O rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHH6L |
Resumo: | Tema de debates polêmicos nos últimos anos, a transposição do São Francisco não é um projeto completamente novo. Sobretudo em meados do século XIX, a chamada idéia de canalizar águas desse rio foi objeto de discussões intensas. Em diálogo especialmente com pressupostos do campo da História Ambiental e com estudos sobre dinâmicas políticas do Brasil Império, esta pesquisa investiga as proposições de canais para o São Francisco entre 1846 e 1886. Neste período, delimitado respectivamente por indicações parlamentar e técnica da obra, a canalização relacionou-se de modo bastante peculiar com temas como os transportes e a seca. Contudo, tais assuntos estiveram muito distantes de ser resolvidos consensualmente, de modo que as propostas de canais se fizeram imersas em disputas acirradas tanto entre si quanto sobretudo com planos de estradas de ferro e açudes. Nesse processo, grupos de diversas províncias buscaram legitimar, quase a qualquer custo, os projetos, que lhes foram mais convenientes. Por meio da análise de fontes, como mapas, estudos técnicos e discursos parlamentares, este estudo compreende as referidas projeções hidráulicas em meio a conflitos pelo controle do São Francisco ou em torno da questão das secas, numa trama envolvendo natureza e poder. Apesar de a obra apresentada como símbolo de modernidade não ter sido realizada na época, o conhecimento de suas discussões e mesmo de sua não concretização pode contribuir à reflexão sobre as relações entre seres humanos e meio físico, bem como sobre disputas e arranjos políticos no Brasil oitocentista. |
id |
UFMG_aa69745dbe98dc47efcc3c332e65f68e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XHH6L |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Regina Horta DuarteJunia Ferreira FurtadoEurípedes Antônio FunesGabriel Pereira de Oliveira2019-08-12T05:49:15Z2019-08-12T05:49:15Z2015-06-02http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHH6LTema de debates polêmicos nos últimos anos, a transposição do São Francisco não é um projeto completamente novo. Sobretudo em meados do século XIX, a chamada idéia de canalizar águas desse rio foi objeto de discussões intensas. Em diálogo especialmente com pressupostos do campo da História Ambiental e com estudos sobre dinâmicas políticas do Brasil Império, esta pesquisa investiga as proposições de canais para o São Francisco entre 1846 e 1886. Neste período, delimitado respectivamente por indicações parlamentar e técnica da obra, a canalização relacionou-se de modo bastante peculiar com temas como os transportes e a seca. Contudo, tais assuntos estiveram muito distantes de ser resolvidos consensualmente, de modo que as propostas de canais se fizeram imersas em disputas acirradas tanto entre si quanto sobretudo com planos de estradas de ferro e açudes. Nesse processo, grupos de diversas províncias buscaram legitimar, quase a qualquer custo, os projetos, que lhes foram mais convenientes. Por meio da análise de fontes, como mapas, estudos técnicos e discursos parlamentares, este estudo compreende as referidas projeções hidráulicas em meio a conflitos pelo controle do São Francisco ou em torno da questão das secas, numa trama envolvendo natureza e poder. Apesar de a obra apresentada como símbolo de modernidade não ter sido realizada na época, o conhecimento de suas discussões e mesmo de sua não concretização pode contribuir à reflexão sobre as relações entre seres humanos e meio físico, bem como sobre disputas e arranjos políticos no Brasil oitocentista.Subject of controversial debate in recent years, the transposition of the São Francisco River is not absolutely a new project. In the mid-nineteenth century, the so-called idea of channeling canal waters at this river was an object of intense discussions. In dialogue especially with the environmental historys approach and the political studies about the Brazil Empire, this research investigates the propositions of the São Francisco canal between 1846 and 1886. During this period, defined respectively by parliamentary and technical requests, the canalization was related peculiarly to issues such as transport and drought. However these issues were far to be solved consensually. The canal proposals were in the middle of hard disputes among themselves, railways and weirs. By analyzing sources like maps, technical studies or parliamentary speeches, this study will assay the canal proposals amid conflicts about the control of São Francisco circulations and the way to overcome drought problems. In this process, members of several provinces tried to legitimize their respective projects anyway into a web of nature and power. Although the plan - presented as a symbol of modernity - have not been implemented, the knowledge about their discussions and non-achievement allows the thought about the links between social groups and nature, as well as disputes and political arrangements in nineteenth-century Brazil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHistóriaSão Francisco, RioBrasil História Império, 1822-1889Brasil ImpérioHistória AmbientalCanal do São FranciscoO rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALoliveira__gabriel_pereira_de._o_rio_e_o_caminho_natural._disserta__o.pdfapplication/pdf5211649https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XHH6L/1/oliveira__gabriel_pereira_de._o_rio_e_o_caminho_natural._disserta__o.pdf015668a9af16982a030b164960ebaef2MD511843/BUBD-9XHH6L2019-08-12 02:49:15.933oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XHH6LRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-12T05:49:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886) |
title |
O rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886) |
spellingShingle |
O rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886) Gabriel Pereira de Oliveira Brasil Império História Ambiental Canal do São Francisco História São Francisco, Rio Brasil História Império, 1822-1889 |
title_short |
O rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886) |
title_full |
O rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886) |
title_fullStr |
O rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886) |
title_full_unstemmed |
O rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886) |
title_sort |
O rio e o caminho natural: propostas de canais do São Francisco, aspectos físicos fluviais e dinâmicas políticas no Brasil Império (1846-1886) |
author |
Gabriel Pereira de Oliveira |
author_facet |
Gabriel Pereira de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Regina Horta Duarte |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Junia Ferreira Furtado |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Eurípedes Antônio Funes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriel Pereira de Oliveira |
contributor_str_mv |
Regina Horta Duarte Junia Ferreira Furtado Eurípedes Antônio Funes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brasil Império História Ambiental Canal do São Francisco |
topic |
Brasil Império História Ambiental Canal do São Francisco História São Francisco, Rio Brasil História Império, 1822-1889 |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
História São Francisco, Rio Brasil História Império, 1822-1889 |
description |
Tema de debates polêmicos nos últimos anos, a transposição do São Francisco não é um projeto completamente novo. Sobretudo em meados do século XIX, a chamada idéia de canalizar águas desse rio foi objeto de discussões intensas. Em diálogo especialmente com pressupostos do campo da História Ambiental e com estudos sobre dinâmicas políticas do Brasil Império, esta pesquisa investiga as proposições de canais para o São Francisco entre 1846 e 1886. Neste período, delimitado respectivamente por indicações parlamentar e técnica da obra, a canalização relacionou-se de modo bastante peculiar com temas como os transportes e a seca. Contudo, tais assuntos estiveram muito distantes de ser resolvidos consensualmente, de modo que as propostas de canais se fizeram imersas em disputas acirradas tanto entre si quanto sobretudo com planos de estradas de ferro e açudes. Nesse processo, grupos de diversas províncias buscaram legitimar, quase a qualquer custo, os projetos, que lhes foram mais convenientes. Por meio da análise de fontes, como mapas, estudos técnicos e discursos parlamentares, este estudo compreende as referidas projeções hidráulicas em meio a conflitos pelo controle do São Francisco ou em torno da questão das secas, numa trama envolvendo natureza e poder. Apesar de a obra apresentada como símbolo de modernidade não ter sido realizada na época, o conhecimento de suas discussões e mesmo de sua não concretização pode contribuir à reflexão sobre as relações entre seres humanos e meio físico, bem como sobre disputas e arranjos políticos no Brasil oitocentista. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T05:49:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T05:49:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHH6L |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHH6L |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XHH6L/1/oliveira__gabriel_pereira_de._o_rio_e_o_caminho_natural._disserta__o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
015668a9af16982a030b164960ebaef2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589513581166592 |