O CAPS e as ações educativas voltadas para as famílias no cuidado do paciente em sofrimento mental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L5QJ3 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão integrativa sobre as ações educativas que podem ser realizadas pela equipe do CAPS junto às famílias no cuidado do paciente portador de transtorno mental, mediante modificação nas relações familiares decorrente da transformação da assistência prestada a esses pacientes com a criação dos modelos substitutivos. Foi realizada uma revisão integrativa nas bases de dados LILACS e SCIELO, empregando como descritores, loucura, desinstitucionalização, reforma psiquiátrica, centro de atençãopsicossocial. A partir da análise dos artigos selecionados surgiram as seguintes categorias: uma discussão a respeito da loucura; reforma psiquiátrica e luta antimanicomial; o movimento de desospitalização em saúde mental; novos dispositivos em saúde mental e a implantação dos CAPS e; as ações educativas para os familiares do CAPS realizadas pela equipe, para serem analisados a luz da literatura. Pode-se concluir que a família passa a fazer parte do tratamento do paciente no CAPS. A família ao ser acolhida pela equipe do serviço, passa a conhecer um pouco mais sobre a doença mental, sobre as perspectivas de tratamento, sobre o manejo diário com o familiar em tratamento. Assim, a equipe do CAPS tem essa tarefa de inserir a família no tratamento, promover esse estreitamento das relações. Concluiu-se que as ações educativas para os familiares dos pacientes atendidos pelo CAPS se constituem enquanto pilares para a manutenção do paciente em tratamento, pois os usuários passam a se sentir respeitados, integrados à vida em família e em sociedade. |
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Solange Cervinho Bicalho GodoyWalter Batista CicariniCrislaine Luiza Araujo2019-08-14T07:40:19Z2019-08-14T07:40:19Z2014-02-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L5QJ3O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão integrativa sobre as ações educativas que podem ser realizadas pela equipe do CAPS junto às famílias no cuidado do paciente portador de transtorno mental, mediante modificação nas relações familiares decorrente da transformação da assistência prestada a esses pacientes com a criação dos modelos substitutivos. Foi realizada uma revisão integrativa nas bases de dados LILACS e SCIELO, empregando como descritores, loucura, desinstitucionalização, reforma psiquiátrica, centro de atençãopsicossocial. A partir da análise dos artigos selecionados surgiram as seguintes categorias: uma discussão a respeito da loucura; reforma psiquiátrica e luta antimanicomial; o movimento de desospitalização em saúde mental; novos dispositivos em saúde mental e a implantação dos CAPS e; as ações educativas para os familiares do CAPS realizadas pela equipe, para serem analisados a luz da literatura. Pode-se concluir que a família passa a fazer parte do tratamento do paciente no CAPS. A família ao ser acolhida pela equipe do serviço, passa a conhecer um pouco mais sobre a doença mental, sobre as perspectivas de tratamento, sobre o manejo diário com o familiar em tratamento. Assim, a equipe do CAPS tem essa tarefa de inserir a família no tratamento, promover esse estreitamento das relações. Concluiu-se que as ações educativas para os familiares dos pacientes atendidos pelo CAPS se constituem enquanto pilares para a manutenção do paciente em tratamento, pois os usuários passam a se sentir respeitados, integrados à vida em família e em sociedade.This study aims to perform an integrative review of educational activities that can be performed by the CAPS staff with families in the care of patients with mental disorders by modification in family relationships arising from the transformation of health care provided to these patients with creation of substitutive models. An integrative review was conducted in the databases LILACS and SCIELO, using as descriptors, madness, institutionalization, psychiatric reform, psychosocial care center. From the analysis of the selected articles appeared the following categories:a discussion of madness; psychiatric reform and anti-asylum, thedeinstitutionalization movement in mental health, mental health new devices and deployment of the CAPS and; educational activities for family members of CAPS made by the team, to be analyzed by the literature. It can be concluded that the family becomes part of the patient's treatment in CAPS. The family to be accepted by the service staff, get to know a little more about mental illness , about the prospects of treatment on the daily handling with the family in treatment. Thus, the CAPS team has the task of involving the family in treatment, promote that closer relations. It wasconcluded that education for family members of patients seen at CAPS are as pillars for maintaining the patient in treatment, as users begin to feel respected, integrated with family life and society.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalLoucuraReforma psiquiátricaCentro deDesinstitucionalizaçãoatenção psicossocialO CAPS e as ações educativas voltadas para as famílias no cuidado do paciente em sofrimento mentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_crislaine__abr_2014.pdfapplication/pdf295969https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L5QJ3/1/tcc_crislaine__abr_2014.pdf8e187afd798751b58795ec17bbb1d5f5MD51TEXTtcc_crislaine__abr_2014.pdf.txttcc_crislaine__abr_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain117723https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L5QJ3/2/tcc_crislaine__abr_2014.pdf.txt2a8e38b159621c66cef3f3a8960dd3e6MD521843/BUOS-9L5QJ32019-11-14 14:38:56.57oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9L5QJ3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:38:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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