Enquanto os adultos brincam: Introdução aos processos próprios de ensino-aprendizagem da criança kaingang

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josué Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADQNXV
Resumo: A tese traz, sobretudo, as formas próprias de aprendizagem da criança pertencente ao Povo Kaingang da Terra Kaingang Nonoai (RS), suas maneiras de ser no grupo a partir do seu cotidiano e em momentos ritualísticos, casamentos, ritual de passagem da menina para mulher, formação de um líder espiritual (Kujá) e as manifestações culturais inerentes ao dia do kaingang, 19 de abril. Esses momentos só acontecem na aldeia em tempos e contextos específicos. Nesses momentos a criança entra em choque com o que é seu e as formas de representar, tendo em vistas o olhar do outro, principalmente quando o outro não é um kaingang. Busco perceber as concepções da criança por parte dos mais velhos, sobretudo paralelo a outras linguagens de conceber a criança com que, ao longo do tempo, as famílias kaingang foram sendo acometidas com a chegada da escola, da religião, da cultura envolvente. Apresento também uma conversa atual com e a partir das próprias crianças, seus anseios, as concepções delas sobre elas mesmas. Na pesquisa busco um diálogo no campo da antropologia da criança, com interfaces para outras diferentes áreas do conhecimento como educação, comunicação, sociologia e museologia, mas é nos fazeres cotidianos da criança, na análise dos seus contextos próprios de ensino, aprendizagem e socialização que o estudo se justifica, fixa-se e ganha forma.
id UFMG_aafd50d005d887c426b657599daf790b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ADQNXV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Maria Rabelo GomesJosé Ribamar Bessa FreireVeronica Mendes PereiraLuiz Alberto Oliveira GoncalvesRogerio Correia da SilvaJosué Carvalho2019-08-14T16:44:04Z2019-08-14T16:44:04Z2016-02-29http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADQNXVA tese traz, sobretudo, as formas próprias de aprendizagem da criança pertencente ao Povo Kaingang da Terra Kaingang Nonoai (RS), suas maneiras de ser no grupo a partir do seu cotidiano e em momentos ritualísticos, casamentos, ritual de passagem da menina para mulher, formação de um líder espiritual (Kujá) e as manifestações culturais inerentes ao dia do kaingang, 19 de abril. Esses momentos só acontecem na aldeia em tempos e contextos específicos. Nesses momentos a criança entra em choque com o que é seu e as formas de representar, tendo em vistas o olhar do outro, principalmente quando o outro não é um kaingang. Busco perceber as concepções da criança por parte dos mais velhos, sobretudo paralelo a outras linguagens de conceber a criança com que, ao longo do tempo, as famílias kaingang foram sendo acometidas com a chegada da escola, da religião, da cultura envolvente. Apresento também uma conversa atual com e a partir das próprias crianças, seus anseios, as concepções delas sobre elas mesmas. Na pesquisa busco um diálogo no campo da antropologia da criança, com interfaces para outras diferentes áreas do conhecimento como educação, comunicação, sociologia e museologia, mas é nos fazeres cotidianos da criança, na análise dos seus contextos próprios de ensino, aprendizagem e socialização que o estudo se justifica, fixa-se e ganha forma.The thesis brings, above all, own forms of learning of the child belonging to the Kaingang People of Nonoai Indigenous Territory (RS). Their ways of socializing in the group from their daily life and in ritualistic moments, weddings, girl's rite of passage to women, the formation of a spiritual leader (Kujá) and cultural events inherent to the day of the Indian, "April 19th". These moments only happen in the hamlet in specific times and contexts. In these moments the child comes into collision with what is hers and the ways of acting, taking in the sights the other's gaze, especially when the other is not an Indian. I intend, over the thesis, to realize the child's views on the part of older, mostly parallel to other languages of conceiving a child with that, over time, the Kaingang families were being affected by the arrival of the school, religion, the surrounding culture. I also present an actual conversation with the children and from children, their desires, their conceptions about themselves. In the research I seek for a dialogue on child anthropology field, with interfaces to other different areas as education, communication, sociology and museology, but it is in the everyday child's doings, in the analysis of their own contexts of teaching, learning and socialization that the study is justified, sets up and takes shape.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAprendizagemRitos e cerimoniasEducação de criançasIndios KaingangAntropologia educacionalEtnosaberesCriança kaingangAntropologia da criançaAprendizagemEducação kaingangEnquanto os adultos brincam: Introdução aos processos próprios de ensino-aprendizagem da criança kainganginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALenquanto_os_adultos_brincam.pdfapplication/pdf3468598https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ADQNXV/1/enquanto_os_adultos_brincam.pdfbe9d6ec3aba7f7bd8dc8222141ac8b13MD51TEXTenquanto_os_adultos_brincam.pdf.txtenquanto_os_adultos_brincam.pdf.txtExtracted texttext/plain505039https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ADQNXV/2/enquanto_os_adultos_brincam.pdf.txt9a5f00b7c82f3651dfda829181917905MD521843/BUBD-ADQNXV2019-11-14 12:36:58.12oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ADQNXVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:36:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Enquanto os adultos brincam: Introdução aos processos próprios de ensino-aprendizagem da criança kaingang
title Enquanto os adultos brincam: Introdução aos processos próprios de ensino-aprendizagem da criança kaingang
spellingShingle Enquanto os adultos brincam: Introdução aos processos próprios de ensino-aprendizagem da criança kaingang
Josué Carvalho
Etnosaberes
Criança kaingang
Antropologia da criança
Aprendizagem
Educação kaingang
Educação
Aprendizagem
Ritos e cerimonias
Educação de crianças
Indios Kaingang
Antropologia educacional
title_short Enquanto os adultos brincam: Introdução aos processos próprios de ensino-aprendizagem da criança kaingang
title_full Enquanto os adultos brincam: Introdução aos processos próprios de ensino-aprendizagem da criança kaingang
title_fullStr Enquanto os adultos brincam: Introdução aos processos próprios de ensino-aprendizagem da criança kaingang
title_full_unstemmed Enquanto os adultos brincam: Introdução aos processos próprios de ensino-aprendizagem da criança kaingang
title_sort Enquanto os adultos brincam: Introdução aos processos próprios de ensino-aprendizagem da criança kaingang
author Josué Carvalho
author_facet Josué Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Maria Rabelo Gomes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv José Ribamar Bessa Freire
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Veronica Mendes Pereira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Luiz Alberto Oliveira Goncalves
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Rogerio Correia da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Josué Carvalho
contributor_str_mv Ana Maria Rabelo Gomes
José Ribamar Bessa Freire
Veronica Mendes Pereira
Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Rogerio Correia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Etnosaberes
Criança kaingang
Antropologia da criança
Aprendizagem
Educação kaingang
topic Etnosaberes
Criança kaingang
Antropologia da criança
Aprendizagem
Educação kaingang
Educação
Aprendizagem
Ritos e cerimonias
Educação de crianças
Indios Kaingang
Antropologia educacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Aprendizagem
Ritos e cerimonias
Educação de crianças
Indios Kaingang
Antropologia educacional
description A tese traz, sobretudo, as formas próprias de aprendizagem da criança pertencente ao Povo Kaingang da Terra Kaingang Nonoai (RS), suas maneiras de ser no grupo a partir do seu cotidiano e em momentos ritualísticos, casamentos, ritual de passagem da menina para mulher, formação de um líder espiritual (Kujá) e as manifestações culturais inerentes ao dia do kaingang, 19 de abril. Esses momentos só acontecem na aldeia em tempos e contextos específicos. Nesses momentos a criança entra em choque com o que é seu e as formas de representar, tendo em vistas o olhar do outro, principalmente quando o outro não é um kaingang. Busco perceber as concepções da criança por parte dos mais velhos, sobretudo paralelo a outras linguagens de conceber a criança com que, ao longo do tempo, as famílias kaingang foram sendo acometidas com a chegada da escola, da religião, da cultura envolvente. Apresento também uma conversa atual com e a partir das próprias crianças, seus anseios, as concepções delas sobre elas mesmas. Na pesquisa busco um diálogo no campo da antropologia da criança, com interfaces para outras diferentes áreas do conhecimento como educação, comunicação, sociologia e museologia, mas é nos fazeres cotidianos da criança, na análise dos seus contextos próprios de ensino, aprendizagem e socialização que o estudo se justifica, fixa-se e ganha forma.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T16:44:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T16:44:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADQNXV
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADQNXV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ADQNXV/1/enquanto_os_adultos_brincam.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ADQNXV/2/enquanto_os_adultos_brincam.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv be9d6ec3aba7f7bd8dc8222141ac8b13
9a5f00b7c82f3651dfda829181917905
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589278475747328