Percepções e práticas de lazer dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eliane Leroy Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/61262
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi conhecer as práticas de lazer experimentadas pelos servidores técnico-administrativos, tanto dentro como fora da UFMG, e investigar a sua percepção em relação às ações e atividades de lazer propostas pela Universidade Federal de Minas Gerais, bem como sua efetiva participação. A metodologia adotada foi um estudo descritivo-quantitativo, precedido por pesquisa documental como fonte primária de dados, que revelou informações sobre os sujeitos e a instituição, ambos objetos de análise na pesquisa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário eletrônico a todos os servidores técnico-administrativos em educação com vínculo ativo e email cadastrados na instituição, lotados no Campus Pampulha e Campus Saúde, Faculdade de Direito e Escola de Arquitetura, bem como o Museu de História Natural e Jardim Botânico, como órgão suplementar externo e Conservatório, Centro Cultural e Espaço do Conhecimento, como parte da Diretoria de Ação Cultural. Os resultados indicaram que um número significativo de servidores afirma ter atividades de lazer em sua rotina, que incluem assistir a filmes e séries, ir ao cinema, fazer programas com familiares e amigos, assistir a shows, praticar atividades físicas e viajar. Aspectos inibidores para as práticas de lazer foram percebidos como falta de tempo, dinheiro e excesso de trabalho. Os entrevistados entendem o lazer principalmente como diversão, melhoria da qualidade de vida, tempo livre, descanso e quebra da rotina. Eles percebem que as práticas de lazer contribuem para a redução do estresse, melhoram a saúde física e mental, bem como a qualidade de vida e o bem-estar social. Aqueles que frequentam o Centro Esportivo Universitário geralmente o fazem para a prática de esportes, leitura e uso da piscina. Entretanto, o espaço é utilizado com mais frequência apenas em eventos programados. Isso se dá principalmente por problemas apontados em relação à infraestrutura do CEU, falta de tempo, distância de casa e rotina intensa, além do cansaço das atividades diárias. Em relação ao programa Qualidade de Vida no Trabalho (PRORH/UFMG), constatou-se que há um número reduzido de participantes ativos, muitos que já participaram no passado, mas não participam, e um número expressivo de pessoas que nunca participaram. Embora reconheçam que as atividades oferecidas pelo programa são consideradas lazer, dentre as principais limitações para a participação encontramos a falta de tempo, a dificuldade em conciliá-las com obrigações domésticas e familiares, os horários em que as atividades são oferecidas, os critérios de seleção e o número limitado de vagas. Assim, concluiu-se que, embora a universidade possua espaços e ações voltados para o esporte e lazer, as limitações apontadas acima têm impedido ou dificultado a participação efetiva dos servidores. Hoje essas ações estão aquém de seu propósito e se fossem repensadas poderiam se tornar mais efetivas. Se a universidade conseguir reconhecer o lazer como uma ferramenta capaz de aprimorar as relações de trabalho e se o servidor for capaz de perceber a existência de um tempo dedicado ao lazer oferecido por ela, as relações de trabalho podem mudar.
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spelling Ana Cláudia Porfirio Coutohttp://lattes.cnpq.br/3952574159539537Luciano Pereira da SilvaAládia Cristina Rodrigues Medinahttp://lattes.cnpq.br/3977728783075131Eliane Leroy Alves2023-11-22T19:18:20Z2023-11-22T19:18:20Z2023-09-29http://hdl.handle.net/1843/61262O objetivo desta pesquisa foi conhecer as práticas de lazer experimentadas pelos servidores técnico-administrativos, tanto dentro como fora da UFMG, e investigar a sua percepção em relação às ações e atividades de lazer propostas pela Universidade Federal de Minas Gerais, bem como sua efetiva participação. A metodologia adotada foi um estudo descritivo-quantitativo, precedido por pesquisa documental como fonte primária de dados, que revelou informações sobre os sujeitos e a instituição, ambos objetos de análise na pesquisa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário eletrônico a todos os servidores técnico-administrativos em educação com vínculo ativo e email cadastrados na instituição, lotados no Campus Pampulha e Campus Saúde, Faculdade de Direito e Escola de Arquitetura, bem como o Museu de História Natural e Jardim Botânico, como órgão suplementar externo e Conservatório, Centro Cultural e Espaço do Conhecimento, como parte da Diretoria de Ação Cultural. Os resultados indicaram que um número significativo de servidores afirma ter atividades de lazer em sua rotina, que incluem assistir a filmes e séries, ir ao cinema, fazer programas com familiares e amigos, assistir a shows, praticar atividades físicas e viajar. Aspectos inibidores para as práticas de lazer foram percebidos como falta de tempo, dinheiro e excesso de trabalho. Os entrevistados entendem o lazer principalmente como diversão, melhoria da qualidade de vida, tempo livre, descanso e quebra da rotina. Eles percebem que as práticas de lazer contribuem para a redução do estresse, melhoram a saúde física e mental, bem como a qualidade de vida e o bem-estar social. Aqueles que frequentam o Centro Esportivo Universitário geralmente o fazem para a prática de esportes, leitura e uso da piscina. Entretanto, o espaço é utilizado com mais frequência apenas em eventos programados. Isso se dá principalmente por problemas apontados em relação à infraestrutura do CEU, falta de tempo, distância de casa e rotina intensa, além do cansaço das atividades diárias. Em relação ao programa Qualidade de Vida no Trabalho (PRORH/UFMG), constatou-se que há um número reduzido de participantes ativos, muitos que já participaram no passado, mas não participam, e um número expressivo de pessoas que nunca participaram. Embora reconheçam que as atividades oferecidas pelo programa são consideradas lazer, dentre as principais limitações para a participação encontramos a falta de tempo, a dificuldade em conciliá-las com obrigações domésticas e familiares, os horários em que as atividades são oferecidas, os critérios de seleção e o número limitado de vagas. Assim, concluiu-se que, embora a universidade possua espaços e ações voltados para o esporte e lazer, as limitações apontadas acima têm impedido ou dificultado a participação efetiva dos servidores. Hoje essas ações estão aquém de seu propósito e se fossem repensadas poderiam se tornar mais efetivas. Se a universidade conseguir reconhecer o lazer como uma ferramenta capaz de aprimorar as relações de trabalho e se o servidor for capaz de perceber a existência de um tempo dedicado ao lazer oferecido por ela, as relações de trabalho podem mudar.The objective of this research was to understand the leisure practices experienced by the technical-administrative staff, both within and outside UFMG, and to investigate their perception regarding the leisure actions and activities proposed by the Federal University of Minas Gerais, as well as their actual participation. The adopted methodology was a descriptive-quantitative study, preceded by documentary research as the primary source of data, which revealed information about the subjects and the institution, both of which were objects of analysis in the research. Data were collected through the administration of an electronic questionnaire to all active technical-administrative staff members at the Pampulha Campus and Health Campus, Faculty of Law and School of Architecture , who had a registered email address with the institution. The results indicated that a significant number of staff members reported having leisure activities in their routines, including watching movies and series, going to the cinema, spending time with family and friends, attending concerts, engaging in physical activities, and traveling. Inhibiting factors for leisure practices were perceived as a lack of time, money, and excessive workload. The respondents primarily perceive leisure as entertainment, improving the quality of life, free time, relaxation, and a break from their routine. They believe that leisure practices contribute to stress reduction, improved physical and mental health, as well as overall quality of life and social well-being. Those who visit the University Sports Center typically do so for sports, reading, and using the pool. However, the space is used more frequently only during scheduled events. This is mainly due to issues related to the infrastructure of the Sports Center, lack of time, distance from home, busy daily schedules, and fatigue from daily activities. Regarding the Quality of Life at Work Program (PRORH/UFMG), it was found that there is a reduced number of active participants, many who have participated in the past but do not currently, and a significant number of people who have never participated. Although they recognize that the activities offered by the program are considered leisure, among the main limitations for participation are a lack of time, difficulty in balancing them with domestic and family obligations, the timing of the activities, selection criteria, and limited available slots. Therefore, it was concluded that, although the university has spaces and initiatives related to sports and leisure, the limitations mentioned above have hindered or made it difficult for staff members to participate effectively. Currently, these actions fall short of their intended purpose, and if reevaluated, they could become more effective. If the university can recognize leisure as a tool capable of improving work relationships and if staff members can perceive the existence of dedicated leisure time offered by the university, work relationships could change.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos do LazerUFMGBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessServidores públicosQualidade de vida no trabalhoLazerServidores técnico-administrativosLazerQualidade de vida no trabalhoPercepções e práticas de lazer dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALEliane Leroy Alves - Dissertação de Mestrado.pdfEliane Leroy Alves - Dissertação de Mestrado.pdfapplication/pdf3422130https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61262/1/Eliane%20Leroy%20Alves%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado.pdf4e93d032e9cf3c035959b7155d8db202MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61262/2/license_rdff9944a358a0c32770bd9bed185bb5395MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61262/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/612622023-11-22 16:18:21.623oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-11-22T19:18:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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