O futebol e o “novo” Mineirão como atrações turísticas de Belo Horizonte-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Erick Alan Moreira Ferreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Luciano Pereira da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.5585/podium.v8i1.279
http://hdl.handle.net/1843/44028
https://orcid.org/0000-0003-3456-5766
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral pesquisar a prática do turismo futebolístico em Belo Horizonte-MG. Investigou-se, especificamente, o perfil socioeconômico dos torcedores viajantes que frequentam o “novo” Mineirão durante a temporada regular do futebol brasileiro, a composição do grupo de viagem, a atratividade turística exercida pelo estádio, a assiduidade do torcedor, o consumo turístico agregado à vivência futebolística e as barreiras que impedem o torcedor a vivenciar com mais frequência esta prática de lazer. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário e foram aplicados aos torcedores em dias de jogos realizados no Mineirão, nas áreas internas e externas do estádio. Para poder participar da pesquisa, o torcedor deveria ter mais de dezoito anos de idade e não possuir moradia fixa na cidade de Belo Horizonte. Identificou-se que o perfil socioeconômico do torcedor viajante apresenta características particulares condizentes com este tipo de público, que se define, predominantemente, como casado, adulto e com nível elevado em relação à formação escolar, e, ainda, em consonância com o cenário de mercantilização do futebol brasileiro, grande parte já se tornou sócio-torcedor e a minoria faz parte de torcida organizada. Os valores intrínsecos ao “novo” Mineirão são fatores que os motivam a querer frequentá-lo. No que se refere ao consumo turístico, a minoria dos torcedores viajantes realizou outros tipos de atividades além da vivência futebolística. Portanto, tanto pelas intervenções ocorridas na paisagem urbana da cidade, que a constituíram como espaço turístico, quanto pelo fluxo turístico proveniente da demanda futebolística, acredita-se que o futebol possa ser pensado, para além da dimensão esportiva, como uma atração turística capaz de fomentar o turismo na localidade.
id UFMG_ac2db9cec494be62659662386e7cb3bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/44028
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2022-08-08T12:29:46Z2022-08-08T12:29:46Z2019815780https://doi.org/10.5585/podium.v8i1.2792316-932Xhttp://hdl.handle.net/1843/44028https://orcid.org/0000-0003-3456-5766Este trabalho teve como objetivo geral pesquisar a prática do turismo futebolístico em Belo Horizonte-MG. Investigou-se, especificamente, o perfil socioeconômico dos torcedores viajantes que frequentam o “novo” Mineirão durante a temporada regular do futebol brasileiro, a composição do grupo de viagem, a atratividade turística exercida pelo estádio, a assiduidade do torcedor, o consumo turístico agregado à vivência futebolística e as barreiras que impedem o torcedor a vivenciar com mais frequência esta prática de lazer. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário e foram aplicados aos torcedores em dias de jogos realizados no Mineirão, nas áreas internas e externas do estádio. Para poder participar da pesquisa, o torcedor deveria ter mais de dezoito anos de idade e não possuir moradia fixa na cidade de Belo Horizonte. Identificou-se que o perfil socioeconômico do torcedor viajante apresenta características particulares condizentes com este tipo de público, que se define, predominantemente, como casado, adulto e com nível elevado em relação à formação escolar, e, ainda, em consonância com o cenário de mercantilização do futebol brasileiro, grande parte já se tornou sócio-torcedor e a minoria faz parte de torcida organizada. Os valores intrínsecos ao “novo” Mineirão são fatores que os motivam a querer frequentá-lo. No que se refere ao consumo turístico, a minoria dos torcedores viajantes realizou outros tipos de atividades além da vivência futebolística. Portanto, tanto pelas intervenções ocorridas na paisagem urbana da cidade, que a constituíram como espaço turístico, quanto pelo fluxo turístico proveniente da demanda futebolística, acredita-se que o futebol possa ser pensado, para além da dimensão esportiva, como uma atração turística capaz de fomentar o turismo na localidade.This work had as general objective to research the practice of football tourism in Belo Horizonte-MG. Specifically, the socio-economic profile of the traveling fans who attended the "new" Mineirão during the regular season of Brazilian football, the composition of the travel group, the tourist attractiveness of the stadium, the assiduity of the supporter, the aggregate tourist consumption the football experience and the barriers that prevent the fan from experiencing this leisure practice more often. The instrument used for the data collection was the questionnaire and were applied to the fans on days of games held in Mineirão, in the internal and external areas of the stadium. In order to participate in the survey, the supporter should be over eighteen years of age and not have a permanent residence in the city of Belo Horizonte. It was identified that the socioeconomic profile of the traveling fan has particular characteristics in keeping with this type of public, which is defined, predominantly, as married, adult and with a high level in relation to school education, and also, in line with the scenario of commercialization of Brazilian football, much of it has already become a fan-supporter and the minority is part of an organized crowd. The values ​​intrinsic to the "new" Mineirão are factors that motivate them to want to attend it. With regard to tourist consumption, the minority of traveling fans performed other types of activities besides soccer experience. Therefore, due to the interventions that took place in the urban landscape of the city, which constituted it as a tourist space, as well as through the tourist flow coming from the soccer demand, it is believed that football can be thought, besides the sports dimension, as a tourist attraction capable of promoting tourism in the locality tourism in the locality.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICAPodium: sport, leisure and tourism reviewFutebolEstádios - Belo Horizonte (MG)Estádio MineirãoTurismo - Belo Horizonte (MG)Futebol - TorcedoresFutebolBelo HorizonteEstádio“Novo” MineirãoTurismoO futebol e o “novo” Mineirão como atrações turísticas de Belo Horizonte-MGFootball and the "new" Mineirão as tourist attractions of Belo Horizonte-MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.uninove.br/podium/article/view/12935Erick Alan Moreira FerreiraLuciano Pereira da Silvaapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44028/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALO futebol e o “novo” Mineirão como atrações turísticas de Belo Horizonte-MG.pdfO futebol e o “novo” Mineirão como atrações turísticas de Belo Horizonte-MG.pdfapplication/pdf1163094https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44028/2/O%20futebol%20e%20o%20%e2%80%9cnovo%e2%80%9d%20Mineir%c3%a3o%20como%20atra%c3%a7%c3%b5es%20tur%c3%adsticas%20de%20Belo%20Horizonte-MG.pdfd95e1a9f4d26652a23fd53cab6bc0c01MD521843/440282022-08-08 09:29:47.309oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-08-08T12:29:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O futebol e o “novo” Mineirão como atrações turísticas de Belo Horizonte-MG
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Football and the "new" Mineirão as tourist attractions of Belo Horizonte-MG
title O futebol e o “novo” Mineirão como atrações turísticas de Belo Horizonte-MG
spellingShingle O futebol e o “novo” Mineirão como atrações turísticas de Belo Horizonte-MG
Erick Alan Moreira Ferreira
Futebol
Belo Horizonte
Estádio
“Novo” Mineirão
Turismo
Futebol
Estádios - Belo Horizonte (MG)
Estádio Mineirão
Turismo - Belo Horizonte (MG)
Futebol - Torcedores
title_short O futebol e o “novo” Mineirão como atrações turísticas de Belo Horizonte-MG
title_full O futebol e o “novo” Mineirão como atrações turísticas de Belo Horizonte-MG
title_fullStr O futebol e o “novo” Mineirão como atrações turísticas de Belo Horizonte-MG
title_full_unstemmed O futebol e o “novo” Mineirão como atrações turísticas de Belo Horizonte-MG
title_sort O futebol e o “novo” Mineirão como atrações turísticas de Belo Horizonte-MG
author Erick Alan Moreira Ferreira
author_facet Erick Alan Moreira Ferreira
Luciano Pereira da Silva
author_role author
author2 Luciano Pereira da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Erick Alan Moreira Ferreira
Luciano Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Belo Horizonte
Estádio
“Novo” Mineirão
Turismo
topic Futebol
Belo Horizonte
Estádio
“Novo” Mineirão
Turismo
Futebol
Estádios - Belo Horizonte (MG)
Estádio Mineirão
Turismo - Belo Horizonte (MG)
Futebol - Torcedores
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Futebol
Estádios - Belo Horizonte (MG)
Estádio Mineirão
Turismo - Belo Horizonte (MG)
Futebol - Torcedores
description Este trabalho teve como objetivo geral pesquisar a prática do turismo futebolístico em Belo Horizonte-MG. Investigou-se, especificamente, o perfil socioeconômico dos torcedores viajantes que frequentam o “novo” Mineirão durante a temporada regular do futebol brasileiro, a composição do grupo de viagem, a atratividade turística exercida pelo estádio, a assiduidade do torcedor, o consumo turístico agregado à vivência futebolística e as barreiras que impedem o torcedor a vivenciar com mais frequência esta prática de lazer. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário e foram aplicados aos torcedores em dias de jogos realizados no Mineirão, nas áreas internas e externas do estádio. Para poder participar da pesquisa, o torcedor deveria ter mais de dezoito anos de idade e não possuir moradia fixa na cidade de Belo Horizonte. Identificou-se que o perfil socioeconômico do torcedor viajante apresenta características particulares condizentes com este tipo de público, que se define, predominantemente, como casado, adulto e com nível elevado em relação à formação escolar, e, ainda, em consonância com o cenário de mercantilização do futebol brasileiro, grande parte já se tornou sócio-torcedor e a minoria faz parte de torcida organizada. Os valores intrínsecos ao “novo” Mineirão são fatores que os motivam a querer frequentá-lo. No que se refere ao consumo turístico, a minoria dos torcedores viajantes realizou outros tipos de atividades além da vivência futebolística. Portanto, tanto pelas intervenções ocorridas na paisagem urbana da cidade, que a constituíram como espaço turístico, quanto pelo fluxo turístico proveniente da demanda futebolística, acredita-se que o futebol possa ser pensado, para além da dimensão esportiva, como uma atração turística capaz de fomentar o turismo na localidade.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-08T12:29:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-08T12:29:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/44028
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.5585/podium.v8i1.279
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2316-932X
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3456-5766
url https://doi.org/10.5585/podium.v8i1.279
http://hdl.handle.net/1843/44028
https://orcid.org/0000-0003-3456-5766
identifier_str_mv 2316-932X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Podium: sport, leisure and tourism review
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44028/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44028/2/O%20futebol%20e%20o%20%e2%80%9cnovo%e2%80%9d%20Mineir%c3%a3o%20como%20atra%c3%a7%c3%b5es%20tur%c3%adsticas%20de%20Belo%20Horizonte-MG.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
d95e1a9f4d26652a23fd53cab6bc0c01
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589175272800256