Avaliação de satisfação e dificuldade de acesso de atenção à saúde em município mineiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eleciânia Tavares da Cruz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Renata Mafra Giffoni, Luciana Vasconcelos Quaresma, Elza Machado de Melo, Simone Sandra de Araújo Silva, Lânia Maria Soares, Vanuse Maria Resende Braga, Ricardo Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/56731
Resumo: Este artigo é parte da pesquisa Saúde e Violência: subsídios para a formulação de Políticas de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência (SAUVI), inquérito domiciliar realizado em Betim, Minas Gerais, nos anos de 2014 e 2015. Teve como objetivo avaliar a satisfação do usuário e sua dificuldade de acesso à saúde em serviços de diferentes níveis de atenção tanto no setor privado quanto no público. Foi realizado inquérito de base domiciliar com amostragem estratificada por conglomerados em três estágios, a saber, seleção estratificada dos setores censitários; sorteio aleatório dos domicílios dentro de cada setor; e seleção de um entrevistado maior de 20 anos em cada domicílio, segundo sexo e idade, utilizando a Tabela de Kish. A amostra foi calculada com margem de erro máximo em 1,9% para a proporção de violência nos municípios e grau de confiança de 95%. Foram criados dois indicadores: o de dificuldade de acesso (IDA) e o indicador de satisfação com o serviço (IS), com os quais foram construídos gráficos do tipo boxplot. Foram entrevistadas 1.129 pessoas de 20 anos e mais. Os resultados mostraram valores medianos altos de IS (igual ou acima de 0,8), tanto para os serviços públicos quanto privados. O IDA apresentou valores medianos relativamente baixos, confirmando a avaliação do IS para a maioria dos serviços (em torno de 0,2), sendo um pouco maior (em torno de 0,4) para hemodiálise e para Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). A comparação entre setor público e privado mostrou IS ligeiramente maior com o setor privado, exceto para a hemodiálise. Para o IDA, os valores foram semelhantes, exceto para UPA e para hemodiálise, sendo o valor, nesses dois casos, maior, respectivamente, no setor privado e no setor público.
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Foram criados dois indicadores: o de dificuldade de acesso (IDA) e o indicador de satisfação com o serviço (IS), com os quais foram construídos gráficos do tipo boxplot. Foram entrevistadas 1.129 pessoas de 20 anos e mais. Os resultados mostraram valores medianos altos de IS (igual ou acima de 0,8), tanto para os serviços públicos quanto privados. O IDA apresentou valores medianos relativamente baixos, confirmando a avaliação do IS para a maioria dos serviços (em torno de 0,2), sendo um pouco maior (em torno de 0,4) para hemodiálise e para Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). A comparação entre setor público e privado mostrou IS ligeiramente maior com o setor privado, exceto para a hemodiálise. Para o IDA, os valores foram semelhantes, exceto para UPA e para hemodiálise, sendo o valor, nesses dois casos, maior, respectivamente, no setor privado e no setor público.This article is part of the research Health and Violence: subsidies for the formulation of Policies for Health Promotion and Prevention of Violence - SAUVI, a household survey conducted in Betim, Minas Gerais, in the year 2014 and 2015. Its objective was to evaluate the satisfaction of Access to health services at different levels of care in both the private and public sectors. A household-based survey was conducted with stratified sampling by clusters in three stages, namely, stratified selection of census tracts; Random draw of households within each sector and selection of a respondent over 20 years old, in each household, according to sex and age, using the Kish Table. The sample was calculated with a maximum error margin of 1.9% for the proportion of violence in the municipalities and a confidence level of 95%. Two indicators were created, the access difficulty index (ADI) and the satisfaction indicator with the service (SI), with which boxplot type graphs were constructed. A total of 1129 people aged 20 years and over were interviewed. The results showed high median IS values (equal to or above 0.8) for both public and private services. ADI presented relatively low median values, confirming the SI assessment for most services (around 0.2), being slightly higher (around 0.4) for hemodialysis and for Emergency Care Unit. The comparison between the public and private sectors showed a slightly higher IS with the private sector, except for hemodialysis. For ADI, the values were similar, except for Emergency Care Unit and for hemodialysis, the value in these two cases being higher, respectively, in the private sector and in the public sector.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilMED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIALRevista Médica de Minas GeraisAtenção primária à saúdeServiços de saúdeEstratégias de saúde nacionaisAtenção primária à saúdeServiços de saúdePrograma saúde da famíliaAvaliação de satisfação e dificuldade de acesso de atenção à saúde em município mineiroEvaluation of satisfaction and difficulty of access to health care in Minas Gerais municipalityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://www.rmmg.org/artigo/detalhes/2126Eleciânia Tavares da CruzRenata Mafra GiffoniLuciana Vasconcelos QuaresmaElza Machado de MeloSimone Sandra de Araújo SilvaLânia Maria SoaresVanuse Maria Resende BragaRicardo Tavaresapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56731/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALAvaliação de satisfação e dificuldade de acesso de atenção à saúde em município mineiro.pdfAvaliação de satisfação e dificuldade de acesso de atenção à saúde em município mineiro.pdfapplication/pdf207502https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56731/2/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20de%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20e%20dificuldade%20de%20acesso%20de%20aten%c3%a7%c3%a3o%20%c3%a0%20sa%c3%bade%20em%20munic%c3%adpio%20mineiro.pdf9b86dbb51d560ed38522b7e463ac9e5fMD521843/567312023-07-19 15:08:41.034oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-07-19T18:08:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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