Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Marcia Maria Cancado LimaMaria Angélica Furtado da CunhaMaria José Gnatta Dalcuche FoltranLucia Monteiro de Barros FulgencioMario Alberto PeriniLarissa Santos Ciriaco2019-08-12T15:53:22Z2019-08-12T15:53:22Z2011-04-08http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8H5UBSEsta tese toma como objeto de estudo as construções incoativa, medial e passiva do PB. As principais questões que direcionam esta pesquisa relacionam-se ao fato de que nem todos os verbos da língua podem instanciar essas construções. Sendo assim, perguntamos por que isso acontece e qual é o conhecimento que permite ao falante doPB utilizar essas construções da maneira como são utilizadas. Para responder a essas questões, adotamos a hipótese de que a incoativa, a medial e a passiva são construções do PB, dotadas de forma sintática e significado e, portanto, o fato de elas serem restritas a determinadas classes de verbos da língua se deve ao significado ao qual estãoassociadas. Segundo a teoria da Gramática de Construções (Goldberg, 1995, 2006), referencial teórico adotado nesta pesquisa, apenas verbos que apresentam um significado compatível com o de uma construção pode instanciá-la. Sendo assim, para responder às questões levantadas, é necessário explicitar o significado das construçõesincoativa, medial e passiva. Os objetivos principais desta pesquisa são, então, caracterizar as construções estudadas e propor uma representação para elas que dê conta de circunscrever as classes de verbos que podem instanciá-las. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma análise empírica de algumas classes de verbos doPB em relação às construções. Essa análise demandou a articulação da teoria da Gramática de Construções com a técnica de decomposição de predicados, utilizada como instrumento da determinação dos significados das classes de verbos. Observando as classes de verbos compatíveis com cada construção e os elementos de significadoque apresentam, foi possível generalizar e atribuir um significado a cada uma das construções, além de caracterizá-las no que se refere à forma sintática, à função semântico-pragmática a que servem, o modo como atendem a essa função, a relação existente entre o significado dos verbos que integram as construções com o significado das próprias construções; e de explicitar o mapeamento entre os polos sintático esemântico de cada construção. Em conclusão, esta pesquisa corrobora a hipótese de que as construções incoativa, medial e passiva são unidades independentes na língua, com significado próprio. Os resultados alcançados mostram que o conhecimentoresponsável por esses fatos da língua é de natureza semântica e permitem ainda explicitar as classes de verbos associadas a cada construção. A análise apresentada ainda explica do ponto de vista teórico, com a adoção da noção de construção, porque as construções estudadas se integram apenas com determinadas classes de verbos enão com outras.This dissertation aims to study the Brazilian Portuguese (BP) inchoative, middle and passive constructions. The main issue at hand refers to the fact that not all verbs can instantiate these constructions. Therefore, we raise the question of why it is so, and what kind of linguistic knowledge is at stake when we face these facts of language. To answer those questions, we adopt the hypothesis that the inchoative, middle andpassive patterns are constructions, independent units of language, being described as an association of form and meaning. If that hypothesis is correct, the meaning associated to those clausal patterns is responsible for the fact that only certain verbs are able to instantiate them. Adopting Construction Grammar (Goldberg, 1995, 2006) as a theoretical background, we assume that only semantic compatible verbs can instantiate the BP inchoative, middle and passive constructions. Hence, this research aims to characterize the constructions under study, and to provide a representation for their meaning. In order to circumscribe the verb classes associated to each of them, it was conducted a descriptive analysis where some verb classes were analyzed in relation tothe inchoative, middle and passive constructions. The Construction Grammar theory was articulated to the semantic decomposition of verbs, used as an instrument for determining the constructions` meanings. Through observation of the semantic compatible verb classes meaning, we were able to isolate the meanings of inchoative, middle and passive constructions, and therefore attribute a representation to each ofthem. In conclusion, this research brings positive evidence for the hyphothesis adopted, showing that inchoative, middle and passive are clausal patterns that can be described as constructions, and therefore explain the BP data.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua portuguesa SemânticaLingüísticaLíngua portuguesa VerbosLíngua portuguesa GramáticaLíngua portuguesa LexicologiaLíngua portuguesa Voz verbalconstruções incoativamedial e passivahipótese do contínuoconstruções linguísticasA hipótese do contínuo entre o léxico e a gramática e as construções incoativa, medial e passiva do PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1049d.pdfapplication/pdf980549https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-8H5UBS/1/1049d.pdfaabaa18610f59cde130c30e26bb4f4f5MD51TEXT1049d.pdf.txt1049d.pdf.txtExtracted texttext/plain442350https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-8H5UBS/2/1049d.pdf.txt935fa3c5de6feefaa476012737469bbfMD521843/DAJR-8H5UBS2019-11-14 18:28:07.551oai:repositorio.ufmg.br:1843/DAJR-8H5UBSRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:28:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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