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Antonia Vitoria Soares AranhaMarcus Aurelio Taborda de OliveiraAirton Carriao MachadoMaria Rita Neto Sales OliveiraMaurício Roberto da SilvaAntonio Julio de Menezes NetoAilton Vitor Guimarães2019-08-14T11:59:38Z2019-08-14T11:59:38Z2014-02-25http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUPAAEste estudo resulta de pesquisa cujo objetivo foi delimitar e analisar os significados das relações estabelecidas entre educação, lazer e trabalho no interior de escolas de educação profissional e tecnológica (escolas de EPT) com base nas atividades e nas manifestações culturais relacionadas ao lazer, incorporadas aos processos educacionais e ao cotidiano dessas escolas. Toma-se por objeto de estudo as relações entre educação, lazer e trabalho identificadas nessas atividades e manifestações e a questão-síntese considerada foi: essas atividades e manifestações, uma vez incorporadas aos processos educacionais nas escolas, em se tratando de uma educação e de um ensino integrados de fato, nos quais os aspectos da formação técnica específica não estariam descolados da formação humana em si mesma, perpassam e integram os processos de formação do educando/trabalhador próprios da escola de EPT, ainda que não sejam reconhecidas e/ou consideradas práticas pedagógicas nesses processos? Em resposta, a investigação foi realizada tendo em vista outros quatro objetivos mais específicos: identificar as atividades e as manifestações culturais relacionadas ao lazer presentes nos processos educacionais no interior de escolas de EPT; caracterizar as perspectivas de educação e de trabalho face aos significados conferidos a elas e, porconseguinte, ao lazer no interior dessas escolas; verificar como se dá o processo de inserção e constituição dessas atividades e manifestações nas suas articulações com o saber escolarizado; e explicitar os significados conferidos a elas na formação/educação dos alunos face às especificidades dos processos educacionais das escolas pesquisadas. Tendo a dialética materialista como princípio metodológico fundamental da pesquisa qualitativa, sua principal fonte de dados foi a realidade em suas construções, contradições e sínteses no interior das escolas, além da produção acadêmica relacionada à problemática, no campo de pesquisa em trabalho e educação, nos estudos do lazer brasileiros. Os procedimentos metodológicos, operacionais, levaram em conta dois movimentos de pesquisa interligados por correlações em espiral: a pesquisa bibliográfica, documental; e a pesquisa de campo cujas escolas pesquisadas foram o Colégio Técnico (COLTEC), no campus da UFMG, e os Campi I/II do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). As de considerações finais e provisórias , indicam que as atividades e as manifestações relacionadas ao lazer, incorporadas aos processos educacionais das escolas pesquisadas, se apresentam não só como uma alternativa para lidar com o conhecimento do ponto de vista didático-pedagógico, mas, também, como possibilidades de potencializar esses processos. Pode-se dizer também que elas sugerem e/ou indicam que se está a gestar algo que rompe com o que o aprisiona no licere, naquilo que é preciso permitir, autorizar, que seria lícito experimentar. Dessa forma, os elementos de ludicidade, criatividade, prazer, de elaboração e reelaboração críticas e autônomas da realidade, próprios do ser humano ontocritativo, são dificultados, porque sujeitos a determinado controle da escola ou de outra instituição. Sendo assim, dadas as condições das quais resulta o lazer que temos hoje na formação social capitalista em que vivemos, os indicativos apontam na direção de que os sujeitos ressignificam tempos e espaços de lazer em algo que parece não caber mais apenas sob essa denominação. Sugere-se ainda a ampliação da problemática de pesquisa nos seus vários elementos de investigação em aberto e nas possibilidades do percurso em outras trilhas, outros caminhos de pesquisa, na busca de horizontes mais promissores para a direção dada aos estudos do lazer no Brasil.This study is the outcome of research that delimited and analyzed the meanings of relationships established between education, leisure and work inside schools of professional (vocational) and technological education (EPT schools) in Brazil based on the activities and cultural manifestations related to the leisure and incorporated into educational processes and the daily lives of these schools. It takes as its object of study the relationship between education, leisure and work identified in these activities and manifestations and the considered synthesis question was: these activities and manifestations, once incorporatedinto the educational process in schools, when it comes to an education and an integrated teaching indeed, in what aspects of the specific technical training would not be disconnected from human formation in itself, permeate and integrate the processes of formation of the student/worker of the EPT schools, although these practices are not recognized and/or considered in these processes as pedagogical practices? In order to answer this question and others, this research was conducted taking into account other four specific objectives: to identify the activities and cultural manifestations related to leisure present in educational processes experienced within EPT schools; to characterize the perspectives of education and of work considering the meanings conferred to them and, therefore, to leisure within those schools; to verify how the process of inserting and constitution of these activities andmanifestations in their links with the school knowledge take place; and to make clear the meanings conferred to these activities and manifestations in the formation/education of the students face to the specificities of the educational processes in those schools. The materialistic dialectic is the fundamental methodological principle of this research, a qualitative study, and the reality of the EPT schools was the main source of research, in their constructions, contradictions and synthesis within EPT schools beyond the academic production related to the problematic, in relation to the field of research in work and education and in relation to leisure studies in Brazil. The methodological procedures, the operational ones, took into account two movements of research interconnected, integrated by spiral correlations: the bibliographic and documentary research, and the field research itself. The second movement was conducted within the Technical College (COLTEC), located on the campus of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), and in the campi I and II of the Federal Center of Technological Education of Minas Gerais (CEFET-MG). The study conclusions, with title of final considerations, indicate that the activities and manifestations related to leisure, once incorporated into the educational processes of the investigated schools, presents, not only as an alternative to dealing with the knowledge from the didactic and pedagogical point of view, but also as possibilities to potentiate those processes. One can also say that it suggests and / or indicate that is gestating something that breaks with that imprisons leisure in the licere, in what you need to allow, enable, it would be licit to experience. Thus, the elements of playfulness, creativity, pleasure, of critics and autonomouselaboration and re-elaboration of the reality, characteristics of the human being ontologicalcreative, are hampered because they are subject to control, determinate by the school or any other institution. Thus, given the conditions from which its appears the leisure that we have the capitalist social formation in which we live, the indicatives point toward that theindividuals think, project, create, and enlarge the boundaries of their time and their spaces of leisure, giving new meaning to them into something that does not seems to fit most only under this denomination. It is also suggested the expansion of the problematic of the research in its different not investigated elements and in the possibilities of the route on other ways, other research paths, in the search for more promising horizons for the given direction to the leisure studies in Brazil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTrabalho EducaçãoFormação profissional Lazer Escolas técnicasEnsino profissional TrabalhoCOLTECEducação profissional e tecnológicaEducaçãoCEFETMGLazerEducação, lazer e trabalho: relações estabelecidas no interior de escolas de educação profissional e tecnológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgeducacao_ailtonvitorguimaraes_tesedoutorado.pdfapplication/pdf10107118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUPAA/1/ppgeducacao_ailtonvitorguimaraes_tesedoutorado.pdffe968a51ff59f6c4fa1a7156104d8a2fMD51TEXTppgeducacao_ailtonvitorguimaraes_tesedoutorado.pdf.txtppgeducacao_ailtonvitorguimaraes_tesedoutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain1034127https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUPAA/2/ppgeducacao_ailtonvitorguimaraes_tesedoutorado.pdf.txt0ff07f7b6de09cce23abc6cb6712613fMD521843/BUOS-9LUPAA2019-11-14 14:13:52.296oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LUPAARepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:13:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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