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Cristina MagroMônica Magalhães CavalcantiInês SignoriniVera Lucia M de Oliveira e PaivaKatia Modesto ValerioEudenio Bezerra da Silva2019-08-10T13:46:07Z2019-08-10T13:46:07Z2007-03-26http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6ZWQ5WNesta tese tomo linguagem, cognição e cultura como fenômenos relacionais decorrentes de entrelaçamentos de nossas histórias filogenética e ontogenética em um meio. A linguagem é observada como uma congruência operacional, uma conduta no meio. O ato cognitivo básico, como a distinção/configuração de objetos consensuais e domínios, em dinâmicas comportamentais. A cultura, como padrões históricos de ações comunicativas co-relacionadas com cognição e linguagem. Entendo que a linguagem ocorre em uma estabilidade dinâmica, como uma ação situada em práticas culturais, de modoemergente e contingente aos contextos nos quais estruturamos nosso viver. Já a prática sócio-cultural da fala-em-interação ocorre como inteligibilidade situada para os fins práticos que emergem na própria atividade, quando assumimos uma dimensão argumentativa, perspectiva, engajada, e (re)tomamos, (re)organizamos, configuramossocialmente um mundo. Apresento uma etnografia da comunidade sertaneja dos Tipis como uma produção coletiva da ordem. As práticas e relações sócio-culturais e as condições infra-estruturais da comunidade constituem-se em atividades lingüísticointeracionais locais e em suas interações com outras comunidades. Os contextos dessaspráticas não são prévios aos afazeres nem autônomos à sua implementação: configuram-se na interação, enquanto a moldam reflexivamente. Proponho ainda análises conversacionais de procedimentos observados em uma reunião da Associação dosMoradores dos Tipis, onde os participantes fazem emergir objetos discursivos, exibindo sua escuta, atenção, compreensão, avaliação e inteligibilidade sobre o que estão fazendo.Language, cognition and culture are taken as relational phenomena decurrent from the interlacing of our phylogenetic and ontogenetic histories in a given environment. Language is observed as an operational congruence, a conveyance in the environment. The basic,cognitive act is observed as the distinction /configuration of consensual objects and domain, in behavioral dynamics. Culture is observed as historical patterns of communicative actions correlated with cognition and language. Language is understood as occurring in a dynamic stability, as an action situated in cultural practices, in an emergent and contingent mode in which life is structured. The social-cultural practice of speech-in-interaction occurs as intelligibility situated for the practical aims which emerge in the activity itself, when an argumentative, perspective and engaged dimension is assumed, a world is retaken,reorganized and socially configurated. An ethnography of the Tipis backcountry community is presented as a collective production of the order. The practices and social cultural relations and the infra-structure conditions of the community consist of local linguisticinteractiveactivities and their interactions with other communities. The contexts of these practices are not previous to the tasks neither are they autonomous to their implementation: they shape themselves in the interaction, while molding it reflexively. It is proposed a conversational analyses of the procedures observed in a meeting of the Associação dosMoradores dos Tipis, where discursive topics are arisen by the participants, showing their listening, attention, comprehension, evaluation and intelligibility concerning what is being done.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGConversaçãoTipisCognição e culturaLinguagemInteração socialSertanejo Usos e costumesAnálise da conversaçãoEtnologia CearáLinguagemCulturaCognição"Gente, por favor, fala um de cada vez.": etnografia, análise conversacional e inter-relações entre linguagem, cognição e cultura na comunidade dos Tipisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALeudenio_bezerra_tese_ufmg_2007.pdfapplication/pdf572103https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6ZWQ5W/1/eudenio_bezerra_tese_ufmg_2007.pdf6762045d269097e057709b9df2c7d33dMD51TEXTeudenio_bezerra_tese_ufmg_2007.pdf.txteudenio_bezerra_tese_ufmg_2007.pdf.txtExtracted texttext/plain576246https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6ZWQ5W/2/eudenio_bezerra_tese_ufmg_2007.pdf.txt5323c5c1322e8eb7d4b9cb24da4f1764MD521843/ALDR-6ZWQ5W2019-11-14 04:36:12.632oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6ZWQ5WRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:36:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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