Vivência da tecelagem manual em uma turma de 8º ano da Escola Municipal Osório Aleixo da Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iara Rodrigues Pereira Luz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN5NKM
Resumo: A partir do Renascimento é possível perceber que há um desmerecimento do Artesanato em relação à Arte, no entanto, diversos artistas contemporâneos desenvolvem seus trabalhos artísticos usando de técnicas artesanais como a tecelagem. Investigando a prática do artesanato na sala de aula, esta pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: como a tecelagem manual pode favorecer odesenvolvimento artístico e cognitivo do aluno no Ensino de Arte? Para responder essa pergunta, procurou-se entender o contexto histórico do ensino de trabalhos manuais na educação brasileira, como ele se deu, sua relação com o Ensino de Arte e como acontece o ensino de Trabalhos Manuais em escolas sob a orientação da Pedagogia Waldorf. Além desses estudos foram feitas visitas em escolas Waldorf,ao Salão do Encontro e sua unidade Filhote, com o objetivo de realizar entrevistas e observações informais, bem como registros fotográficos e questionários na Escola Municipal Osório Aleixo da Silva. Esta pesquisa adotou as orientações da abordagem triangular para o ensino de arte, assim como a orientação para a estrutura de uma aula conforme a orientação da Pedagogia Waldorf. Por fim, conclui-se que é possível o desenvolvimento de técnicas de trabalhos manuais com caráter artístico contribuindo assim com a formação imaginativa da criança e que a tecelagem manual oferece um amplo recurso de possibilidadeplásticas, visuais e expressivas.
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