Habilidades auditivas, processamento fonológico, inteligência e suas relações com a leitura de escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hellen de Oliveira Valentim Campos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AUVHZQ
Resumo: Este estudo teve por objetivo verificar como as habilidades de processamento auditivo temporal (PAT), processamento fonológico (PF) e percepção do tempo de subida do envelope de amplitude (PTSEA) interagem entre si e com a leitura de escolares falantes do português, assim como verificar se nessa população a inteligência se correlaciona com a leitura. Os métodos utilizados envolveram a aplicação de tarefas específicas para a avaliação de tais habilidades em uma amostra de escolares do ano 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Realizou-se análise estatística dos dados, utilizando a modelagem de equações estruturais e os testes de Spearman e Kurskall Wallis, além da média e do desvio-padrão. Os achados revelaram que a PTSEA correlacionou apenas com a tarefa de repetição de palavras e pseudopalavras, que avalia a memória operacional fonológica (MOF). A habilidade de leitura correlacionou-se diretamente com a consciência fonológica (CF) e o acesso lexical e indiretamente com o PAT, via CF. A inteligência não esteve correlacionada a nenhuma das tarefas de leitura. Foi discutida a possibilidade de a PTSEA estar relacionada apenas às habilidades fonológicas e à leitura de escolares que ainda não alcançaram todos os níveis de CF, o que não parece ter sido o caso da população aqui estudada. Estes resultados corroboram o papel das habilidades de PF e PAT sobre a leitura e reforçam a importância da estimulação dessas habilidades em crianças pré-escolares, com o intuito de promover o desenvolvimento adequado da competência leitora, assim como podem fomentar as intervenções terapêuticas na população com dificuldade de leitura.
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