de ensino. A partir de rodas de conversa, foi possível colher informações e analisar os fatores interditórios que acabam levando o estudante a abandonar a escola, bem como discutir com os docentes e com a gestão pedagógica as estratégias e as possibilidades para implementação de cada uma delas, visando o combate e/ou prevenção deste abandono. O resultado desta intervenção foi muito satisfatório, haja vista que foi possível propor ações concretas para implementação de cada estratégia proposta pelos docentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-07 2020-03-16T17:52:39Z 2020-03-16T17:52:39Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/32931 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/32931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823248226965258240 |