Um modelo de design de privacidade para o compartilhamento de informações pessoais em redes sociais online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Lucia Bento Villela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-A9EG5J
Resumo: Nos últimos anos, as redes sociais online (RSOs) têm experimentado considerável crescimento em número de usuários, tornando-se cada vez mais presentes na vida das pessoas. Entretanto, juntamente com esse crescimento, a possibilidade de maiores interações entre as pessoas, proporcionada pelo uso desses sistemas, tem despertadonovas preocupações relacionadas à privacidade, dado o aumento do risco das pessoas terem suas informações indevidamente acessadas nesses ambientes. Diante disso, a ideia de incorporar princípios de privacidade em tempo de design apresenta-se como um requisito essencial, de forma a criar RSOs que atendam à necessidade de privacidade de seus usuários. Dessa forma, nesta tese, buscamos fornecer aos designers uma forma de pensar sobre como a privacidade relacionada ao compartilhamento de informações pessoais pode ser tratada em RSOs. Para isso, apresentamos o Modelo de Design de Privacidade (MDP), um modelo descritivo que é fundamentado na teoria de privacidade proposta por Altman e na Engenharia Semiótica. Tal modelo considera como informação pessoal em RSOs não apenas aquelas informações sobre o indivíduo que são explicitamente reveladas, mas também seus discursos e atividades dentro dosistema, que expressam, direta ou indiretamente, suas opiniões e pontos de vista, os quais o indivíduo poderia não desejar que fossem revelados. O MDP tem o propósito de ajudar designers a refletirem sobre diferentes aspectos que influenciam o nível de privacidadeoferecido aos usuários, ao propor um conjunto de dimensões que estruturam o espaço de design do compartilhamento de informações pessoais em RSOs. Avaliações mostram que o MDP é expressivo o suficiente para representar aspectos relevantes de privacidade, além de ser também descritivo o suficiente para expressar diferenças emmodelos de privacidade de RSOs distintas. O potencial valor epistêmico do MDP é mostrado, tendo em vista que seu uso tem o poder de fomentar discussões e reflexões relacionadas a decisões de privacidade que podem ser úteis no design de RSOs.
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Dessa forma, nesta tese, buscamos fornecer aos designers uma forma de pensar sobre como a privacidade relacionada ao compartilhamento de informações pessoais pode ser tratada em RSOs. Para isso, apresentamos o Modelo de Design de Privacidade (MDP), um modelo descritivo que é fundamentado na teoria de privacidade proposta por Altman e na Engenharia Semiótica. Tal modelo considera como informação pessoal em RSOs não apenas aquelas informações sobre o indivíduo que são explicitamente reveladas, mas também seus discursos e atividades dentro dosistema, que expressam, direta ou indiretamente, suas opiniões e pontos de vista, os quais o indivíduo poderia não desejar que fossem revelados. O MDP tem o propósito de ajudar designers a refletirem sobre diferentes aspectos que influenciam o nível de privacidadeoferecido aos usuários, ao propor um conjunto de dimensões que estruturam o espaço de design do compartilhamento de informações pessoais em RSOs. Avaliações mostram que o MDP é expressivo o suficiente para representar aspectos relevantes de privacidade, além de ser também descritivo o suficiente para expressar diferenças emmodelos de privacidade de RSOs distintas. O potencial valor epistêmico do MDP é mostrado, tendo em vista que seu uso tem o poder de fomentar discussões e reflexões relacionadas a decisões de privacidade que podem ser úteis no design de RSOs.In the last few years, Social Network Sites (SNSs) have experienced a growth in their number of participants, becoming an increasingly embedded part of people's daily lives. However, along with such growth, the possibility of closer interactions between people, brought by these systems, has triggered users' concerns and issues regarding privacy, given the increasingly risk of people have their personal information being improperly accessed within such environments. Thus, the idea of privacy by design, i.e., incorporating privacy principles at design time rather than as an afterthought, is presented as an essential requirement, even if challenging, in order to create user interfaces that allow users to express their privacy requirements regarding personal information disclosure. Thereby, in this thesis, we intent to provide designers with a better understanding of how privacy regarding personal information disclosure can be addressed in SNSs. In this direction, we present the Privacy Design Model (PDM) -- a descriptive model that is built upon Altman's theory of privacy and Semiotic Engineering and considers as personal information in SNSs not only pieces of information about the individual, but also the individual's speech and activities that express, direct or indirectly, his/her opinions and views within the system. PDM aims at helping designers to take into consideration how different aspects influence the level of privacy being offered to users, by structuring the design space of personal information disclosure in SNSs through a number of dimensions. The evaluation of PDM expressivity shows that it is expressive enough to represent relevant aspects of privacy and also descriptive enough to express differences in the privacy models of SNSs with distinct purposes. The potential epistemic value of MDP is shown, by fostering discussions and reflections regarding privacy decisions that could be useful for the design of SNSs' privacy models.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInteração homem-máquinaInterfaces de usuário (Sistema de computador)Interação homem-maquinaComputaçãoRedes sociais on-lineSemioticaInterfaces de usuario (Sistema de computador)Direito a privacidadeEngenharia semióticaCompartilhamento de informação pessoalPrivacidadeInteração humano-computadorRedes sociais onlineUm modelo de design de privacidade para o compartilhamento de informações pessoais em redes sociais onlineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmarialucia.pdfapplication/pdf11032965https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESBF-A9EG5J/1/marialucia.pdf69dfbde9f6433b18b5565cb690f49a03MD51TEXTmarialucia.pdf.txtmarialucia.pdf.txtExtracted texttext/plain482305https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESBF-A9EG5J/2/marialucia.pdf.txtde0ef9ed99212c562a806cd2f9df0b94MD521843/ESBF-A9EG5J2019-11-14 10:40:48.635oai:repositorio.ufmg.br:1843/ESBF-A9EG5JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:40:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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