Educação artística como possibilidade de experimentação utópica: o caso da Mindelo Escola Internacional de Arte em Cabo Verde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR6GRX |
Resumo: | A presente tese tem como objetivo analisar o campo de possibilidade da Educação Artística como lugar de experimentação utópica, no sentido em que salienta a necessidade de que sejam desenvolvidas formas de vida social substitutivas aos valores predominantes ao ethos do capitalismo tardio (MOUFFE: 2007). Neste sentido, toma-se a Mindelo_Escola Internacional de Arte (M_EIA), localizada na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, como unidade de análise das práticas artísticas educativas desenvolvidas não apenas no interior da instituição, mas também fora dela, para as comunidades e com as suas populações. Os autores Atkinson (2008/2011), Mouffe (2007/2012) e Rancière (2000) constituem-se como referenciais teóricos centrais para tal discussão. A ferramenta metodológica adotada consistiu no estudo de caso, utilizando-se de fontes diversas tais como os discursos de diversos sujeitos envolvidos com a escola, seu projeto político-pedagógico, os programas educativos, as notas de campo e fotografias diretamente recolhidas na imersão da investigadora no local. Como conclusão da pesquisa apresenta-se a tese de que o desenvolvimento de uma Educação Artística na perspectiva contra-hegemônica só pode se dar a partir da adoção de práticas artísticas e pedagógicas abertas, que não sejam totalmente controladas, isto é, que estejam dispostas a assumir riscos, a criar espaços de dissenso, elementos fundamentais para a recriação da realidade em seus aspectos político, social, educativo e cultural. |
id |
UFMG_a9db04a54134350281a6dd2722532af3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR6GRX |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Aracy Alves Martins EvangelistaMaria Teresa Guimarães de MedinaJosé Carlos de Paiva e SilvaFrancisca Izabel Pereira MacielJoana Luísa da Silva Paradinha RibeiroMaria Alexandra de Sá Dias da CostaDenise Perdigao Pereira2019-08-11T07:08:00Z2019-08-11T07:08:00Z2016-12-15http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR6GRXA presente tese tem como objetivo analisar o campo de possibilidade da Educação Artística como lugar de experimentação utópica, no sentido em que salienta a necessidade de que sejam desenvolvidas formas de vida social substitutivas aos valores predominantes ao ethos do capitalismo tardio (MOUFFE: 2007). Neste sentido, toma-se a Mindelo_Escola Internacional de Arte (M_EIA), localizada na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, como unidade de análise das práticas artísticas educativas desenvolvidas não apenas no interior da instituição, mas também fora dela, para as comunidades e com as suas populações. Os autores Atkinson (2008/2011), Mouffe (2007/2012) e Rancière (2000) constituem-se como referenciais teóricos centrais para tal discussão. A ferramenta metodológica adotada consistiu no estudo de caso, utilizando-se de fontes diversas tais como os discursos de diversos sujeitos envolvidos com a escola, seu projeto político-pedagógico, os programas educativos, as notas de campo e fotografias diretamente recolhidas na imersão da investigadora no local. Como conclusão da pesquisa apresenta-se a tese de que o desenvolvimento de uma Educação Artística na perspectiva contra-hegemônica só pode se dar a partir da adoção de práticas artísticas e pedagógicas abertas, que não sejam totalmente controladas, isto é, que estejam dispostas a assumir riscos, a criar espaços de dissenso, elementos fundamentais para a recriação da realidade em seus aspectos político, social, educativo e cultural.The purpose of this theses it to analyze the field of possiblities of Artistic Education as a place of utopic experimentation, in the sense that it stresses the necessity of developing forms of social life that substitutes the predominat values of the capitalism ethos (MOUFFE: 2007). In this sense, the Mindelo_Escola Internacional de Arte (M_EIA), located in the São Vicente island in Cape Verde, is taken as an analytical unit of the artistic education practices developed not only in the interior of the institution, but also outside of it, for the communities and its populations. The authors Atkinson (2008/2011), Mouffe (2007/2012) and Rancière (2000) are central theorical references for that discussion. The adopted methodological tool consisted in the case study, utilizing diverse sources such as the speeches of vary subjects involved with the school, its political-pedagogical project, the educational programs, the field notes and photographs collected directly during the immersion of the researcher in the place. As a conclusion of the research, there is the presentation of the thesis that the development of an Artistic Education in the counterhegemonic perspective can only happen from the adoption of open artistic and pedagogical practices, which should not be totally controlled, meaning that they should be willing to take risks and to create space for the dissent, fundamental elements for the recreation of reality in its political, social, educative and cultural aspects.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte na educação Cabo VerdeArte na educação Aspectos sociais Cabo VerdeEducaçãoArte Estudo e ensino Cabo VerdeComunidade e escola Cabo VerdeUtopiasComunidadeDissensoEducação artísticaUtopiaCabo VerdeEducação artística como possibilidade de experimentação utópica: o caso da Mindelo Escola Internacional de Arte em Cabo Verdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_denise_perdigao_pereira1.pdfapplication/pdf5442571https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR6GRX/1/tese_denise_perdigao_pereira1.pdf899ee94eb45a6ec08d608d326c63f6e8MD51TEXTtese_denise_perdigao_pereira1.pdf.txttese_denise_perdigao_pereira1.pdf.txtExtracted texttext/plain607106https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR6GRX/2/tese_denise_perdigao_pereira1.pdf.txt16be6e1c34999843a941acbe3a4ca757MD521843/BUOS-AR6GRX2019-11-14 05:18:56.942oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR6GRXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:18:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação artística como possibilidade de experimentação utópica: o caso da Mindelo Escola Internacional de Arte em Cabo Verde |
title |
Educação artística como possibilidade de experimentação utópica: o caso da Mindelo Escola Internacional de Arte em Cabo Verde |
spellingShingle |
Educação artística como possibilidade de experimentação utópica: o caso da Mindelo Escola Internacional de Arte em Cabo Verde Denise Perdigao Pereira Comunidade Dissenso Educação artística Utopia Cabo Verde Arte na educação Cabo Verde Arte na educação Aspectos sociais Cabo Verde Educação Arte Estudo e ensino Cabo Verde Comunidade e escola Cabo Verde Utopias |
title_short |
Educação artística como possibilidade de experimentação utópica: o caso da Mindelo Escola Internacional de Arte em Cabo Verde |
title_full |
Educação artística como possibilidade de experimentação utópica: o caso da Mindelo Escola Internacional de Arte em Cabo Verde |
title_fullStr |
Educação artística como possibilidade de experimentação utópica: o caso da Mindelo Escola Internacional de Arte em Cabo Verde |
title_full_unstemmed |
Educação artística como possibilidade de experimentação utópica: o caso da Mindelo Escola Internacional de Arte em Cabo Verde |
title_sort |
Educação artística como possibilidade de experimentação utópica: o caso da Mindelo Escola Internacional de Arte em Cabo Verde |
author |
Denise Perdigao Pereira |
author_facet |
Denise Perdigao Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aracy Alves Martins Evangelista |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
Maria Teresa Guimarães de Medina |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
José Carlos de Paiva e Silva |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Francisca Izabel Pereira Maciel |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Joana Luísa da Silva Paradinha Ribeiro |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Maria Alexandra de Sá Dias da Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Denise Perdigao Pereira |
contributor_str_mv |
Aracy Alves Martins Evangelista Maria Teresa Guimarães de Medina José Carlos de Paiva e Silva Francisca Izabel Pereira Maciel Joana Luísa da Silva Paradinha Ribeiro Maria Alexandra de Sá Dias da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidade Dissenso Educação artística Utopia Cabo Verde |
topic |
Comunidade Dissenso Educação artística Utopia Cabo Verde Arte na educação Cabo Verde Arte na educação Aspectos sociais Cabo Verde Educação Arte Estudo e ensino Cabo Verde Comunidade e escola Cabo Verde Utopias |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Arte na educação Cabo Verde Arte na educação Aspectos sociais Cabo Verde Educação Arte Estudo e ensino Cabo Verde Comunidade e escola Cabo Verde Utopias |
description |
A presente tese tem como objetivo analisar o campo de possibilidade da Educação Artística como lugar de experimentação utópica, no sentido em que salienta a necessidade de que sejam desenvolvidas formas de vida social substitutivas aos valores predominantes ao ethos do capitalismo tardio (MOUFFE: 2007). Neste sentido, toma-se a Mindelo_Escola Internacional de Arte (M_EIA), localizada na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, como unidade de análise das práticas artísticas educativas desenvolvidas não apenas no interior da instituição, mas também fora dela, para as comunidades e com as suas populações. Os autores Atkinson (2008/2011), Mouffe (2007/2012) e Rancière (2000) constituem-se como referenciais teóricos centrais para tal discussão. A ferramenta metodológica adotada consistiu no estudo de caso, utilizando-se de fontes diversas tais como os discursos de diversos sujeitos envolvidos com a escola, seu projeto político-pedagógico, os programas educativos, as notas de campo e fotografias diretamente recolhidas na imersão da investigadora no local. Como conclusão da pesquisa apresenta-se a tese de que o desenvolvimento de uma Educação Artística na perspectiva contra-hegemônica só pode se dar a partir da adoção de práticas artísticas e pedagógicas abertas, que não sejam totalmente controladas, isto é, que estejam dispostas a assumir riscos, a criar espaços de dissenso, elementos fundamentais para a recriação da realidade em seus aspectos político, social, educativo e cultural. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T07:08:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T07:08:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR6GRX |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR6GRX |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR6GRX/1/tese_denise_perdigao_pereira1.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR6GRX/2/tese_denise_perdigao_pereira1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
899ee94eb45a6ec08d608d326c63f6e8 16be6e1c34999843a941acbe3a4ca757 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589247146393600 |