spelling |
Ulrike Agathe SchroderGustavo Ximenes CunhaAlexandre CadilheFlavia Fidelis de Paula2019-08-12T05:58:38Z2019-08-12T05:58:38Z2018-02-08http://hdl.handle.net/1843/LETR-B2MQEUEm termos linguísticos, a noção de silêncio pode veicular diferentes representações, conceitos e significados, ser uma percepção ou produção individual ou coletiva. O silêncio pode ainda marcar os limites entre uma afirmação e uma dúvida, um pouco semelhante à função de marcadores de pontuação em linguagem escrita. Um conceito que se relaciona ao silêncio é pausa, que para alguns analistas pode indicar o planejamento da fala (BUTTERWORTH, 1975) ou a produção de sintaxe complexa (GOLMAN-EISLER, 1968; BERNSTEIN, 1973). As pausas também podem ser relacionadas a diferentes níveis de percepção, como privação de ruído de fundo ou percebidas pelo ouvinte como marcador de hesitações ou reparos (DUEZ, 1993, p. 23). Apesar da aparente distinção proposta por muitos teóricos (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974; TANNEN, 1985; DUEZ, 1985; NAKANE, 2007), este trabalho não discrimina os termos silêncio e pausa. Nesse sentido, o propósito deste trabalho é compreender o funcionamento dos silêncios que servem para estruturar a comunicação em suas funções discursivas, sociais, cognitivas e afetivas. Contudo, poucos estudos têm sido realizados para se analisar o silêncio na conversa eliciada. Observando essa lacuna, a presente dissertação tem como objetivo provar a aplicação das categorias discursiva, social, cognitiva e afetiva do silêncio a um corpus de conversa eliciada do português brasileiro, buscando compreender a relação entre o silêncio e a polidez linguística. A proposta para categorização das funções discursiva, social, cognitiva e afetiva e dos tipos de silêncio serem utilizados neste trabalho leva em conta as classificações apresentadas nos trabalhos de Sacks, Schegloff e Jefferson (1974), Saville-Troike (1985), Brown e Levinson (1987), Jaworski (1993, 2003), Kerbrat-Oreccioni (2006) e Marcuschi (2003, 2015).In linguistic terms, the notion of 'silence' can convey different representations, concepts and meanings, and be an individual or collective perception or production. Silence can also mark the boundaries between an affirmation and a doubt, somewhat similar to the function of punctuation markers in written language. A concept that is related to silence is 'pause', which for some analysts may indicate the planning of speech (BUTTERWORTH, 1975) or the production of a complex syntax (GOLMAN-EISLER, 1968; BERNSTEIN, 1973). The pauses can also be related to different levels of perception, as absence of background noise or perceived by the listener as a marker of hesitations or repairs (Duez 1993: 23). Despite the apparent distinction proposed by many theorists (Sacks et al., 1974; Tannen, 1985; Duez, 1985; Nakane, 2007), this work does not discriminate between the terms silence and pause. In this sense, the purpose of this project is the purpose of this work is to understand the functioning of the silences that serve to structure the communication in its discursive, social, cognitive and affective functions. Few studies have been carried out to analyze the silence in the elicited conversation. Observing this gap, this thesis intends to prove the application of the discursive, social, cognitive and affective categories of silence to a corpus of elicited conversation of Brazilian Portuguese, in order to understand the relationship between silence and linguistic politeness. The proposals for categorizing functions discursive, social, cognitive and affective and the types of silence used in this thesis take into account the classifications presented in the works of Sacks, Schegloff and Jefferson (1974), Saville-Troike (1985), Brown and Levinson (1987), Jaworski (1993, 2003), Kerbrat-Oreccioni (2006) and Marcuschi (2003, 2015).Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüísticaCortesia (Linguística)PragmáticaAtos de fala (Lingüística)SilêncioPausasAnálise da conversaPragmáticaFala eliciadaSilêncioTrabalho de faceContribuições do silêncio na conversa eliciada: um estudo à luz da análise da conversa e das teorias de polidezinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1878m.pdfapplication/pdf2305591https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B2MQEU/1/1878m.pdf1aebd664ef76f37538c8547369c2f844MD51TEXT1878m.pdf.txt1878m.pdf.txtExtracted texttext/plain290895https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B2MQEU/2/1878m.pdf.txt351e5ed6fc076bc1a0ee6d82193ed05cMD521843/LETR-B2MQEU2019-11-14 10:06:10.79oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B2MQEURepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:06:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|