Entraves na distribuição urbana de gás LP: um estudo de caso aplicado na região central de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ademilton Pires Maciel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GRQ43
Resumo: O Brasil teve rápido crescimento econômico no início do milênio, e consagrou-se como a sexta maior economia do mundo, provocando mudanças estruturais relevantes dentro do próprio país. Dentre as diversas mudanças, destaca-se o crescimento acelerado dos centros urbanos e a falta de planejamento dos sistemasde transporte para suportar este crescimento desordenado. Com isso, surgiram restrições à circulação de veículos de carga, impactando a gestão logística dasempresas de produtos de primeira necessidade nos grandes centros urbanos. No planejamento das rotas para os grandes centros é preciso considerar não somente as regras de circulação da região, mas também algumas restrições intrínsecas aos próprios consumidores finais, como, a janela de tempo, seja por falta de espaço físico não permitindo um estoque maior, por causa de algum pico de demanda, ouhorário restrito para carga e descarga, como, por exemplo, nos restaurantes que não têm uma entrada exclusiva para entrega de mercadoria e não per mitem que a entrega seja feita no horário de almoço, fazendo com que a procura por uma vaga para carga e descarga seja intensa. Lidar com essas peculiaridades à entrega paraas vendas diretas é um dos maiores desafios à gestão logística estratégica da Ultragaz que é pioneira na distribuição de Gás LP no Brasil, tendo iniciado suas operações em 1937 e que leva o gás de cozinha para quase todo o país. Este estudo apresenta, por meio de uma pesquisa de campo e da experiência da Ultragaz, as dificuldades em encontrar vagas para carga e descarga no centro de Belo Horizonte, os obstáculos encontrados e os impactos por não conseguir essasvagas ou por parar em locais proibidos. As vagas, por muitas vezes, são ocupadas por veículos particulares forçando os motoristas de caminhões a realizarem as entregas em filas duplas ou locais proibidos, que além de causar transtornos, congestionamentos, impactos financeiros, geram a possibilidade de ocorrer acidentes.
id UFMG_ab8912638dc355dd14707c190ed8e5b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GRQ43
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Leise Kelli de OliveiraAdemilton Pires Maciel2019-08-10T01:10:19Z2019-08-10T01:10:19Z2013-04-25http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GRQ43O Brasil teve rápido crescimento econômico no início do milênio, e consagrou-se como a sexta maior economia do mundo, provocando mudanças estruturais relevantes dentro do próprio país. Dentre as diversas mudanças, destaca-se o crescimento acelerado dos centros urbanos e a falta de planejamento dos sistemasde transporte para suportar este crescimento desordenado. Com isso, surgiram restrições à circulação de veículos de carga, impactando a gestão logística dasempresas de produtos de primeira necessidade nos grandes centros urbanos. No planejamento das rotas para os grandes centros é preciso considerar não somente as regras de circulação da região, mas também algumas restrições intrínsecas aos próprios consumidores finais, como, a janela de tempo, seja por falta de espaço físico não permitindo um estoque maior, por causa de algum pico de demanda, ouhorário restrito para carga e descarga, como, por exemplo, nos restaurantes que não têm uma entrada exclusiva para entrega de mercadoria e não per mitem que a entrega seja feita no horário de almoço, fazendo com que a procura por uma vaga para carga e descarga seja intensa. Lidar com essas peculiaridades à entrega paraas vendas diretas é um dos maiores desafios à gestão logística estratégica da Ultragaz que é pioneira na distribuição de Gás LP no Brasil, tendo iniciado suas operações em 1937 e que leva o gás de cozinha para quase todo o país. Este estudo apresenta, por meio de uma pesquisa de campo e da experiência da Ultragaz, as dificuldades em encontrar vagas para carga e descarga no centro de Belo Horizonte, os obstáculos encontrados e os impactos por não conseguir essasvagas ou por parar em locais proibidos. As vagas, por muitas vezes, são ocupadas por veículos particulares forçando os motoristas de caminhões a realizarem as entregas em filas duplas ou locais proibidos, que além de causar transtornos, congestionamentos, impactos financeiros, geram a possibilidade de ocorrer acidentes.Brazil experienced a rapid economic growth at the beginning of the millennium, and was consecrated as the sixth largest economy in the world. It would be naive to assume that this growth does not bring with it significant structural changes to the country. Among the many changes brought by this economic growth, the great urban centers suffered a "swelling" and the structures of the cities are no longer enough tosupport the heavy flow generated. Consequently, several restrictions on the movement of cargo vehicles emerged, impacting the management of logistics enterprises staple products in large urban centers. When we seek to plan daily routes to major centers, we must consider not only the rules of movement in the region, but also some limitations that are intrinsic to their own consumers. In planning the routes to major centers is necessary to consider not only the rules of movement in the region, but also some restrictions intrinsic to the very end consumers, as the windowof time, either for lack of space does not allow a stock higher by because of a peak demand or restricted time for loading and unloading, for example in restaurants that do not have a unique entry for delivery of merchandise and not permit the delivery is made at lunch time, causing demand for a berth for loading and unloading is intense.Dealing with these peculiarities delivery for direct sales is one of the biggest challenges to logistics management strategic of Ultragaz that pioneered the distribution of LP Gas in Brazil, having started its operations in 1937 and leads cooking gas for almost the whole country. This study will focus on elucidating, through field research and by some experiences of Ultragaz, the difficulties in finding places for loading and unloading in the center of Belo Horizonte, the obstacles encountered and the impacts for not getting these vacancies or stop locationsprohibited. These vacancies, many times, are occupied by private vehicles forcing truck drivers to conduct deliveries in double rows or banned vacancies, which besides causing inconvenience, congestion, financial impacts, generate the possibility of accidents.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia de transportesLogística empresarialCargas e descargasGas DistribuiçãoVagas para carga/descargadistribuição de GLPDistribuição urbanaEntraves na distribuição urbana de gás LP: um estudo de caso aplicado na região central de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_final___entraves_no_centro_de_belo_hori.pdfapplication/pdf2357935https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GRQ43/1/tcc_final___entraves_no_centro_de_belo_hori.pdff70abf3b8de6589aaa9fb9bebea7e41aMD51TEXTtcc_final___entraves_no_centro_de_belo_hori.pdf.txttcc_final___entraves_no_centro_de_belo_hori.pdf.txtExtracted texttext/plain63088https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GRQ43/2/tcc_final___entraves_no_centro_de_belo_hori.pdf.txt9acb5ca0be641d80fb2d2bfa9bcc36e7MD521843/BUBD-9GRQ432019-11-14 06:58:39.61oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GRQ43Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:58:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entraves na distribuição urbana de gás LP: um estudo de caso aplicado na região central de Belo Horizonte
title Entraves na distribuição urbana de gás LP: um estudo de caso aplicado na região central de Belo Horizonte
spellingShingle Entraves na distribuição urbana de gás LP: um estudo de caso aplicado na região central de Belo Horizonte
Ademilton Pires Maciel
Vagas para carga/descarga
distribuição de GLP
Distribuição urbana
Engenharia de transportes
Logística empresarial
Cargas e descargas
Gas Distribuição
title_short Entraves na distribuição urbana de gás LP: um estudo de caso aplicado na região central de Belo Horizonte
title_full Entraves na distribuição urbana de gás LP: um estudo de caso aplicado na região central de Belo Horizonte
title_fullStr Entraves na distribuição urbana de gás LP: um estudo de caso aplicado na região central de Belo Horizonte
title_full_unstemmed Entraves na distribuição urbana de gás LP: um estudo de caso aplicado na região central de Belo Horizonte
title_sort Entraves na distribuição urbana de gás LP: um estudo de caso aplicado na região central de Belo Horizonte
author Ademilton Pires Maciel
author_facet Ademilton Pires Maciel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leise Kelli de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ademilton Pires Maciel
contributor_str_mv Leise Kelli de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Vagas para carga/descarga
distribuição de GLP
Distribuição urbana
topic Vagas para carga/descarga
distribuição de GLP
Distribuição urbana
Engenharia de transportes
Logística empresarial
Cargas e descargas
Gas Distribuição
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de transportes
Logística empresarial
Cargas e descargas
Gas Distribuição
description O Brasil teve rápido crescimento econômico no início do milênio, e consagrou-se como a sexta maior economia do mundo, provocando mudanças estruturais relevantes dentro do próprio país. Dentre as diversas mudanças, destaca-se o crescimento acelerado dos centros urbanos e a falta de planejamento dos sistemasde transporte para suportar este crescimento desordenado. Com isso, surgiram restrições à circulação de veículos de carga, impactando a gestão logística dasempresas de produtos de primeira necessidade nos grandes centros urbanos. No planejamento das rotas para os grandes centros é preciso considerar não somente as regras de circulação da região, mas também algumas restrições intrínsecas aos próprios consumidores finais, como, a janela de tempo, seja por falta de espaço físico não permitindo um estoque maior, por causa de algum pico de demanda, ouhorário restrito para carga e descarga, como, por exemplo, nos restaurantes que não têm uma entrada exclusiva para entrega de mercadoria e não per mitem que a entrega seja feita no horário de almoço, fazendo com que a procura por uma vaga para carga e descarga seja intensa. Lidar com essas peculiaridades à entrega paraas vendas diretas é um dos maiores desafios à gestão logística estratégica da Ultragaz que é pioneira na distribuição de Gás LP no Brasil, tendo iniciado suas operações em 1937 e que leva o gás de cozinha para quase todo o país. Este estudo apresenta, por meio de uma pesquisa de campo e da experiência da Ultragaz, as dificuldades em encontrar vagas para carga e descarga no centro de Belo Horizonte, os obstáculos encontrados e os impactos por não conseguir essasvagas ou por parar em locais proibidos. As vagas, por muitas vezes, são ocupadas por veículos particulares forçando os motoristas de caminhões a realizarem as entregas em filas duplas ou locais proibidos, que além de causar transtornos, congestionamentos, impactos financeiros, geram a possibilidade de ocorrer acidentes.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T01:10:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T01:10:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GRQ43
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GRQ43
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GRQ43/1/tcc_final___entraves_no_centro_de_belo_hori.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GRQ43/2/tcc_final___entraves_no_centro_de_belo_hori.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f70abf3b8de6589aaa9fb9bebea7e41a
9acb5ca0be641d80fb2d2bfa9bcc36e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589366849732608