Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_ac04820855b84300d2287abee229b342
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9L5PSV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Lucas Miranda Kangussu Gomes OliveiraGeralda Fortina dos SantosGleicilane de Jesus Machado Lomasso2019-08-11T05:01:54Z2019-08-11T05:01:54Z2014-04-12http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L5PSVEste trabalho tem como objeto a educação permanente no foco de uma assistência de enfermagem qualificada. Atualmente o mercado de trabalho exige profissionais com alto nível de conhecimento técnico e científico. Visando enriquecer a assistência de enfermagem, o enfermeiro como facilitador do processo ensino-aprendizagem utiliza a educação permanente como estratégia para desenvolver ações educativas voltadas para práticas transformadoras. Trata-se de uma revisão de literatura, realizada nas bases de dados informatizadas. Para tanto, a seleção dos textos atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, resultando em (10) artigos científicos. A educação permanente através da capacitação torna-se necessário no cotidiano do trabalho da equipe de enfermagem, ao se deparar com situações que deixam dúvidas acerca de suas práticas. Este estudo permitiu entender que a educação permanente viabiliza uma assistência de enfermagem de qualidade por ser uma estratégia que permite uma organizaçãodos serviços, acompanhamento das ações de enfermagem e desenvolvimento do ser reflexivo sobre suas ações.This work takes the constant education as an object in the focus of a presence of qualified nursing. At present the labor market demands professionals with high level of technical and scientific knowledge. Aiming to make the presence of nursing rich, the nurse as facilitador ofthe process teaching-apprenticeship uses the constant education as strategy to develop educative actions turned to practices transformadoras. is treated as a revision of literature, carried out in the computerized bases of data. For so much, they attended the selection of the texts to the criteria of inclusion and exclusion, turning in (10) scientific articles. The constant education through the capacitação becomes necessary in the daily life of the work of the team of nursing, while coming across situations that leave doubts about his practices. This studyallowed to understand that the constant education viabiliza a quality nursing presence because of being a strategy that allows an organization of the services, attendance of the actions of nursing and development of the reflexive being on his actions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEnfermagemEducação em saúdeEducação permanenteContribuição da educação permanente para assistência de enfermagem qualificadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgleiciane_de_jesus_machado_lomasso.pdfapplication/pdf178073https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L5PSV/1/gleiciane_de_jesus_machado_lomasso.pdf92572fd60e4efe0c4e37de485ccdc0c9MD51TEXTgleiciane_de_jesus_machado_lomasso.pdf.txtgleiciane_de_jesus_machado_lomasso.pdf.txtExtracted texttext/plain39738https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L5PSV/2/gleiciane_de_jesus_machado_lomasso.pdf.txt8089e8f783526f9e59bc7440bc3b11b0MD521843/BUOS-9L5PSV2019-11-14 08:55:09.431oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9L5PSVRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:55:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548139378900992