O CAPS e as ações educativas voltadas para as famílias no cuidado do paciente em sofrimento mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crislaine Luiza Araujo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L5QJ3
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão integrativa sobre as ações educativas que podem ser realizadas pela equipe do CAPS junto às famílias no cuidado do paciente portador de transtorno mental, mediante modificação nas relações familiares decorrente da transformação da assistência prestada a esses pacientes com a criação dos modelos substitutivos. Foi realizada uma revisão integrativa nas bases de dados LILACS e SCIELO, empregando como descritores, loucura, desinstitucionalização, reforma psiquiátrica, centro de atençãopsicossocial. A partir da análise dos artigos selecionados surgiram as seguintes categorias: uma discussão a respeito da loucura; reforma psiquiátrica e luta antimanicomial; o movimento de desospitalização em saúde mental; novos dispositivos em saúde mental e a implantação dos CAPS e; as ações educativas para os familiares do CAPS realizadas pela equipe, para serem analisados a luz da literatura. Pode-se concluir que a família passa a fazer parte do tratamento do paciente no CAPS. A família ao ser acolhida pela equipe do serviço, passa a conhecer um pouco mais sobre a doença mental, sobre as perspectivas de tratamento, sobre o manejo diário com o familiar em tratamento. Assim, a equipe do CAPS tem essa tarefa de inserir a família no tratamento, promover esse estreitamento das relações. Concluiu-se que as ações educativas para os familiares dos pacientes atendidos pelo CAPS se constituem enquanto pilares para a manutenção do paciente em tratamento, pois os usuários passam a se sentir respeitados, integrados à vida em família e em sociedade.
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