O rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel Pereira de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHH6L
Resumo: Tema de debates polêmicos nos últimos anos, a transposição do São Francisco não é um projeto completamente novo. Sobretudo em meados do século XIX, a chamada idéia de canalizar águas desse rio foi objeto de discussões intensas. Em diálogo especialmente com pressupostos do campo da História Ambiental e com estudos sobre dinâmicas políticas do Brasil Império, esta pesquisa investiga as proposições de canais para o São Francisco entre 1846 e 1886. Neste período, delimitado respectivamente por indicações parlamentar e técnica da obra, a canalização relacionou-se de modo bastante peculiar com temas como os transportes e a seca. Contudo, tais assuntos estiveram muito distantes de ser resolvidos consensualmente, de modo que as propostas de canais se fizeram imersas em disputas acirradas tanto entre si quanto sobretudo com planos de estradas de ferro e açudes. Nesse processo, grupos de diversas províncias buscaram legitimar, quase a qualquer custo, os projetos, que lhes foram mais convenientes. Por meio da análise de fontes, como mapas, estudos técnicos e discursos parlamentares, este estudo compreende as referidas projeções hidráulicas em meio a conflitos pelo controle do São Francisco ou em torno da questão das secas, numa trama envolvendo natureza e poder. Apesar de a obra apresentada como símbolo de modernidade não ter sido realizada na época, o conhecimento de suas discussões e mesmo de sua não concretização pode contribuir à reflexão sobre as relações entre seres humanos e meio físico, bem como sobre disputas e arranjos políticos no Brasil oitocentista.
id UFMG_aa69745dbe98dc47efcc3c332e65f68e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XHH6L
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Regina Horta DuarteJunia Ferreira FurtadoEurípedes Antônio FunesGabriel Pereira de Oliveira2019-08-12T05:49:15Z2019-08-12T05:49:15Z2015-06-02http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHH6LTema de debates polêmicos nos últimos anos, a transposição do São Francisco não é um projeto completamente novo. Sobretudo em meados do século XIX, a chamada idéia de canalizar águas desse rio foi objeto de discussões intensas. Em diálogo especialmente com pressupostos do campo da História Ambiental e com estudos sobre dinâmicas políticas do Brasil Império, esta pesquisa investiga as proposições de canais para o São Francisco entre 1846 e 1886. Neste período, delimitado respectivamente por indicações parlamentar e técnica da obra, a canalização relacionou-se de modo bastante peculiar com temas como os transportes e a seca. Contudo, tais assuntos estiveram muito distantes de ser resolvidos consensualmente, de modo que as propostas de canais se fizeram imersas em disputas acirradas tanto entre si quanto sobretudo com planos de estradas de ferro e açudes. Nesse processo, grupos de diversas províncias buscaram legitimar, quase a qualquer custo, os projetos, que lhes foram mais convenientes. Por meio da análise de fontes, como mapas, estudos técnicos e discursos parlamentares, este estudo compreende as referidas projeções hidráulicas em meio a conflitos pelo controle do São Francisco ou em torno da questão das secas, numa trama envolvendo natureza e poder. Apesar de a obra apresentada como símbolo de modernidade não ter sido realizada na época, o conhecimento de suas discussões e mesmo de sua não concretização pode contribuir à reflexão sobre as relações entre seres humanos e meio físico, bem como sobre disputas e arranjos políticos no Brasil oitocentista.Subject of controversial debate in recent years, the transposition of the São Francisco River is not absolutely a new project. In the mid-nineteenth century, the so-called idea of channeling canal waters at this river was an object of intense discussions. In dialogue especially with the environmental historys approach and the political studies about the Brazil Empire, this research investigates the propositions of the São Francisco canal between 1846 and 1886. During this period, defined respectively by parliamentary and technical requests, the canalization was related peculiarly to issues such as transport and drought. However these issues were far to be solved consensually. The canal proposals were in the middle of hard disputes among themselves, railways and weirs. By analyzing sources like maps, technical studies or parliamentary speeches, this study will assay the canal proposals amid conflicts about the control of São Francisco circulations and the way to overcome drought problems. In this process, members of several provinces tried to legitimize their respective projects anyway into a web of nature and power. Although the plan - presented as a symbol of modernity - have not been implemented, the knowledge about their discussions and non-achievement allows the thought about the links between social groups and nature, as well as disputes and political arrangements in nineteenth-century Brazil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHistóriaSão Francisco, RioBrasil História Império, 1822-1889Brasil ImpérioHistória AmbientalCanal do São FranciscoO rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALoliveira__gabriel_pereira_de._o_rio_e_o_caminho_natural._disserta__o.pdfapplication/pdf5211649https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XHH6L/1/oliveira__gabriel_pereira_de._o_rio_e_o_caminho_natural._disserta__o.pdf015668a9af16982a030b164960ebaef2MD511843/BUBD-9XHH6L2019-08-12 02:49:15.933oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XHH6LRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-12T05:49:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886)
title O rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886)
spellingShingle O rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886)
Gabriel Pereira de Oliveira
Brasil Império
História Ambiental
Canal do São Francisco
História
São Francisco, Rio
Brasil História Império, 1822-1889
title_short O rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886)
title_full O rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886)
title_fullStr O rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886)
title_full_unstemmed O rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886)
title_sort O rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886)
author Gabriel Pereira de Oliveira
author_facet Gabriel Pereira de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Regina Horta Duarte
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Junia Ferreira Furtado
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eurípedes Antônio Funes
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel Pereira de Oliveira
contributor_str_mv Regina Horta Duarte
Junia Ferreira Furtado
Eurípedes Antônio Funes
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil Império
História Ambiental
Canal do São Francisco
topic Brasil Império
História Ambiental
Canal do São Francisco
História
São Francisco, Rio
Brasil História Império, 1822-1889
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv História
São Francisco, Rio
Brasil História Império, 1822-1889
description Tema de debates polêmicos nos últimos anos, a transposição do São Francisco não é um projeto completamente novo. Sobretudo em meados do século XIX, a chamada idéia de canalizar águas desse rio foi objeto de discussões intensas. Em diálogo especialmente com pressupostos do campo da História Ambiental e com estudos sobre dinâmicas políticas do Brasil Império, esta pesquisa investiga as proposições de canais para o São Francisco entre 1846 e 1886. Neste período, delimitado respectivamente por indicações parlamentar e técnica da obra, a canalização relacionou-se de modo bastante peculiar com temas como os transportes e a seca. Contudo, tais assuntos estiveram muito distantes de ser resolvidos consensualmente, de modo que as propostas de canais se fizeram imersas em disputas acirradas tanto entre si quanto sobretudo com planos de estradas de ferro e açudes. Nesse processo, grupos de diversas províncias buscaram legitimar, quase a qualquer custo, os projetos, que lhes foram mais convenientes. Por meio da análise de fontes, como mapas, estudos técnicos e discursos parlamentares, este estudo compreende as referidas projeções hidráulicas em meio a conflitos pelo controle do São Francisco ou em torno da questão das secas, numa trama envolvendo natureza e poder. Apesar de a obra apresentada como símbolo de modernidade não ter sido realizada na época, o conhecimento de suas discussões e mesmo de sua não concretização pode contribuir à reflexão sobre as relações entre seres humanos e meio físico, bem como sobre disputas e arranjos políticos no Brasil oitocentista.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T05:49:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T05:49:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHH6L
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHH6L
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XHH6L/1/oliveira__gabriel_pereira_de._o_rio_e_o_caminho_natural._disserta__o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 015668a9af16982a030b164960ebaef2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589513581166592