Vivência da tecelagem manual em uma turma de 8º ano da Escola Municipal Osório Aleixo da Silva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN5NKM |
Resumo: | A partir do Renascimento é possível perceber que há um desmerecimento do Artesanato em relação à Arte, no entanto, diversos artistas contemporâneos desenvolvem seus trabalhos artísticos usando de técnicas artesanais como a tecelagem. Investigando a prática do artesanato na sala de aula, esta pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: como a tecelagem manual pode favorecer odesenvolvimento artístico e cognitivo do aluno no Ensino de Arte? Para responder essa pergunta, procurou-se entender o contexto histórico do ensino de trabalhos manuais na educação brasileira, como ele se deu, sua relação com o Ensino de Arte e como acontece o ensino de Trabalhos Manuais em escolas sob a orientação da Pedagogia Waldorf. Além desses estudos foram feitas visitas em escolas Waldorf,ao Salão do Encontro e sua unidade Filhote, com o objetivo de realizar entrevistas e observações informais, bem como registros fotográficos e questionários na Escola Municipal Osório Aleixo da Silva. Esta pesquisa adotou as orientações da abordagem triangular para o ensino de arte, assim como a orientação para a estrutura de uma aula conforme a orientação da Pedagogia Waldorf. Por fim, conclui-se que é possível o desenvolvimento de técnicas de trabalhos manuais com caráter artístico contribuindo assim com a formação imaginativa da criança e que a tecelagem manual oferece um amplo recurso de possibilidadeplásticas, visuais e expressivas. |
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Melissa Etelvina Oliveira RochaPatrícia de Paula PereiraEvandro Jose Lemos da CunhaIara Rodrigues Pereira Luz2019-08-12T08:05:17Z2019-08-12T08:05:17Z2016-07-02http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN5NKMA partir do Renascimento é possível perceber que há um desmerecimento do Artesanato em relação à Arte, no entanto, diversos artistas contemporâneos desenvolvem seus trabalhos artísticos usando de técnicas artesanais como a tecelagem. Investigando a prática do artesanato na sala de aula, esta pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: como a tecelagem manual pode favorecer odesenvolvimento artístico e cognitivo do aluno no Ensino de Arte? Para responder essa pergunta, procurou-se entender o contexto histórico do ensino de trabalhos manuais na educação brasileira, como ele se deu, sua relação com o Ensino de Arte e como acontece o ensino de Trabalhos Manuais em escolas sob a orientação da Pedagogia Waldorf. Além desses estudos foram feitas visitas em escolas Waldorf,ao Salão do Encontro e sua unidade Filhote, com o objetivo de realizar entrevistas e observações informais, bem como registros fotográficos e questionários na Escola Municipal Osório Aleixo da Silva. Esta pesquisa adotou as orientações da abordagem triangular para o ensino de arte, assim como a orientação para a estrutura de uma aula conforme a orientação da Pedagogia Waldorf. Por fim, conclui-se que é possível o desenvolvimento de técnicas de trabalhos manuais com caráter artístico contribuindo assim com a formação imaginativa da criança e que a tecelagem manual oferece um amplo recurso de possibilidadeplásticas, visuais e expressivas.Since the Renaissance, its possible to see that there is a demerit of handicraft in relation to art, however, many contemporary artists develop their artwork using traditional techniques like weaving. This research presents the question-problem: how the manual weaving can favor the artistic and cognitive development of the student in Art Education? To answer this question, we tried to understand the historical context of handwork teaching in Brazilian education, how it happened, itsrelationship with the Art Education and how the handicraft is taught in schools under the guidance of Waldorf education. Besides these studies, visits were made in Waldorf schools, the Salão do Encontro and its Unidade Filhote, in order to conduct m informal interviews and observations, as well as photographic records and questionnaires at the Municipal School Osório Aleixo da Silva. This research adoptedthe guidelines of the triangular approach to art education, as well as guidance for the structure of a class as the orientation of Waldorf education. Finally, it is concluded it is possible to develop techniques of handwork with artistic character contributing to the child's imaginative training and that the manual weaving offers a broad feature of plastic, visual and expressive possibilities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesTrabalhos ManuaisEnsino de ArteTecelagem ManualVivência da tecelagem manual em uma turma de 8º ano da Escola Municipal Osório Aleixo da Silvainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALiara_pereira_luz_monografia.pdfapplication/pdf11691519https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AN5NKM/1/iara_pereira_luz_monografia.pdfbe1c2346081f3bc96e9da12ebc81757cMD51TEXTiara_pereira_luz_monografia.pdf.txtiara_pereira_luz_monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain122677https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AN5NKM/2/iara_pereira_luz_monografia.pdf.txt06c4e1b7cdf0b7c2efb32394aac9f2eeMD521843/BUOS-AN5NKM2019-11-14 13:55:49.902oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AN5NKMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:55:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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